Navegando por Autor "Frangeto, Natália"
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TCC A educação financeira no ensino fundamental: uma análise comparada em duas escolas em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12) Frangeto, Natália; Mól, Anderson Luiz Rezende; Araújo Filho, Gabriel Martins de; Araújo, Matilde Medeiros deA educação financeira deve criar base para que na vida adulta os jovens possam ter uma conexão saudável, equilibrada e responsável em relação ao dinheiro. Por isso, este trabalho vem para investigar se o comportamento frente às decisões financeiras de alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, melhoram quando a escola oferece educação financeira como integrante do componente curricular. O trabalho justifica-se por ter influência na melhoria de uma lacuna relevante nas pesquisas empíricas sobre finanças e educação no Brasil, visto que boa parte dos estudos encontrados são realizados com alunos maiores de 18 anos de idade. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um instrumento que tem como base um estudo feito pelo Conselho de Pesquisa Educacional da Nova Zelândia (2014) com 131 alunos de duas escolas distintas, uma que dispõe de educação financeira como componente curricular (escola 1) e outra que não (escola 2). Foi levantado que a maioria dos alunos poupam dinheiro regularmente e às vezes, tanto da escola 1 como da escola 2 e que esse dinheiro fica guardado com os próprios estudantes em um cofrinho, por exemplo. Além disso, foi identificado que alunos das duas escolas deviam algum dinheiro no passado, mas que no momento da pesquisa a maioria já não devia mais. Ademais, as duas maiores fontes de educação financeira expostas pelos alunos foram os pais ou cuidadores e a escola. A análise estatística mostrou que não há diferença nas respostas dos alunos da escola 1 e da escola 2, entretanto os resultados apontaram ser imprescindível a adoção da educação financeira para atender os anseios dos jovens, apesar de uma leitura mais fria dos números obtidos poder indicar que o ensino de educação financeira nas escolas não teria resultado satisfatório. Assim é possível concluir que através do ensino de finanças nas escolas, os jovens serão capazes de tornarem-se adultos com mais competências para gerir suas finanças pessoais e até empresas, possibilitando assim o crescimento econômico, geração de emprego e renda.