Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Frazão, Luciana de Sousa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Caracterização batimétrica e fisicooceanográfica do canal de acesso ao porto de Cabedelo/PB: uma análise ambiental ao derrame de óleo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-30) Frazão, Luciana de Sousa; Amaro, Venerando Eustáquio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783253A6; ; http://lattes.cnpq.br/4851373304017536; Vieira, Marcela Marques; ; http://lattes.cnpq.br/0930845549110627; Scudelari, Ada Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6556306307432176
    O Estado da Paraíba é um dos estados mais dinâmicos do Brasil, estrategicamente localizado na região nordeste, se destaca pelo excelente potencial para integração dos diversos modais de transporte formado com os Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas e por abrigar o Porto de Cabedelo. A dinâmica que ocorre com a atividade portuária provoca mudanças no espaço onde ele é instalado. E os elementos que compõem esse espaço passam então a sofrer sempre mais influências diretas ou indiretas à medida que o fluxo no porto é ampliado. Logo, essa região tornou-se passível ao derramamento acidental de óleo, por apresentar um intenso tráfego de navios de diversos portes que podem encalhar ou colidir ocasionando eventos acidentais com óleo. O estudo das composições geomorfológicas e sedimentológicas do fundo oceânico tornam-se importantes à medida que se conhece mais a respeito de relações entre estes parâmetros e a fauna associada, sendo possível identificar seus habitats preferenciais. O banco de dados de fundo, acusticamente coletados ao longo da área do estudo proposto, constitui um grande acervo de informações, que foram devidamente analisadas, catalogadas e disponibilizadas. Tais informações podem servir como uma importante ferramenta, proporcionando um levantamento geomorfológico da área estudada, e vir a subsidiar, de forma ágil, futuras tomadas de decisão. Tendo como área de estudo Porto de Cabedelo, Paraíba - Brasil, esta pesquisa objetivou avaliar a influência das correntes de marés superficiais e de fundo na modelagem do leito marinho, incluindo a aquisição de informações sobre a localização de corpos rochosos submersos e a profundidade desses corpos que podem vir a se tornar armadilhas naturais para o aprisionamento de óleo em casos de vazamentos, além de obter a relação entre tipos de leito e as condições hidrodinâmicas atuais na região. Nesse contexto, para este trabalho, foram coletados dados batimétricos (profundidade) e físico-oceanográficos (altura de coluna d água, temperatura da água, intensidade e direção das correntes, ondas e turbidez), meteorológicos (precipitação pluviométrica, temperatura do ar, umidade do ar, ventos e pressão barométrica) do canal de acesso ao Porto de Cabedelo/PB e sua bacia de evolução (local onde os navios atracam), incluindo ainda ferramentas do Sensoriamento Remoto (imagens Landsat 7 ETM+, 2001), para que as imagens e os resultados obtidos sejam integrados em Sistemas de Informação Geográfica e utilizados na elaboração de medidas que visem à proteção ambiental de áreas sob influência de instalações desse porte, servindo como subsídio para elaboração de um plano de contingência em casos de derrames de óleo na região. Como principais resultados destacam-se as técnicas de aquisição de dados hidroacústicos utilizando em conjunto levantamentos batimétricos de alta e baixa frequência. A partir disso, foram elaboradas cinco cartas batimétricas no padrão da Diretoria de Hidrografia e Navegação - DHN, apresentando a profundidade em metros, na escala de 1:2.500 (Bacia de Evolução e Canal de Acesso ao Porto de Cabedelo), onde observa-se em grande extensão possíveis arenitos praiais que dificultam a movimentação das embarcações na área do porto, podendo provocar colisões, encalhe e vazamentos de óleo. A partir do digrama de dispersão dos vetores de correntes, pode-se observar como a corrente de maré sofre uma canalização e com sentido bidirecional provocado pelo efeito da maré (vazante e enchente) na bacia de evolução do Porto de Cabedelo, no sentido NW-SE e que a maior velocidade das correntes ocorre na baixa-mar. A caracterização meteorológica referente ao período de 28/02 a 04/07/2010 apresentou valores dentro das médias esperadas para a região de estudo. A integração de produtos multidados (mapas digitais e imagens de sensores remotos), mostrou-se eficiente para a caracterização geomorfológica submersa da área estudada, alcançando o intuito de discriminar e realçar estruturas submersas, antes não perceptíveis nas imagens
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM