Navegando por Autor "Freire, Abkeila Santana"
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TCC Ausência do coordenador pedagógico na escola: reflexões sobre os desafios de uma escola pública de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12) Freire, Abkeila Santana; Sampaio, Marisa Narcizo; Sampaio, Marisa Narcizo; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues De; Reis, Monica Karina SantosEste relatório reflexivo desenvolvido com a finalidade de trazer a reflexão á respeito das múltiplas funções da equipe gestora e do papel da coordenação pedagógica, é resultado da minha experiência no componente curricular de estágio supervisionado em Gestão e Coordenação escolar, realizado na Escola Municipal Irmã Arcângela que está localizada no bairro Igapó, na cidade de Natal/RN. O período do estágio se deu entre maio a julho do ano de 2022 e foi realizado apenas com a Gestão da escola supracitada, pois a instituição mesmo funcionando em três turnos (matutino, vespertino e noturno) contava apenas com uma coordenadora pedagógica no turno matutino, ficando assim os demais turnos desassistidos de coordenação escolar. Durante a experiência de estágio, pude observar que as gestoras exerciam dupla função de gestão-coordenação no turno vespertino e tentavam também inserir ao menos duas vezes na semana o noturno que atende à modalidade Educação de Jovens e Adultos, mas devido à exaustão, muitas vezes não davam o atendimento necessário que o turno noturno exigia. Enquanto estagiária da gestão escolar dessa instituição, atuei seguindo as etapas elaboradas no plano de estágio sendo elas a observação participativa, elaboração de um projeto de colaboração para a instituição, implementação do projeto e avaliação. Ao longo destas etapas e à luz de referenciais teóricos como Corrêa e Gesser (2012), Farina (2016) e Nascimento (2013) pude refletir sobre a importância da figura do coordenador pedagógico e o papel que ele exerce enquanto peça fundamental em uma instituição de ensino e principal articulador de processos pedagógicos e apoio para a gestão escolar. Dado esse embasamento teórico e a observação participativa, consegui desenvolver um projeto de colaboração que teve por objetivo geral construir em tempo hábil a pauta para o 2º planejamento pedagógico coletivo do turno noturno, que atende a modalidade de ensino de jovens e adultos da escola campo do estágio. Ao longo do relato, desenvolvo uma reflexão a respeito de que o papel do coordenador na escola supracitada vai além de sua função registrada em documentos oficiais disponibilizados pela secretaria municipal de educação da cidade de Natal e que, para garantir a educação de qualidade, os sujeitos que integram o chão da escola precisam estar em seus postos de modo a atender as necessidades educacionais da instituição e as demandas devidamente distribuídas de forma que não acarretem nessa sobrecarga, dificultando que o fluxo de processos escolares siga um bom rumo. Defendo a importância da relação Professor-Gestor, compreendendo que se faz necessário construir uma relação de convívio além das portas das salas de aula e Direção, necessitando a criação de métodos que alcancem melhorias na comunicação entre esses atores da comunidade escolar.