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Navegando por Autor "Freire, Ana Luíza Silva"

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    Dissertação
    Junkspace: palavra, imagem e experiência na cidade contemporânea
    (2018-07-30) Freire, Ana Luíza Silva; Dantas, George Alexandre Ferreira; Nascimento, José Clewton do; ; ; ; Silva, Adriana Mattos de Caúla e; ; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da;
    O ensaio Junkspace (2001), de autoria de Rem Koolhaas, traz à mente de quem o lê uma paisagem contemporânea genérica, preenchida de mensagens subliminares e ideológicas, diluídas em uma amálgama caótica a qual é ordenada aparentemente através da ubiquidade da globalização. O texto, circular em sua estrutura, procura descrever através de operações alegóricas de retórica os espaços que, em suas formas, expressam o processo de modernização contemporâneo. É com base nessas constatações que torna-se possível utilizar Junkspace como uma lente de leitura e compreensão do fenômeno urbano, através da qual pode-se vislumbrar as lógicas da atualidade inscritas na formas espaciais de nossas cidades. Tem-se, portanto, o objeto de estudo desta dissertação: Junkspace como conceito e linguagem e a compreensão do fenômeno urbano, suas questões e lógicas, atualmente. Em consequência, parte-se do uso do ensaio supracitado como fonte primária de pesquisa, configurando um caráter teórico-metodológico para este trabalho: por um lado, procuramos indagar as possibilidades de questionar, sob a luz de um debate cultural urbano, a cidade contemporânea através de chaves de leitura encontradas em Junkspace e, por outro, de ancorar, a partir da discussão engendrada pelo ensaio e de sua relação com os marcos teóricos selecionados para a construção do debate, uma visão que identifique e problematize a produção espacial Junk. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é compreender Junkspace sob o prisma de uma discussão teórica e prática acerca das cidades contemporâneas, com vistas a contribuir ao debate acadêmico sobre a lógica espacial vigente ao apagar das luzes do século XX e nas primeiras duas décadas do século XXI. Para alcançar esse objetivo, foi construída uma crítica que elucida conflitos e paralelos existentes no fenômeno urbano contemporâneo a partir de Junkspace, fundamentada em autores como Walter Benjamin, Fredric Jameson, Hal Foster, Susan Buck-Morss, Gilles Lipovetsky e Vladimir Safatle, entre outros. Além disso, foram realizadas explorações de método de apreensão de Junkspace no meio urbano, pela elaboração de oficinas e por um exercício de percepção sobre dimensão factual das cidades contemporâneas. Ao final, este trabalho pretende contribuir ao campo teórico da arquitetura e do urbanismo, bem como oferecer outras maneiras de discussão e apreensão da questão urbana atual.
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    TCC
    Sob o concreto, as dunas ou como o junkspace invadiu a cidade (Natal do séc. XXI)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-15) Freire, Ana Luíza Silva; Dantas, George Alexandre Ferreira; Oliveira, Giovana Paiva de; Galindo, Vinícius
    O trabalho em questão constitui-se de uma análise crítica, apoiada em articulações entre texto e imagens reais e fotomontagens, de transformações espaciais ocorridas em Natal a partir do século XXI. O caráter ensaístico do trabalho procura elucidar reflexões sobre a ordem urbana estabelecida, e fundamenta-se conceitualmente no texto Junkspace, de autoria do arquiteto holândes Rem Koolhaas. Metodologicamente, realizou-se um diagnóstico não sistematizado das regiões Sul e Leste da cidade, de maneira a relacionar a produção espacial contemporânea encontrada nas áreas ao conceito que alicerça este trabalho. Construiu-se, também, uma argumentação a partir da revisão bibliográfica necessária à compreensão do tema central. O debate estabelecido gerou uma leitura da cidade que relaciona a expressão da arquitetura aqui encontrada com mecanismos de perpetuação de uma sociedade de consumidores. A partir de diversos desdobramentos das reflexões suscitadas pela aplicação do Junkspace à realidade urbana Natalense, estabeleceu-se uma crítica à questões sociais atuais. Ademais, utilizando a técnica da fotomontagem, desenhou-se cenários fictícios que procuram fortalecer conceitos debatidos ao longo do trabalho, suscitando outras reflexões sobre a cidade atual, os futuros possíveis, e a atuação dos planejadores e produtores espaciais urbanos
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