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Navegando por Autor "Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre"

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    TCC
    A articulação entre os níveis de atenção no âmbito do sistema único de saúde pela garantia da continuidade do cuidado: um estudo sobre o Projeto Alta Compartilhada no Hospital Dr. José Pedro Bezerra
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Janierika Teixeira da; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Costa, Maria Dalva Horácio da; Souza, Virginia Maria Peixoto de
    O Presente Trabalho de Conclusão de Curso dedica-se ao estudo acerca da assistência à saúde ofertada pela atenção básica às mães, bebês e famílias atendidas pelo Projeto Alta Compartilhada após a alta hospitalar no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (HJPB), implementado com a finalidade de integrar o cuidado hospitalar com o cuidado da atenção básica destinado aos bebês prematuros e/ou considerados de risco no contexto do referido Hospital. Nesse estudo, traçou-se como objetivo geral analisar a efetividade da assistência à saúde destinada as mães, bebês e famílias atendidas pelo projeto. E, como objetivos específicos: Identificar e caracterizar as políticas públicas de proteção à saúde infantil e materna no Brasil; Construir um perfil sócio-econômico para conhecer a realidade das famílias atendidas pelo Projeto Alta Compartilhada; Realizar um levantamento acerca das unidades de atenção básica que destinam atendimento a mães, bebês e famílias na zona norte de Natal/RN; Identificar os principais desafios para a articulação entre o HJPB e as unidades básicas de saúde. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a revisão bibliográfica, pesquisa documental, aproveitando os resultados de entrevista semi-estruturada com os sujeitos da pesquisa durante a experiência de estágio. Quanto aos resultados podemos destacar a grande dificuldade para a articulação entre os níveis de atenção a saúde, principalmente no que tange a referência e contra-referência a partir dos encaminhamentos das crianças, e suas famílias para a atenção básica de saúde quanto em relação à criação do vínculo com as famílias. A não materialização do fluxo de atendimento principalmente por falhas na atenção primária, a porta de entrada para os demais níveis, reflete diretamente na obtenção do resultado final do projeto que é garantir a continuidade do cuidado.
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    TCC
    A atuação dos profissionais em serviço social junto a adolescentes em cumprimento das medidas socioeducativas de semiliberdade e de internação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Malheiro, Brunna Mesika; Oliveira, Rosângela Alves de; Madureira, Antoinette de Brito; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre
    O presente trabalho tem como objetivo geral analisar se a ação do assistente social na execução das Medidas Socioeducativas de Semiliberdade e de Internamento contribui na defesa da garantia de direitos dos sujeitos a que se destinam. Buscando contribuir também com a discussão acerca do trabalho profissional da categoria nesse âmbito. Considerando as configurações atuais da sociedade e as prerrogativas do ECA e do SINASE, o assistente social encontra-se inserido em diversos campos de atuação, sendo a execução de medidas socioeducativas um de seus novos espaços interventivos. Nesse texto, o objeto analisado será a intervenção dos profissionais de Serviço Social no estado do RN que atuam diretamente com adolescentes em cumprimento das medidas em questão. Dessa forma, o texto vai abordar e discutir algumas informações sobre esta realidade. A busca em compreender como se efetiva o fazer profissional do assistente social na socioeducação, desvinculando-se da visão meramente simplista e fatalista do senso comum, atentando-se para a atuação profissional direcionada para defesa da garantia de direitos, levou a escolha do tema. Evidenciar que a profissão vem contribuindo na viabilização de direitos dos sujeitos atendidos pelas medidas sinaliza-se a relevância desse estudo. Assim conclui-se, dentre outras considerações, que a humanização no atendimento a adolescentes pode colaborar para a diminuição de reincidência dos mesmos à medida, além de contribuir para que eles compreendam que os referenciais institucionais podem garantir a cidadania e o seu desenvolvimento pleno. Os procedimentos metodológicos utilizados nesse trabalho convergem de revisões literárias e documentais acerca da temática abordada.
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    TCC
    A política nacional de humanização da saúde e sua materialização no âmbito público: uma análise a partir da realidade do complexo hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Santos, Andreza Miguel dos; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Oliveira, Tibério Lima; Bezerra, Maureen de Oliveira Azevedo
    O presente trabalho de conclusão de curso aborda a temática da Política Nacional de Humanização da Saúde, bem como sua materialização no âmbito público, visto que esta se constitui como uma política pública do SUS. A análise foi feita a partir da realidade do Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel e teve como objetivos: identificar os limites e possibilidades na materialização da PNH no referido hospital; refletir acerca dos rebatimentos para a classe trabalhadora, bem como analisar os desafios e as contribuições dos profissionais de serviço social inseridos nessa lógica institucional, no que se refere à materialização da Política de Saúde enquanto efetivação dos direitos. Enquanto procedimento metodológico foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. Utilizamos legislações e resoluções produzidas pelo Ministério da Saúde, bem como pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa de dados. Ao final, conclui-se que, apesar das instâncias repontáveis se proporem a elaborar documentos e normativas que orientam a execução dos programas e políticas de saúde, assim como previa o texto Constitucional de 1988, é preciso ainda mobilização, participação e fiscalização dos diferentes sujeitos incluídos no processo de produzir saúde, pois com as inúmeras reformas de ajuste neoliberal em curso, será cada vez mais difícil efetivar as políticas sociais, sobretudo a Política do SUS.
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    TCC
    A precarização do trabalho dos assistentes sociais no âmbito da saúde pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, Maria Miclécia da; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Freire, Anna Luisa Lopes Liberato; Negreiros, Taíse Cristina Gomes Clementino de; Dias, Lenilze Cristina da Silva
    Esta monografia apresenta uma discussão sobre a precarização do trabalho do assistente social na saúde. Tal pesquisa é fruto de inquietações apreendidas no decorrer do curso de serviço social, na vivência do estágio obrigatório realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), no ano de 2013, bem como da vivência na área hospitalar, atuando como técnica em enfermagem. O objetivo geral foi analisar o processo de precarização do trabalho do assistente social no âmbito da saúde, tendo como objetivos específicos problematizar a política de saúde no contexto político contemporâneo, e identificar como se apresenta a precarização do trabalho do assistente social especificamente na clinica médica Dr. Leônidas Ferreira. A pesquisa é de natureza/abordagem qualitativa, e, no que se refere ao procedimento metodológico, realizamos pesquisa bibliográfica e uma entrevista com a assistente social da clínica médica supracitada. As categorias de análises do nosso trabalho foram: Saúde, Precarização do trabalho do assistente social, Serviço social e saúde, Neoliberalismo, Política social. Como resultados, podemos destacar que o momento de desregulamentação das legislações tem implicações diretas no trabalho do assistente social e na forma como ele realiza o atendimento em âmbito hospitalar, sendo necessário a essa categoria profissional construir estratégias coletivas de resistência ao modelo de saúde imposto pelo capital na contemporaneidade.
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    TCC
    Acesso e permanência à educação superior por estudantes de origem popular: entre perspectivas e contradições
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Peixoto, Delle Jordana Azevedo; Souza, Ilka de Lima; Souza, Ilka de Lima; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Lima, Jane Soares Saturnino de
    O trabalho discute o acesso e permanência dos estudantes de origem popular na educação superior. Foi elencado como objetivo geral para a construção da pesquisa: investigar a efetividade do acesso e da permanência de estudantes de origem popular na Educação Superior no Brasil; e como objetivos específicos: contextualizar a política pública de educação no Brasil para compreender sua efetividade enquanto direito social acessível a todos; apreender aspectos caracterizadores do processo de expansão da Educação Superior no Brasil e suas implicações quanto à ampliação do acesso de estudantes, e identificar as possibilidades, limites e desafios vivenciados por estudantes de origem popular e como vem se efetivando o acesso e a permanência na Educação Superior. Enquanto procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica como fonte de consulta trabalhos científicos disponibilizados na internet. Foi possível identificar a autodeterminação e mobilização como possibilidades que permeiam a vida dos estudantes de origem popular a buscar à educação superior, e o desafios, identifica-se a relação entre conciliar trabalho e estudo para concluir a formação. Essas possibilidades e desafios são pertinentes, considerando o ajuste do Estado ao ideário neoliberal que põe em risco a efetividade dos direitos sociais.
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    TCC
    Acolhimento Institucional: análise dos entraves da Rede Socioassistencial para atendimento as demandas dos jovens egressos do serviço
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-26) Andrade, Mayara Nazaré Maciel Bezerra de; Calixto, Mônica Maria; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Barbosa, Elizama Evangelista
    O presente estudo tem como objeto de pesquisa a desproteção dos jovens egressos do acolhimento institucional por decorrência da maioridade civil diante dos entraves da Rede Socioassistencial para assistir as demandas que apresentam, bem como a ausência de políticas públicas no Rio Grande do Norte para esse público. Compreende-se como importante entender as dificuldades enfrentadas pelos jovens egressos na saída do serviço de acolhimento sem apoio familiar e sem assistência pública. Além disso, são abordadas as limitações identificadas na Rede Socioassistencial que impactam o público ao qual se destina, incluindo os sujeitos da pesquisa. Desse modo, foi delimitado como enfoque central analisar a atuação da Rede Socioassistencial com relação as alternativas de suporte ao jovem egresso do serviço de acolhimento institucional ao completar dezoito anos. Para fins do estudo foi realizada uma pesquisa de caráter documental e bibliográfico, a partir de leituras de prontuários de jovens egressos do serviço de acolhimento como forma de identificar os encaminhamentos direcionados para os casos, e, de autores que possuem discussão sobre a temática posta. Dos resultados obtidos, é possível inferir que os jovens egressos do acolhimento institucional após os 18 (dezoito) anos enfrentam dificuldades para subsistência pela ausência de meios para prover as condições objetivas e a Rede Socioassistencial não dispõe de serviços que os alcancem, assim como o Estado não implementa políticas de públicas de atenção as demandas do público-alvo desse estudo, além de que a precarização dos órgãos executores dos serviços socioassistenciais, como CRAS e CREAS, interfere o atendimento as demandas dos usuários destes, incluindo os egressos do acolhimento institucional.
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    TCC
    As determinações sociais que incidem no acolhimento institucional de crianças e adolescentes: uma análise a partir das concepções dos profissionais do Poder Judiciário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Hilaria, Suzan Laleska Souza Bezerra; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Silva, Eliana Andrade da; Honório , Ana Carolina da Costa
    A presente pesquisa pretendeu analisar as determinações sociais que incidem no acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. O estudo teve como objetivo geral identificar as determinações sociais que incidem no acolhimento institucional de crianças e adolescentes a partir das concepções de profissionais do Poder Judiciário. Os objetivos específicos foram identificar como ocorre o processo de destituição do poder familiar e a inserção de crianças e adolescentes em acolhimento institucional e, conhecer a forma de acesso e acompanhamento das famílias pelo Poder Judiciário. A pesquisa teve abordagem qualitativa de natureza exploratória. Entre os procedimento metodológicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica e para obtenção de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com questionário de perguntas abertas aos profissionais do Poder Judiciário da Comarca de Parnamirim/RN, fazendo parte os profissionais da Vara da Infância e Juventude, da Defensoria Pública do Estado e do Ministério Público, escolhidos intencionalmente por atuarem diretamente com os processos de destituição do poder familiar e com o acolhimento institucional de crianças e adolescentes. Após a análise dos dados, concluiu-se que questões como violência e violação de direitos, trabalho infantil, negligência, exploração sexual e situação de rua são de fato determinantes sociais que incidem no acolhimento institucional, porém devemos analisar outros aspectos, como por exemplo, a não participação das famílias nos serviços da proteção social e a omissão do Estado quanto a garantir direitos sociais. Percebeu-se também que no município de Parnamirim/RN, de acordo com as concepções de alguns profissionais, vem ocorrendo acolhimentos institucionais fundamentados apenas na questão econômica das famílias. Sendo assim, nesses casos a aplicação da medida protetiva do acolhimento institucional está fugindo de seu caráter excepcional, violando assim, o direito da convivência familiar e comunitária, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, como também, descumprindo a indicação do Estatuto de que o afastamento de crianças e adolescentes de seu núcleo familiar não deve ocorrer apenas por questões financeiras das famílias.
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    TCC
    Atuação do assistente social diante do luto: uma estratégia de humanização da saúde direcionada à mulher com perda gestacional e/ou neonatal na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Lima, Jessyca Lorena de Oliveira Teixeira; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Almeida, Jussara Keilla Batista do Nascimento; Pinheiros, Gildeci Batista Alves
    Costuma-se pensar a maternidade quase sempre relacionada à vida, ao nascimento, e ao começo de nova fase na trajetória de vida da mãe e seus familiares. No entanto, nem sempre é possível consolidar esse desejo, pois, mais do que se imagina, a morte tem feito parte do contexto materno-infantil, das maternidades públicas desse país. Pensando nessa realidade, e na ausência de políticas públicas que contemplem a assistência à saúde da mulher, diante da perda gestacional e neonatal, este trabalho contempla, como objeto de pesquisa, uma socialização da experiência vivenciada no projeto de extensão da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), enquanto serviço pioneiro presente na saúde pública do Rio Grande Norte, por meio do apoio multiprofissional da MEJC, trazendo um enfoque sobre o acolhimento ao luto realizado pelo Serviço Social. O objetivo geral deste trabalho é dar visibilidade ao luto como demanda expressiva para o Serviço Social na humanização da assistência materno-infantil. Os objetivos específicos foram de identificar os desafios encontrados pelas mulheres que vivenciaram perda gestacional e/ou neonatal, frente às suas relações sociais e de gênero na sociedade; problematizar acerca da importância do apoio profissional na condução da elaboração e ressignificação do luto na vida das mulheres que perderam seu filho; identificar os desafios e possibilidades para atuação do assistente social no processo de assistência materno infantil. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, a partir de consultas a obras e autores que discutem essa temática, além do uso do diário de campo, documento que foi importante para realizar os registros das participações dos sujeitos – mães, familiares e profissionais – envolvidos nas atividades do projeto, assim como para registrar as impressões e reflexões sobre as discussões ocorridas nas reuniões. O projeto trouxe como resultados a abertura para diálogo, acolhimento humanizado, escuta qualificada e a livre expressão dos sentimentos, aspectos importantes para elaboração, ressignificação e readaptação diante do luto.
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    TCC
    Benefício de prestação continuada (BPC): um estudo acerca da sua importância para as famílias usuárias da APAE - Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Fernanda Avelino Bezerra; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Alves, Mônica Maria Calixto de Farias; Santos, Nilma Pereira Lima dos
    O Benefício de Prestação Continuada (BPC) possibilita a subsistência dos usuários que não têm condições de prover o seu sustento, nem pode tê-lo provido pela sua família. O benefício se articula a garantia de mínimos básicos, de modo à propiciar qualidade de vida e fomentar a cidadania do grupo social a quem é destinado. O referido faz parte da política de Assistência Social e na atual conjuntura brasileira sofre, junto com as demais políticas sociais, retrações decorrentes do avanço do neoliberalismo. Assim, o presente trabalho teve como objetivo geral investigar a importância do BPC para as famílias usuárias da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), para isso realizamos o resgate da literatura acerca da proteção social, da política de assistência social, do neoliberalismo, bem como, resgatamos a história da instituição e realizamos o debate sobre desigualdade social e pessoas com deficiência. A fim de apreendermos a percepção das famílias acerca do BPC, realizamos a pesquisa qualitativa junto às mães dos usuários da APAE- Natal, com a entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram para uma realidade em que o BPC se constitui como a renda central das famílias, visto que as mães não possuem condições de trabalhar devido as limitações dos filhos, renunciando a si mesmas para viverem em função dos mesmos. O benefício possibilita o acesso das pessoas com deficiência aos direitos básicos. Entretanto, revela percursos de luta e de acesso por meio da justiça.
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    TCC
    Configurações da discussão de gênero e sexualidade nas escolas públicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Tavares, Rívia Beatriz de Melo; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Silva, Cristiane Sousa da; Freire, Anna Luíza Lopes Liberato Alexandre
    Esta monografia é um trabalho de pesquisa exploratória realizado na Escola Estadual Professor Eliah Maia Do Rêgo, localizada no Bairro – Boa Esperança – Parnamirim/ RN, com objetivo de conhecer como se dá o processo de discussão sobre a temática de gênero e sexualidade desenvolvida nesta unidade de ensino. Tal investigação contempla também a formação e a preparação docente para a atuação nesta área, bem como a implementação de alternativas e projetos específicos para atender esta demanda devido a sua importância. O método empregado foi o histórico-dialético apoiado em Marx, e a abordagem qualitativa, na tentativa de responder a alguns questionamentos inerentes ao tema e ao universo da pesquisa. Os dados levantados através da observação e dos questionários para alguns alunos e professores da modalidade de ensino (EJA), tiveram grande relevância para as conclusões desta investigação, por ressaltarem a lacuna que é a ausência da discussão dessa temática na rede pública de ensino e na formação sócio-política desses indivíduos.
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    TCC
    Crianças falcêmicas: uma análise sobre os limites nas demandas de tratamento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Sousa, Thaisa Maria Ribeiro de; Calixto, Mônica Maria; Calixto, Mônica Maria; Madureira, Antoinette de Brito; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre
    O trabalho se refere ao atendimento das crianças com a doença de Anemia Falciforme (AF) na faixa etária de 0 a 12 anos que realizam tratamento no Hemocentro Dalton Barbosa Cunha- Hemonorte, onde pude constatar algumas dificuldades e limites no cotidiano destas famílias no período do estágio no setor da Hematologia, a partir de algumas inquietações que observei. A Anemia Falciforme, é uma das doenças genéticas de maior importância clínica, social e epidemiológica no Brasil e no mundo. As hemoglobinopatias se constituem pelo distúrbio genético de maior frequência nos seres humanos. A Doença Falciforme (DF) logo diagnosticada no nascimento, é investigada a partir da existência do traço falciforme presentes nas famílias, existindo um risco do surgimento da mesma sendo um fator importante o tratamento eficaz. Observando-se como a incidência da doença afeta a população leva-se em consideração a importância das políticas públicas para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da anemia relacionadas ao seu diagnóstico, aconselhamento genético e tratamento no que diz respeito a todo o processo de melhoria da doença. O presente estudo tem importância no reconhecimento à realidade social vivenciada por cada família, entendendo as demandas institucionais que contribuem para os interesses e necessidades destes pacientes, no que se referem as suas garantias de direitos. A humanização das políticas e práticas de saúde está contemplada em política especial do Ministério da Saúde (MS), é uma Política Nacional Humanização (PNH), que abrange todas as práticas do MS, não apenas no tocante ao tratamento das doenças em si, mas acima de tudo às pessoas atendidas, considerando-se que estas devem ter prevalência, em toda e qualquer circunstância, por uma questão de direitos humanos. Este trabalho tem por objetivo discutir os limites e as dificuldades existentes nas demandas de tratamentos das famílias das crianças com Anemia Falciforme. Inicialmente se realiza um breve histórico da Política de Saúde Pública no Brasil. Integrando também a possibilidade de conhecer a realidade do fazer profissional do Serviço Social na área da saúde, assim como as legislações que norteiam essas práticas que são relacionadas com as categorias de Trabalho, Cotidiano e Instrumentalidade. Abordando a questão qualitativa da inserção do Serviço Social na área, com o objetivo principal de associar informação e prática, para assim obter respostas profissionais eficientes.
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    TCC
    Entre consanguinidade e afetividade: uma análise sobre a adoção "à brasileira"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-18) Medeiros, Beatriz Yanne Cordeiro de; Madureira, Antoinette de Brito; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Madureira, Antoinette de Brito; Silva, Lívia Maria e
    Trabalho de conclusão de curso de graduação fruto de pesquisa etno-bibliográfica. Intenta indagar sobre o instituto da adoção, mais especificamente sobre a maneira tipicamente brasileira de se constituir tal processo. O principal objetivo é o de discutir sobre as diferentes formas como a chamada adoção “à brasileira”, em particular a noção de família vem sendo interpretada na representação de mães adotantes que realizaram esta modalidade de filiação no Estado do Rio Grande do Norte. Ainda busca não apenas identificar qual a noção de família e de adoção para estas mulheres – compreendendo de que maneira os referidos conceitos são percebidos por elas – como também analisar quais foram os preconceitos enfrentados pelas adotantes e seus filhos após tal decisão – elucidando quais foram as razões que propiciaram a escolha pelo modo de perfilhação “à brasileira” e não pelo modo formal de adoção. No que tange aos procedimentos metodológicos utilizados, o método de análise da realidade social a ser aplicado neste trabalho é o método do materialismo histórico dialético, lançando mão de três instrumentos de pesquisa: a revisão bibliográfica e documental, a realização de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados coletados. Estes apontaram para predominância da relação entre afetividade e parentesco em cada uma das dinâmicas familiares analisadas, condicionando também a noção de adoção a esta lógica, fato bastante recorrente com a remodelação das relações familiares na contemporaneidade. Dentre os limites que atravessam o processo de perfilhação, evidenciados em entrevistas, o preconceito racial, fruto de uma herança cultural, apareceu enquanto um dos principais entraves presentes no cotidiano das adotantes “à brasileira”.
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    TCC
    Família: uma análise das percepções profissionais na trajetória histórica do Serviço Social brasileiro e seus rebatimentos no âmbito interventivo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Amanda Camila Dantas de; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Souza, Ilka de Lima; Oliveira, Rosângela Alves de
    Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objeto de estudo a análise das distintas percepções de famílias formuladas na trajetória histórica do Serviço Social brasileiro e suas implicações no âmbito interventivo. Nesse sentido, a pesquisa apresenta enquanto objetivos a apreensão da categoria família e da sua importância para a profissão, delinear os perfis profissionais que eram demandados nas principais fases históricas do Serviço Social brasileiro de acordo com os seus fundamentos teórico-metodológicos e político-ideológicos abordados dentro de cada conjuntura sócio-histórica e articulá-los às análises das percepções (re) construídas pelos profissionais acerca das famílias, e, por fim, problematizar o fazer profissional do Serviço Social no atendimento às famílias diante das concepções historicamente (re) construídas a fim de apreender possíveis rebatimentos no trabalho com as demandas familiares dentro do Serviço Social. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental sob uma abordagem qualitativa dos dados teóricos analisados, apoiada na perspectiva do método do materialismo-histórico-dialético. A pesquisa apresenta enquanto resultados a invisibilidade da temática nos espaços de formação acadêmica, apesar da sua extrema relevância dentro do Serviço Social, o que consequentemente acaba interferindo na intervenção profissional dos Assistentes Sociais, revelando, por vezes, uma prática profissional com características conservadoras, ressaltando intervenções preconceituosas, estereotipadas e padronizadas com vieses de ajustamento e integração das famílias à ordem social vigente e ao modelo familiar nuclear burguês. Dessa forma, se ressalta a necessidade de discussão da temática em âmbito acadêmico, desde a formação inicial, com vistas à contribuir com a eliminação das posturas conservadoras disseminadas no fazer profissional do Serviço Social na realidade brasileira, favorecendo a qualificação profissional, a qualidade dos serviços prestados, o seu direcionamento em favor da garantia de direitos e da construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
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    TCC
    Gravidez na adolescência: caminhos entre projetos de vida e a realidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Caetano, Dayane do Nascimento; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Alves, Mônica Maria Calixto de Farias; Souza, Virgínia Maria Peixoto de
    A gravidez na adolescência se caracteriza como uma questão de suma importância, tanto no âmbito da saúde pública, como no campo político e social. Tendo em vista que, é crescente o número de adolescentes que estão tendo esse momento de suas vidas “roubadas”, assumindo responsabilidades de uma vida adulta, ao ser constatada uma gravidez precoce e não planejada. A pesquisa em questão teve como objetivo geral investigar as situações que estão relacionadas à gravidez na adolescência e suas implicações na vida das adolescentes, a partir do olhar/ perspectiva e experiência desses sujeitos. Os objetivos específicos se constituíram por: construir o perfil socioeconômico das adolescentes que tiveram seus filhos na maternidade do Hospital Geral Dr. José Pedro Bezerra; evidenciar as políticas públicas voltadas para adolescência, particularizando as voltadas para as adolescentes grávidas; e compreender de que forma as expressões da questão social se apresentam na vida dessas adolescentes. Para o alcance dos objetivos supracitados, se utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica, buscando o diálogo com autores que debatem as categorias presentes nessa pesquisa; pesquisa documental, através do acesso aos documentos do serviço social do Hospital Geral Dr. José Pedro Bezerra, no qual foi realizado o estágio curricular obrigatório em serviço social; e por fim foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as adolescentes que tiveram seus filhos na maternidade da instituição supracitada no período de julho a dezembro de 2016. A pesquisa pôde constatar a gravidez como uma das diversas faces da questão social, quando vivenciadas em determinada situação socioeconômica.
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    TCC
    Idoso e violência: características e tendências atuais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-12) Santos, Claudia Araujo dos; Silva, Eliana Andrade da; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Oliveira, Rosangela Alves de
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral apresentar as análises realizadas sobre a violência contra a pessoa idosa, com o intuito de demonstrar os diversos fatores que desencadeiam a ocorrência desse tipo de violência. Para tanto fez se necessário uma contextualização histórica da situação do idoso, bem como das políticas de atendimento a este segmento. Abordou-se a questão da violência na contemporaneidade contra a pessoa idosa e a prevenção a violência contra os mesmos. A pesquisa foi realizada com base nos dados colhidos a partir de pesquisa documental e bibliográfica para o alcance do objetivo proposto. Conhecer as características das denúncias de violência contra a pessoa idosa mostrou ser necessário para subsidiar pedidos de ampliação e modificação das políticas públicas de proteção e assistência a pessoa idosa. E assim concluímos que é preciso envolver os familiares, os governantes e a sociedade, no sentido de traçar estratégias que possam prevenir, superar e resolver os danos causados pela violência contra a pessoa idosa.
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    TCC
    Interfaces entre serviço social e educação: um estudo acerca das demandas para o assistente social nas escolas públicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Bezerra, Elouyse Maysa Lira; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Souza, Ilka de Lima; Almeida, Jussara Keilla Batista do Nascimento
    O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre a importância da inserção do assistente social em escolas públicas. Desta forma, teve-se por objetivo geral analisar e problematizar as expressões da questão social que emergem no cotidiano escolar as quais revelam a necessidade da inserção do assistente social nesse espaço sócio-ocupacional. Assim, realizou-se como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa bibliográfica, a fim de se obter maiores aproximações sobre a educação no Brasil. Desenvolveu-se, ainda, a pesquisa de campo em uma escola pública localizada no município de Natal/RN, onde, com o intuito de apreender aspectos da realidade educacional a partir dos relatos de gestores e professores entrevistados pretendeu-se conhecer e problematizar as expressões da questão social presentes no ambiente escolar, identificar as situações que são de competência e atribuição do assistente social e apreender e analisar as dificuldades levantadas por gestores e educadores para a resolução de situações de conflitos no âmbito escolar. Os resultados obtidos apontaram que: há a necessidade de um assistente social no âmbito escolar para mediar às atividades cotidianas da escola que vai desde a gestão ao acompanhamento de alunos que necessitam de assistência, e a importância dos profissionais de Serviço Social juntamente com os outros profissionais da instituição em desenvolver estratégias para uma maior interação entre família e escola, a fim de contribuir com o desenvolvimento dos alunos e daquele espaço no que tange a qualidade dos serviços prestados. Mediante a pesquisa se revelou também a necessidade de um conhecimento e fortalecimento da rede de serviços configurados como direitos sociais (postos de saúde, conselho tutelar, etc) para um melhor atendimento as necessidades dos indivíduos ali inseridos. Por fim, assevera à importância da efetivação do assistente social naquele espaço sendo o profissional de serviço social um viabilizador de direitos.
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    TCC
    Juventude e criminalização: aproximações ao debate sobre os direitos humanos da juventude pobre de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Juliane Valéria Oliveira da; Oliveira, Iris Maria de; Silva, Elizângela Cardoso de Araújo; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre
    O presente trabalho apresenta uma análise preliminar acerca das diversas formas de violência sofrida pelo conjunto da população juvenil na atualidade, particularizando, a juventude pobre de Natal/RN. Se propõe a analisar e problematizar as formas de tratamentos e concepções historicamente construídas e atribuídas à infância e a juventude, principalmente, a infância e juventude pobre, a fim de conhecer com mais profundidade os processos de criminalização e violência vivenciados historicamente por este segmento e reclamar e visibilizar os processos prático-políticos que os afirmam e os legitimam. Do ponto de vista metodológico, o estudo foi realizado privilegiando a pesquisa bibliográfica e documental. Para esta última foram priorizadas as seguintes fontes: mapa da violência 2013, IBGE e anuário de Natal 2013. As análises realizadas revelaram que é visível a concretização da violação dos direitos humanos da juventude pobre de Natal/RN, incluindo aí, o direito a vida, sem o qual os demais direitos não tem sentido e significado. A invisibilidade a qual estão sujeitos, antes mesmo de nascerem e durante todo seu processo de vida, é de uma perversidade tão absurda que mascara seus rotos impedido o reconhecimento e valorização das suas potencialidades, bem como a elaboração e implementação de propostas capazes de fazer o enfrentamento, em sua raiz, das “problemáticas” que os afligem. Permanecendo oculta, portanto, a percepção desse segmento como sujeito de direitos e potencial construtor de mudanças sócio - estruturais.
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    TCC
    O lugar da militância política na formação da identidade profissional dos/as discentes de serviço social da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Fonseca, Mariane Raquel Oliveira da; Wellen, Henrique André Ramos; Wellen, Henrique André Ramos; Silva, Eliana Andrade da; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre
    Este trabalho tem como objetivo geral analisar como a militância política se relaciona com a formação da identidade profissional dos/as discentes de Serviço Social da UFRN. Isso porque a constatação empírica da existência da militância política na profissão traz consigo a necessidade de abstrações teóricas comprometidas com o real que possam contribuir no entendimento de como essas duas dimensões se relacionam. Os objetivos específicos, por sua vez, compreendem analisar a identidade profissional dos/as assistentes sociais, entender qual o papel da militância política para a profissão e pesquisar, com base em questionários, como os/as estudantes relacionam a identidade profissional com a militância política. Para compreender essas questões, o estudo lançou mão de uma pesquisa bibliográfica e documental, a qual permitiu a compreensão acerca da complexidade relativa à temática da identidade profissional, além do desvelamento de algumas de suas características no âmbito do Serviço Social e na formação profissional. Esse debruçar também possibilitou discussões acerca da dimensão ideopolítica da profissão, seguidas pela defesa de que o debate acerca da militância política necessita de uma reatualização no âmbito da categoria. Houve, ainda, nos procedimentos metodológicos, a aplicação de questionários semiabertos com os/as discentes regularmente matriculados/as e ativos/as na graduação em Serviço Social da UFRN no semestre 2017.2, em uma amostra de cento e quarenta e quatro estudantes, divididos/as nos oito períodos do curso. No que tange à identidade profissional desses/as discentes, concluímos que ora apresentam-se com tendências vinculadas à identidade hegemônica, ora, em menor grau e em contraste, com direcionamentos contra hegemônicos. Nessa perspectiva, pôde-se depreender um papel de destaque para a dimensão ideopolítica da profissão na construção de quem os/as estudantes entendem que é o/a assistente social. Já a relação estabelecida pelos/as discentes entre a identidade profissional e a militância política propriamente dita converge, majoritariamente, para um lugar, no discurso, de importância desta última na primeira, tratando-as, em sua maioria, como dimensões intimamente relacionadas. Esse cenário, entretanto, é perpassado por tendências contrastantes, assim como pela dificuldade em se definir o que é a militância política. Por fim, no que diz respeito a como a militância política tem de fato se relacionado com a formação da identidade desses/as discentes, a realidade deflagrou, por um lado, um panorama marcado por dificuldades de adesão à militância política no cotidiano; por outro lado, entretanto, entre uma parcela dos/as discentes foi percebida uma relação de mútua determinação entre a identidade profissional e a militância política.
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    TCC
    O meio contribui: violência contra educadores no âmbito de uma escola pública do RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Andrade, Jocilda Duarte dos Santos; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Teixeira, Fernando Gomes; Silva, Maria Rosilene da
    A violência nos espaços educacionais vem alcançando índices preocupantes na sociedade brasileira atual. E os sujeitos que atuam na Escola Municipal Alcides Câmara de Souza, situada em uma comunidade rural, também sofre os embates dessa violência. Esse trabalho tem o objetivo de abordar o tema da violência escolar Contra os educadores numa escolas publica do RN, e para essa finalidade realizou- se observações de campo, e entrevistas com alguns profissionais da educação dessa instituição, para melhor entender quais os aspectos e fatos que contribuem para o crescimento dessa violência, que tanto os educadores como os educandos se tornam vulneráveis dentro das expressões da Questão Social. E de como tais profissionais se enxergam em meio a esse problema, que ao ser analisado constatou-se que pode ter vários entendimentos, tanto de uma visão analítica mais profunda, que envolve a realidade desses sujeitos sociais, ou uma visão superficial baseada no senso comum e no conservadorismo que aparecem também nas ações meramente repressiva e punitiva do Estado ao implementar politicas sociais débeis na tentativa de amenizar a violência no âmbito escolar.
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    TCC
    O serviço social e a defesa do direito a convivência familiar e comunitária em casos de alienação parental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Soares, Kássia Borges; Almeida, Jussara Keilla Batista do Nascimento; Freire, Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre; Araújo, Elizângela Cardoso de
    O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma reflexão sobre a atuação do assistente social, mais especificamente na garantia ao direito à convivência familiar e comunitária em casos de alienação parental, entendendo a mesma, enquanto violação do direito a Convivência Familiar e Comunitária, ademais, propõe-se analisar avanços, limites, técnicas de abordagem, dentre outros aspectos do Serviço Social inserido nesse contexto. Indagar como se dá a defesa e a garantia do direito de crianças e adolescentes a Convivência Familiar e Comunitária em casos de alienação parental assim como, aferir acerca da inserção da profissão na área sociojurídica. Para tanto, o presente trabalho será norteado por pesquisa do tipo bibliográfica e documental utilizando leituras de artigos, livros, além de outros trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas do Direito, Psicologia Social e Serviço Social e complementadas pela legislação específica sobre a Alienação Parental e do Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Ainda que seja um tema cada vez mais frequente nos juízos de família e amplamente discutido entre profissionais do direito, da psicologia e do serviço social, no Brasil, a alienação parental passou a ser comumente citada e debatida a partir do ano de 2006, conforme Sousa (2009), quando estudos sobre essa temática começaram a adquirir visibilidade no país. Considerando a seriedade do assunto, uma vez que, interfere na formação psicossocial de crianças e adolescentes torna-se importante o aprofundamento e o debate acerca da temática. Diante disto, no decorrer deste trabalho busca-se refletir sobre os avanços, limites, técnicas de abordagem que visam a defesa e a garantia do direito de crianças e adolescentes a Convivência Familiar e Comunitária em casos de alienação parental, dentre outros aspectos do Serviço Social inserido nesse contexto.
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