Navegando por Autor "Freire, Pierre Andrade"
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Artigo Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão(Revista Brasileira de Extensão Universitária, 2021) Araujo, Aryelly Dayane da Silva Nunes; Farias, Thainá Ruth França de; Barros, Victor Vasconcelos de; Xavier, Aline Roberta da Silva; Freire, Pierre Andrade; Arrais, Ricardo Fernando; Barbosa, Isabelle Ribeiro; Chung, King Chung; Balen, Sheila Andreoli; https://orcid.org/0000-0002-3814-2675A audição é um dos sentidos mais significativos para a comunicação humana, de tal maneira que a sua ausência acarreta efeitos negativos no bem-estar e na qualidade de vida da população envolvida. Diante desse contexto, esse estudo teve como objetivo relatar a experiência das atividades de pesquisa e de extensão desenvolvidas no Programa Saúde Auditiva do Escolar (PSAE), voltadas à educação em saúde auditiva. Foram realizados testes auditivos em uma comunidade escolar e verificadas as alterações auditivas mais prevalentes nessa população. Os principais achados foram obstrução de orelhas por cerume e relato do uso frequente de fones de ouvido. Os resultados encontrados contribuíram para a realização da ação de extensão “Ouvir por toda a vida: Dia Mundial da Audição 2020”, durante a qual foram realizadas quatro atividades por meio de recursos didáticos e lúdicos com essa população, sendo elas (1) “higienização das orelhas”, (2) “mapa do barulho”, (3) avaliação da intensidade do fone de ouvido com o auxílio da “Cocleannny”, (4) roda de conversa com os escolares com o auxílio da “Alexa” (personagem virtual) e (5) roda de conversa com os professores, sobre os problemas mais frequentes detectados. Todas as atividades apresentaram bons resultados, além de engajamento por parte da comunidade escolar, contribuindo para que os escolares possam tomar decisões mais adequadas quanto aos hábitos deletérios antes praticados: excessiva utilização do fone de ouvido e ruído durante as aulas.Dissertação Sistema de informações auditivas em escolares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Freire, Pierre Andrade; Arrais, Ricardo Fernando; Nagem, Danilo Alves Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/5934458385325202; ; http://lattes.cnpq.br/8440147955869198; ; http://lattes.cnpq.br/0770180580643698; Brazorotto, Joseli Soares; ; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; Araújo, Fabiana Cristina Mendonça de; ; http://lattes.cnpq.br/3158257011759305; Paiva, Jailton Carlos de; ; http://lattes.cnpq.br/3571057110440770Introdução: A saúde auditiva de escolares é fundamental para o seu processo de inclusão educacional e social. No Programa Saúde do Escolar dos Ministérios da Saúde e da Educação é preconizada a identificação de escolares com risco para alterações audiológicas, bem como ações e estratégias que visem promover a saúde auditiva. Objetivo: Desenvolver um sistema de informações sobre a audição de escolares. Metodologia: Este estudo é a produção tecnológica de um sistema web. No desenvolvimento do sistema foram realizadas as seguintes fases: (1) Definição dos requisitos funcionais, não funcionais e regras de negócios do sistema a partir de reuniões entre pesquisadores das áreas da fonoaudiologia e da tecnologia; (2) Elaboração de protótipo inicial para validação das informações utilizando o Balsamiq Mockups; (3) Elaboração da modelagem do banco de dados do sistema, utilizando a ferramenta SQL Power Architect. O banco de dados utilizado foi Postgresql; (4) Codificação e desenvolvimento. O sistema foi desenvolvido em PHP com Framework Laravel, Javascript, HTML 5 e CSS; (5) Testes e validação do sistema com fonoaudiólogos com inserção de informações no mesmo sistema. Foi aplicado um questionário de avaliação com dois fonoaudiólogos, além da emissão pelos mesmos de relatório descritivo com potencialidades, fragilidades e sugestões para aprimoramento do sistema; (6) Registro do software e (7) Implementação do sistema. Resultados: O Sistema de informações auditivas em escolares (SAE) é um sistema web, sendo acessado por login e senha. Tem como usuários profissionais da unidade escolar e da unidade de saúde de referência da escola, bem como gestores da educação e saúde com permissões distintas quanto a cadastrar, editar, excluir e visualizar as informações do sistema. As informações sobre a audição dos escolares envolvem os resultados de testes de triagem auditiva individuais, dos questionários aos professores e pais, bem como de formulário de análise do ambiente acústico das salas de aulas nas escolas. Estas informações podem ser armazenadas, analisadas e visualizadas no SAE pela unidade de saúde de referência para tomada de decisões individuais e coletivas. Testes funcionais realizados pelos fonoaudiólogos os mesmos cadastraram sete UBS, quatro escolas, 40 alunos, sendo 10 de cada escola e diferentes séries, um formulário com resultado do teste de triagem auditiva e um questionário de risco para pais. Ambos os questionários foram preenchidos com dados individuais dos 40 alunos. A avaliação inicial do SAE foi satisfatória quanto a usabilidade e a flexibilidade no cadastro das UBS, Escolas, Alunos e das respostas aos dois questionários. Conclusão: O SAE, na versão apresentada tem potencialidade para contribuir nos processos de trabalho entre a atenção básica à saúde e as escolas públicas contribuindo diretamente para a saúde auditiva dos escolares.