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Navegando por Autor "Freire, Rafael Oliveira"

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    Dissertação
    Sequência didática para atendimento educacional especializado: a música como promotora da aprendizagem da matemática de pessoas com deficiência intelectual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-07) Freire, Rafael Oliveira; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; http://lattes.cnpq.br/5154291709346420; Andrade, Adja Ferreira de; Amorim, Giovana Carla Cardoso
    O presente estudo teve como foco central o uso da música para a aprendizagem da matemática das pessoas com deficiência intelectual (DI), aqui compreendida enquanto condição clínica caracterizada pela presença de déficits no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, este último expresso como habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas e as limitações que devem estar presentes antes dos 18 anos. Diante do elevado número de alunos com deficiência intelectual matriculados na rede regular de ensino estadual do Rio Grande do Norte, se faz necessário compreender e intervir para que estes atinjam o potencial de desenvolvimento e de aprendizagem da matemática, minimizando as dificuldades enfrentadas. Este trabalho surge do seguinte problema: Como orientar professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE a utilizar a música para potencializar a aprendizagem da matemática da pessoa com deficiência intelectual? O objetivo geral desta pesquisa foi construir e validar uma sequência didática para ensino da matemática de estudantes com deficiência intelectual. Os objetivos específicos foram elaborar e validar atividades musicais que contribuam com a aprendizagem das estruturas multiplicativas e construir um guia didático composto pelo conjunto de materiais produzidos. A presente pesquisa tem caráter teórico, adotando como subsídios conceitos da Psicologia Histórico-Cultural e da Teoria da Formação das Ações Mentais por Etapas para a proposição de sequência didática utilizando a música como ferramenta mediadora da aprendizagem das estruturas multiplicativas para alunos com deficiência intelectual. A abordagem é considerada mista, pois combina a análise qualitativa (sugestões dos especialistas) com quantitativa (índice de Kappa para avaliar concordância entre os juízes/avaliadores), utilizou como instrumentos: fichas de avaliação e cálculos estatísticos. As atividades integrantes da sequência didática foram avaliadas por um comitê de experts nas áreas de música, deficiência intelectual e ensino da matemática. Acredita-se que o estudo pode contribuir para a prática pedagógica dos professores do AEE, contribuindo para a inclusão, através do desenvolvimento e da aprendizagem matemática de alunos com deficiência intelectual matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental. Como produto desta pesquisa foi elaborado um guia didático contendo o conjunto de materiais produzidos.
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