Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Freire, Suyane da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise de gêneros narrativos no livro didático de língua portuguesa do 6º ano do ensino fundamental nos eixos de práticas de linguagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Freire, Suyane da Silva; Medeiros, Célia Maria de; http://lattes.cnpq.br/8518022738115962; http://lattes.cnpq.br/8866883266500064; Costa Jr, João Batista da; Oliveira, Karla Geane de
    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina o ensino de gêneros textuais atrelado aos eixos das práticas de linguagem. Como o Livro Didático (LD) é o principal recurso didático em sala de aula, neste trabalho, objetivamos analisar os gêneros narrativos no livro didático Português Linguagens do 6o ano do Ensino Fundamental, com foco nos quatro eixos que integram as práticas de linguagem na BNCC de Língua Portuguesa. Para fundamentar nossa análise, utilizamos Bakhtin (2003), Bazerman (2006), Marcuschi (2008) e Bezerra (2022) no que se refere à noção de gêneros textuais; Genette (2009 [1971]) e Gancho (2006) no que diz respeito à noção de gêneros narrativos; Koch e Elias (2017) para compreender como cada eixo é organizado. Metodologicamente, a pesquisa é caracterizada como qualitativa, sendo o método indutivo. O corpus é constituído de 17 atividades relacionadas a gêneros narrativos presentes no livro didático Português Linguagens do 6o ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados revela que os eixos Oralidade, Leitura, Produção de Texto e Análise Linguística/Semiótica são contemplados nas atividades com os gêneros narrativos, atendendo ao proposto na BNCC. Com isso, observamos que o livro didático estudado nesta pesquisa é um suporte textual relevante nas práticas de leitura e escrita.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM