Navegando por Autor "Freire, Suyane da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Análise de gêneros narrativos no livro didático de língua portuguesa do 6º ano do ensino fundamental nos eixos de práticas de linguagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Freire, Suyane da Silva; Medeiros, Célia Maria de; http://lattes.cnpq.br/8518022738115962; http://lattes.cnpq.br/8866883266500064; Costa Jr, João Batista da; Oliveira, Karla Geane deA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina o ensino de gêneros textuais atrelado aos eixos das práticas de linguagem. Como o Livro Didático (LD) é o principal recurso didático em sala de aula, neste trabalho, objetivamos analisar os gêneros narrativos no livro didático Português Linguagens do 6o ano do Ensino Fundamental, com foco nos quatro eixos que integram as práticas de linguagem na BNCC de Língua Portuguesa. Para fundamentar nossa análise, utilizamos Bakhtin (2003), Bazerman (2006), Marcuschi (2008) e Bezerra (2022) no que se refere à noção de gêneros textuais; Genette (2009 [1971]) e Gancho (2006) no que diz respeito à noção de gêneros narrativos; Koch e Elias (2017) para compreender como cada eixo é organizado. Metodologicamente, a pesquisa é caracterizada como qualitativa, sendo o método indutivo. O corpus é constituído de 17 atividades relacionadas a gêneros narrativos presentes no livro didático Português Linguagens do 6o ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados revela que os eixos Oralidade, Leitura, Produção de Texto e Análise Linguística/Semiótica são contemplados nas atividades com os gêneros narrativos, atendendo ao proposto na BNCC. Com isso, observamos que o livro didático estudado nesta pesquisa é um suporte textual relevante nas práticas de leitura e escrita.