Navegando por Autor "Freitas, Amanda do Nascimento Barreto"
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Dissertação Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-31) Freitas, Amanda do Nascimento Barreto; Ribeiro, Cynara Teixeira; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Ferreira, Adir Luiz; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Nascimento, Zaeth Aguiar doO trabalho objetiva analisar os efeitos produzidos pelo atravessamento da psicanálise nas trajetórias de formação docente inicial e continuada de professoras atuantes em diferentes instituições educativas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca das interfaces entre psicanálise e formação docente, bem como entrevistas com três pedagogas que possuem suas trajetórias profissionais marcadas pelo encontro com o referencial psicanalítico. A pesquisa bibliográfica empreendida considerou os artigos publicados nos últimos 10 anos no Portal de Periódicos da Capes e na Plataforma Scielo, sendo selecionados particularmente as publicações referentes aos processos formativos de professores. As análises destes artigos privilegiaram a discussão sobre possíveis contribuições da psicanálise nas trajetórias formativas das docentes, indicando que tais subsídios se materializam basicamente em três eixos: (1) o professor enquanto sujeito; (2) as relações transferenciais entre professores e estudantes; e (3) os efeitos dos imperativos educacionais contemporâneos nas relações pedagógicas. Por sua vez, os resultados das entrevistas apontam o caráter singular dos encontros das pedagogas entrevistadas com a psicanálise, ratificando que esse atravessamento é considerado por elas como essencial em suas trajetórias formativas, sendo da ordem de uma escolha que ocorre no entrelaçamento entre as dimensões profissional e pessoal, guiada sobretudo pelo desejo. Nas trajetórias formativas destas pedagogas, o encontro com a psicanálise deu-se, via de regra, ao longo da formação continuada, pela via da análise pessoal, sendo a busca pelo atendimento psicanalítico motivada por questões emanadas da prática docente com crianças. De acordo com as entrevistadas, a docência é considerada desafiadora do ponto de vista subjetivo, por demandar processos de escuta e acolhimento que exigem considerar a criança e o adolescente enquanto sujeitos que são protagonistas dos seus próprios processos de aprendizagem, o que exige a ressignificação das idealizações existentes nas relações com os pares, com os estudantes e com as famílias. A partir dos dados levantados e das análises resultantes, conclui-se que a presença da psicanálise na formação docente é atualmente lacunar na formação inicial, geradora de resistências por remeter a práticas históricas que precisam ser superadas, sendo, por essa razão, que o encontro docente com o referencial psicanalítico se dá majoritariamente na formação continuada. Adicionalmente, ficou evidenciado que a escolha das docentes pela psicanálise como um dos referenciais que fundamentam suas posturas e práticas permite lidar de forma diferenciada com desafios inerentes à prática profissional em seus entrelaçamentos com a dimensão pessoal.