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Navegando por Autor "Freitas, Maria do Carmo Duarte"

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    Artigo
    Aplicação de ferramentas de controle estatístico do processo e análise de falhas à melhoria de processos da construção civil
    (Universidade de Fortaleza, 2013-12) Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Freitas, Maria do Carmo Duarte; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio Roberto; Souza, Ricardo Pires de
    Com a globalização, os mercados se tornaram mais competitivos, forçando as empresas a aprimorarem seus processos para se manterem saudáveis. Na indústria da construção civil brasileira, não é diferente, pois há um grande número de concorrentes. Este artigo tem como objetivo descrever como o controle estatístico de processos (CEP) e a análise de falhas (FMEA) podem ser utilizados em uma consultora, a fim de melhorar continuamente os produtos, reduzir os cursos e atender aos requisitos dos clientes. Justifica-se a elaboração deste artigo, visto que a realidade econômica tem sido marcada pela exacerbação dos padrões de concorrência. Como resultado, constatou-se que os problemas, na sua maioria, são originados pela falta de qualificação de mão de obra brasileira, que não dispõe de programas de treinamentos institucionalizado nas empresas, e pelo pouco investimento em formação profissional. Como conclusão, estabelece-se que o CEP e o FMEA são ferramentas importantes para a redução de custos e melhoria da qualidade
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    Dissertação
    Benefícios e dificuldades na adoção de um sistema de gestão da qualidade no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-02) Silva Junior, Mauro Tomaz da; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; ; http://lattes.cnpq.br/2731781403864853; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; Freitas, Maria do Carmo Duarte; ; http://lattes.cnpq.br/1740734674821323; Araújo, Renato Samuel Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/8844681795357306
    Assumir vantagem competitiva ou satisfazer os clientes são razões que cada vez mais empresas buscam implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Este traz benefícios como a melhoria nos processos, produtos e serviços; melhoria na imagem da empresa (marketing) e satisfação dos clientes. Como objetivo geral, este estudo irá avaliar os resultados obtidos na implementação do SGQ nas empresas certificadas na norma ISO 9001, constantes na base de dados do INMETRO, do estado do Rio Grande do Norte (RN). Para cumprir os objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema sistemas de gestão da qualidade e posteriormente, foi realizado um survey com os gestores das empresas certificadas no RN, com o uso de questionário disponibilizado online. Das 27 empresas que possuem o certificado no Rio Grande do Norte, 21 responderam o instrumento de coleta de dados. A análise dos dados foi realizada por meio das técnicas de estatística descritiva e multivariada: análise de cluster. O instrumento de pesquisa utilizado foi elaborado com 20 perguntas que abordam a temática central dessa dissertação. Através da análise de cluster foram encontrados quatro agrupamentos que possuíam similaridade referente as respostas do survey. Esta análise permitiu concluir que o SGQ impulsiona melhorias significativas nas organizações tais como: qualidade, na reputação da corporação e aumento de vendas. Por outro lado, identificou como principais dificuldades: disseminação da cultura da qualidade, falta de comprometimento de toda a organização e a resistência dos colaboradores
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    Artigo
    Contribuição da disciplina tópicos especiais em gestão da informação: comércio eletrônico na formação dos alunos do curso de gestão da informação
    (Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, 2011-09-01) Hilgenberg, Eliseu Ernani; Freitas, Maria do Carmo Duarte; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
    O objetivo desta pesquisa é avaliar e analisar a contribuição no aprendizado do aluno da disciplina Tópicos Especiais em Gestão da Informação – Comércio Eletrônico – que se propõe a preparar os profissionais para conviver, atuar e gerenciar no mundo digital do comércio eletrônico. Aplicou-se um instrumento de pesquisa na busca de saber conhecimentos dos discentes sobre o uso da microinformática, tecnologias em rede e modelos negócios virtuais. O inquérito foi aplicado antes e após a disciplina, tendo como estratégia que os participantes criem uma empresa virtual. A análise revela as percepções dos discentes com relação ao uso da Internet aplicada aos negócios
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    Dissertação
    Coordenador gestor, coordenador pedagógico ou coordenador empreendedor: análise do perfil de coordenadores de curso em IES privada
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-04) Silva, Mariana Augusta de Araujo; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; ; http://lattes.cnpq.br/9438039547829180; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; Furukava, Marciano; ; http://lattes.cnpq.br/7046131809246694; Freitas, Maria do Carmo Duarte; ; http://lattes.cnpq.br/1740734674821323
    Esta dissertação objetiva identificar o perfil dos coordenadores de curso das Unidades do Grupo Estácio/Natal, visando o entendimento dos fatores que podem melhorar a relação deste profissional, dentro das IES pesquisadas, com seus alunos, docentes, Diretores. Busca conhecer as ações estratégicas empreendedoras e de qualidade na oferta do ensino superior. A princípio, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com finalidade de coletar assuntos relacionados a temática, com foco nos conceitos e panoramas pelos quais se apresentam a educação superior, o coordenador de curso e o perfil empreendedor. A abordagem da pesquisa é quantitativa. Quanto aos objetivos é exploratória descritiva, por proporcionar maior compreensão do fenômeno investigado bem como compreender as relações entre os conceitos envolvidos na questão estudada. Foi feito um levantamento de dados através de entrevista pessoal, já que esse método permite o estudo de quesitos baseados no campo organizacional e gerencial. O objeto de investigação são todos os coordenadores de curso das quatro unidades do Grupo Estácio/Natal. O instrumento da pesquisa foi composto de 13 questões fechadas para identificação do perfil do coordenador, 17 questões com escala de Likert de 5 pontos para identificação do perfil empreendedor, 42 questões com escala de Likert de 5 pontos que mediu as dimensões da atividade do coordenador, 4 questões abertas e opcional, que mediu as dificuldades e possibilidades que impactam no desenvolvimento do empreendedorismo na gestão dos cursos. Utilizou-se como método estatístico (análise de dados) e a estatística descritiva. Conclui-se que as informações coletadas e os conhecimentos adquiridos podem contribuir para que as IES pesquisadas superem desafios, promovam uma gestão estratégica de inovação dos cursos com foco na implantação de uma nova visão do coordenador de curso, enquanto profissional que saiba equilibrar as habilidades de gestão e as habilidades pedagógicas, além de inovar através de competências empreendedoras
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    Dissertação
    Educação corporativa para Micro e Pequenas empresas: aplicação do MADEC em empresas do setor supermercadista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-02-22) Desidério, Vanessa; Aloise, Dario José; ; http://lattes.cnpq.br/7266011798625538; ; http://lattes.cnpq.br/5928029574126932; Cavalcanti, Ana Célia Dantas; ; Freitas, Maria do Carmo Duarte; ; http://lattes.cnpq.br/1740734674821323
    Este estudo busca suprir uma lacuna existente na pesquisa empírica sobre a atuação de dirigentes de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no contexto de Educação Corporativa (EC), utilizando para isso, o Método de Apoio a Decisão em Educação Corporativa (MADEC). No contexto de MPEs, é um trabalho pioneiro, pois os demais trabalhos relacionados a essa temática e pesquisados na literatura limitam-se a conjecturar a possibilidade de implantação via cooperação entre empresas; além disso, não aplicam qualquer tipo de método de diagnóstico ou viabilidade. O objeto de estudo é uma associação de supermercados da cidade de Natal/RN composta por 16 lojas, das quais 14 foram pesquisadas. O principal objetivo desse trabalho foi aplicar a primeira etapa do MADEC e verificar a possibilidade de implantação de Educação Corporativa nas MPEs pesquisadas. Como resultado, obteve-se o perfil das empresas e a validação do Método supracitado. A fase de diagnóstico concebida através da implantação da primeira etapa ocorreu através de visitas realizadas às lojas, entrevistas, aplicação de questionários e observação no local. A primeira etapa - análise estratégica para educação profissional - foi dividida em duas fases: análise da situação corporativa atual e identificação das dificuldades envolvidas e recursos disponíveis. A implantação da primeira etapa do MADEC na Associação de Supermercados Parceiros da Economia exigiu um mapeamento de competências e demonstrou como funciona a gestão de educação, as principais dificuldades e limitações das MPEs do ramo supermercadista de Natal/RN. Além dos aspectos tecnológicos, verificou-se que existem aspectos culturais e educacionais que precisam ser trabalhados para alcançar eficiência no processo de implantação de um programa de educação corporativa
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    Dissertação
    Planejamento da adoção do BIM integrado à gestão da informação para o processo de desenvolvimento de empreendimentos: proposta para UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-09) Lima, Laerte Adler Ribeiro de; Carvalho, Andrea Vasconcelos; Melo, Reymard Sávio Sampaio de; ; http://lattes.cnpq.br/7652960701727650; ; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; ; http://lattes.cnpq.br/6876415344774970; Freitas, Maria do Carmo Duarte; ; http://lattes.cnpq.br/1740734674821323; Perales, Wattson José Saenz; ; http://lattes.cnpq.br/7864092926643460
    Trata-se de uma pesquisa que investiga os procedimentos básicos para planejar a adoção do Building Information Modeling (BIM) com uma abordagem integrada às práticas de Gestão da Informação, tendo como contexto de aplicação o processo de desenvolvimento de empreendimentos das universidades federais brasileiras. A adoção do BIM em organizações é uma tarefa desafiadora por demandar uma série de mudanças envolvendo os processos de trabalho, dentre os quais se inserem a produção, compartilhamento e uso da informação. Nesse sentido, tem-se na Gestão da Informação um conjunto de conhecimentos que tratam das atividades de gerenciamento dos fenômenos relacionados à informação em organizações. Com isso, percebe-se que a relação entre BIM e Gestão da Informação se apresenta como um facilitador para criar um ambiente favorável à adoção do BIM. Considerando o cenário brasileiro no qual os órgãos federais têm a obrigação de adotar o BIM até o ano de 2028, identifica-se uma oportunidade de investigar e sistematizar as atividades básicas para planejar a adoção do BIM integrado à Gestão da Informação como uma solução para esses entes administrativos. Como forma de delimitar as variáveis de investigação, utilizou-se como ambiente de estudo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, esta pesquisa tem como pergunta norteadora: como planejar a adoção do BIM integrado à Gestão da Informação para o processo de desenvolvimento de empreendimentos em universidades federais brasileiras? Para responder a tal questão, tem-se como objetivo geral propor um método de planejamento da adoção do BIM integrado à Gestão da Informação para o processo de desenvolvimento de empreendimentos em universidades federais brasileiras. Assim, o objetivo formaliza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, classifica-se como exploratória. O percurso metodológico seguiu os preceitos da Design Science Research. Desse modo, buscou-se em obras fundamentais e em uma revisão sistemática de literatura, a qual identificou os aspectos de integração entre o BIM e a Gestão da Informação, definir o problema e as características básicas para propor a respectiva solução. Na sequência, deu-se início à construção do artefato contemplando: a relação da teoria com o contexto legal do processo de desenvolvimento de empreendimentos; a aplicação parcial na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a qual teve coleta de dados através de pesquisa documental, entrevista e aplicação de questionário; e, por fim, sua avaliação, que se deu por meio de entrevista realizada com seis pesquisadores, sendo três de BIM e três de Gestão da Informação. O objetivo geral foi alcançado após um processo iterativo entre as atividades de revisão de literatura, pesquisa documental, aplicação e avaliação do artefato. Isso posto, propõe-se um método que sistematiza uma sequência de procedimentos para planejar a adoção do BIM integrado à Gestão da Informação no processo de desenvolvimento de empreendimentos. Constatou-se que a integração entre o BIM e a Gestão da Informação se apresenta como facilitadora para planejar e implementar o BIM, bem como definir os aspectos básicos para um ambiente propício à sua operacionalização.
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    Artigo
    Práticas de gerenciamento de documentos e da informação e seus impactos jurídicos nas micro e pequenas empresas: um estudo de caso do comércio varejista de Curitiba
    (Universidade de Ribeirão Preto, 2011-07-11) Ribeiro, Lourenço Santiago; Freitas, Maria do Carmo Duarte; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de
    Ciente da importância das MPEs para a economia do país e no anseio de colaborar com o segmento, este trabalho buscou conhecer as práticas adotadas pelos micro e pequenos empresários no gerenciamento de informações, assim como identificar fatores que influenciam nesse processo. Foram entrevistas 90 empresas e o resultado da pesquisa de campo apontaram falhas no tratamento dos documentos e informações geradas e adquiridas na empresa. Existe uma dependência do empresário em relação aos fornecedores como fonte de informação e contadores enquanto responsáveis pelo gerenciamento de seus documentos. O resultado esperado passará pela mudança de comportamento do empresário que atualmente toma decisões de forma aleatória, sem sistematizar as tarefas, podendo causar impactos negativos quanto a posição da empresa perante a justiça, podendo tornar a empresa mais vulnerável a falhas quanto suas obrigações, prejudicando a empresa junto ao aspecto jurídico. Observou-se que, as organizações não estão preparadas para gerenciar o seu ativo informacional
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