Navegando por Autor "Freitas, Wallace José de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Dossiê Jan Fabre: diálogos e germinações(2017-02-22) Freitas, Wallace José de Oliveira; Ciotti, Naira Neide; ; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; ; http://lattes.cnpq.br/5402015404225439; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Leal, Mara Lúcia; ; http://lattes.cnpq.br/9710632359254853O presente trabalho procura desenvolver reflexões no campo das artes sobre as possibilidades de teatro para além do texto clássico (aristotélico) e das separações homogêneas das linguagens artísticas levando em consideração duas produções do artista belga Jan Fabre. Entendendo que teatro performativo seria esse lugar entre o teatro e a performance, onde um percebe no outro a capacidade de germinação, objetiva-se apresentar esse artista e utilizar como base as obras The Power of Theatrical Madness (o reenactment de 2012) e Mount Olympus (uma performance de 24 horas de duração – 2015), e, ainda, a sede do diretor – o Troubleyn / Laboratorium. A partir do título do trabalho, sugestiono para a pesquisa a ideia de dossiê enquanto espécie de coleção de documentos ou “pequeno arquivo” que contém algum assunto para análise. Nessa ideia, procuro desmembrar características do trabalho artístico de Fabre. Trata-se de obras específicas, mas cuja análise crítica acaba por denunciar o modus operandi de Fabre como um todo. Reside aqui, uma tentativa de traduzir Fabre e seu trabalho, não somente no que tange à linguagem, mas no que se refere às imagens, vídeos e buscas. É uma tradução das várias informações e entrevistas realizadas ao longo dessa jornada. É a tradução também do que eu sinto, percebo e assimilo nesses diálogos constantes com o Troubleyn.TCC O teatro ensandecido de Jan Fabre(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-03) Freitas, Wallace José de Oliveira; Ciotti, Naira Neide; Sousa, Heloísa Helena Pacheco de; Figueiredo, Laura Maria de; Ciotti, Naira NeideO presente trabalho vislumbra compreender as metamorfoses sofridas no teatro a partir da ótica das produções do artista belga Jan Fabre. Entendendo que teatro performativo seria esse lugar entre o teatro e a performance, onde um percebe no outro a capacidade de germinação. É intenção, apresentar esse artista e utilizar como base a obra The Power of Theatrical Madness, onde procuro desmembrar características do trabalho artístico de Fabre. Trata-se de uma obra específica, mas cuja análise crítica acaba por denunciar o modus operandi de Fabre como um todo. Observo que esse trabalho se desencadeia enquanto precursor de uma pesquisa que vem crescendo, germinando através dos diálogos realizados com o grupo Troubleyn, e produzindo trocas, sobretudo no entendimento de que, cada vez mais, as fronteiras entre as artes serão quebradas.TCC Performatividade de gênero na maquiagem cênica: uma experiência no PIBID – Teatro na Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo (2014-2016)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-07) Oliveira, Nicholas Gomes Viana de; Ciotti, Naira Neide; Ciotti, Naira Neide; Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda; Freitas, Wallace José de OliveiraEste trabalho se propõe a debater sobre a performatividade de gênero que se faz presente no contexto escolar e que pode ser revelado no ensino de teatro. Sugere a reflexão acerca das possibilidades de discussões sociais, sobretudo políticas no momento da pesquisa de caracterização da personagem por meio da maquiagem cênica. No processo de encenação, cabe ao ator desenvolver as estratégias e os recursos que irá utilizar para criar a personagem, como por exemplo o corpo e voz. Porém, dentro da perspectiva de construção visual da figura dramática, ressalta-se a relevância na composição do rosto por meio da maquiagem. A face revela muito a respeita do indivíduo. Lembrando também que o figurino faz parte da caracterização visual da personagem. Maquiagem é para menino ou para menina? Existe maquiador ou só maquiadora? Homem que se maquia é gay ou também pode ser heterossexual? Afinal de contas, quais os gêneros da maquiagem? Essas questões são recorrentes quando se estuda a maquiagem com jovens, adolescentes e até com adultos. São questionamentos que estão não só presentes na disciplina, mas em toda a escola, em nossa sociedade contemporânea. A importância da promoção de reflexões a respeito de tais assuntos não pode ser negada e o teatro, as artes cênicas são o meio que promovem esse estudo. Mesmo que hajam manobras políticas para oprimir tais discussões, a maquiagem cênica vem como estratégia, para que o conhecimento sobrepuja a ignorância.