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Navegando por Autor "Fritschi, Christomyslley Romeiro da Silva"

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    Dissertação
    Análise da implementação do sistema de informação SigSúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-18) Dantas, Juliana Marinho de Oliveira; Cruz, Adriano Charles da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; https://orcid.org/0000-0002-1004-1194; http://lattes.cnpq.br/6605005008736303; Silva, Amanda Cínthia Medeiros e; Lanzillo, Anderson Souza da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1737-9307; http://lattes.cnpq.br/3248558504481379; Fritschi, Christomyslley Romeiro da Silva
    Os modelos de serviços de saúde têm passado por mudanças constantes e os avanços nas Tecnologias da Informação (TI) precisam ocorrer para continuar atendendo às necessidades de seus usuários, oferecendo soluções eficientes para esses serviços. O desenvolvimento de sistemas digitais para gestão da informação contribui para melhorar a assistência aos pacientes, transformando os cuidados em saúde. Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de implementação de um novo sistema de informação voltado para o uso em serviços-escola de atenção à saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), denominado SigSaúde. O estudo foi delineado com base na pesquisa documental e bibliográfica como fontes de informação e utilizou um questionário como instrumento de coleta de dados, adotando uma abordagem não só quantitativa, mas também qualitativa como método de análise e interpretação das informações obtidas. O questionário foi aplicado a servidores e alunos bolsistas de serviçosescola da UFRN que passaram pelo processo de implementação do SigSaúde e utilizavam o sistema diariamente em suas rotinas. O resultado do estudo mostrou que é fundamental envolver os profissionais nesse processo, estabelecer um planejamento e oferecer suporte técnico adequado para obter adesão por parte das equipes. Com o crescimento do SigSaúde, será possível realizar novas análises para melhorar suas ferramentas e ampliar o seu alcance.
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    Tese
    Programa Pacto pela Aprendizagem (SOMA-PB): repercussões na gestão democrática estadual (2017-2019)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Fritschi, Christomyslley Romeiro da Silva; Garcia, Luciane Terra dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; https://orcid.org/0009-0000-7604-2811; http://lattes.cnpq.br/5095589367650514; Silva, Andréia Ferreira da; https://orcid.org/0000-0001-9574-3808; http://lattes.cnpq.br/7044283534835116; Souza, Antônio Lisboa Leitão de; https://orcid.org/0000-0002-4234-4261; http://lattes.cnpq.br/8288392835017165; Guedes, Gilmar Barbosa; https://orcid.org/0000-0002-3296-4096; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; Barbalho, Maria Goretti Cabral; https://orcid.org/0000-0002-0103-5956; http://lattes.cnpq.br/9999709754863111; Azevedo, Marcio Adriano de; https://orcid.org/0000-0002-6611-4735; http://lattes.cnpq.br/2689467070016983; Ferreira, Maria Aparecida dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6213-8916; http://lattes.cnpq.br/2209638083101531
    O objetivo geral desta investigação foi analisar o processo de implementação do Pacto pela Aprendizagem na Paraíba (SOMA-PB), considerando suas implicações na organização e na gestão da rede pública estadual de ensino da Paraíba. O referencial teórico e metodológico foi tecido mediante as contribuições da dialética materialista, consubstanciado pelas categorias da mediação, contradição e totalidade. Como procedimentos metodológicos e técnicas de pesquisa foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas, com dois participantes do processo de implementação do Soma na Paraíba, e análise dos documentos normativos que instituíram o programa educativo. A interpretação e análise das informações fundamentou-se na análise crítica do discurso. Constatou-se que o Pacto pela Aprendizagem na Paraíba (SOMA-PB), em decorrência das transformações socioeconômicas e políticas internacionais e nacionais, procura efetivar estratégias de administração por resultados e de responsabilização dos sujeitos, no intento de orientar o funcionamento da rede pública educacional de ensino e, consequentemente, das escolas públicas, conforme o praticado nas empresas privadas. A política educacional decorre de ações implementadas nos Governos de Ricardo Coutinho (2011-2014 / 2015- 2018), alicerçadas na lógica da modernização da gestão e da racionalidade gerencial, que preconiza a eficiência na prestação de serviços. Na organização da rede pública estadual paraibana, o Pacto pela Aprendizagem na Paraíba (SOMA-PB) consolidou estratégias neoliberais, sobretudo, nas atividades das equipes escolares, responsáveis pelo cumprimento das metas acordadas com a secretaria estadual de ensino e introduziu o controle e monitoramento de resultados, em particular, nos conselhos de classe, como forma de adequar as ações pedagógicas e avaliativas ao definido pelo programa. Concluímos que as concepções da gestão gerencial, materializadas no processo de implementação do Pacto pela Aprendizagem na Paraíba (SOMA-PB), aprofunda, na rede de ensino, a lógica da avaliação de desempenho, da competição e da meritocracia, por preconizar, entre outras questões, a melhoria dos índices educacionais aferidos pelas avaliações externas. Reduz a dimensão subjetiva do processo de ensino e aprendizagem, à formação dos estudantes por meio de conteúdos mínimos, orientados pelo pragmatismo, funcionalismo e pela pedagogia das competências. Por fim, no âmbito da administração escolar, o Pacto pela Aprendizagem na Paraíba (SOMA-PB) ressignifica princípios da gestão democrática a partir da participação legitimada e da transferência das responsabilidades, que esvaziam o sentido político da gestão democrática escolar.
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