Navegando por Autor "Furukava, Camila"
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Dissertação Espaços públicos destinados à prática de atividade física na microrregião do Trairi Potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Santos, Jéssyca Camila Carvalho; Medeiros, Anna Cecilia Queiroz de; https://orcid.org/0000-0002-7664-4959; http://lattes.cnpq.br/6897910777769874; https://orcid.org/0000-0002-4360-7625; http://lattes.cnpq.br/7525514406031580; Magalhães, Adriana Gomes; http://lattes.cnpq.br/5918222264099117; Furukava, CamilaO incentivo à prática de atividade física é uma das principais estratégias utilizadas no enfrentamento às doenças e agravos crônicos não transmissíveis, principalmente em relação à obesidade, diabetes e hipertensão. Para além disso, a atividade física é um componente importante para qualidade de vida, para a saúde física e mental. No entanto, nem todos têm acesso a ambientes que oportunizem esta prática. Esta é uma realidade que precisa ser melhor avaliada e que, embora tenha contornos mais definidos em grandes centros urbanos, é relativamente pouco conhecida nas pequenas cidades. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar espaços públicos destinados à prática de atividade física na microrregião do Trairi Potiguar. Trata-se de um estudo transversal observacional descritivo que avaliou estruturas públicas destinadas à prática de atividade física nos 11 municípios que compõe a microrregião do Trairi, no estado do Rio Grande do Norte. Este território possui uma população estimada de 125.620 habitantes para 2021, o bioma predominante é a caatinga e o clima, o semiárido com longos períodos de seca. Incialmente foi realizado um levantamento das estruturas destinadas à prática de atividade física junto às Secretarias Municipais de Esportes ou pastas responsáveis e no momento das visitas aos municípios, através de informações coletadas com os moradores. Foram incluídas quadras/ginásios, parques destinados a caminhada, academias da saúde e praças. Assim, foram visitados in loco 79 locais, totalizando 98 estruturas, sendo avaliados aspectos relativos a repertório e qualidade de equipamentos disponibilizados, atributos de conforto ao usuário, estética, segurança, serviços e sombreamento dos espaços e equipamentos. A maioria das estruturas apresentou bom estado de conservação, assim como boas condições de limpeza, estética e segurança, bancos e iluminação de boa qualidade, entretanto os itens de conforto como banheiros, bebedouros, condições de sombreamento das estruturas, e acessibilidade requerem maior atenção. Espera-se que os resultados obtidos possam ser utilizados para melhorar o planejamento e acesso a equipamentos e iniciativas públicas voltadas para a prática de atividade física, nesta microrregião.TCC Flexibilidade espacial e apropriação da cidade: anteprojeto de estruturação de um espaço público de múltiplo uso no bairro de Ponta Negra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-17) Medeiros, Viviane Gomes; Lima, Verônica Maria Fernandes de; Bezerra Junior, Francisco da Rocha; Furukava, CamilaEm muitas cidades brasileiras, observa-se uma tendência à diminuição da apropriação dos espaços públicos, a exemplo de praças, ruas, e largos. Diminui o número de pessoas conversando em cadeiras nas calçadas e de crianças brincando nas ruas quando este tipo de dinâmica urbana passa a ocorrer em novos ambientes de convivência que possuem acessibilidade restrita, como os shopping centers e os condomínios, que surgiram num contexto de sensação de insegurança no meio urbano. Soma-se a isto a má distribuição dos espaços públicos existentes, a notar-se pelos resultados parciais da pesquisa “Os sistemas de espaços livres públicos e a urbanidade”. Notou-se que enquanto alguns distritos da cidade possuem equipamentos públicos de lazer dos quais se podem fazer uso, existem áreas que sofrem com a insuficiência de espaços públicos, seja de lazer, seja para contribuir com a complexa teia ecológica da urbe. Como resposta a esta problemática, trabalha-se aqui sob a ótica da multifuncionalidade, tanto como forma de retomar o uso dos espaços públicos ao convidar vários atores à ocupação e apropriação, quanto como espaço de democracia onde a adaptação e a flexibilidade permitem que esta diversidade de apropriações tome forma sem restringir o espaço do outro. É objetivo deste trabalho estimular a apropriação dos espaços públicos através do desenvolvimento de uma proposta adaptável, levando em consideração os diferentes tipos de usos apresentados pela população local, tendo como elementos norteadores a multifuncionalidade e a flexibilidade, unindo áreas outrora dispersasTCC A paisagem na orla de Natal/RN:o Plano Diretor de 2022 e suas alterações no gabarito da AEITP 3 e ZPA 7(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Soares, Renê Airton Cunha; Queiroz, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de; Torres, Leidian Aragão; http://lattes.cnpq.br/1628459124896179; 0000-0002-4240-8384; http://lattes.cnpq.br/4961054145787883; 0009-0002-3617-1613; http://lattes.cnpq.br/3055905845048587; Ribeiro, Isaías da Silva; http://lattes.cnpq.br/1204759128622656; Furukava, Camila; http://lattes.cnpq.br/5311348759854542Toda revisão de plano diretor traz expectativas sobre o ordenamento urbano de uma cidade. Em 2022, Natal passou por esse processo e diversas alterações no planejamento da cidade foram inseridas, entre elas, mudanças nas zonas adensáveis, alterações no gabarito, coeficiente de aproveitamento, entre outras. Esse trabalho visa analisar as mudanças no gabarito da Área especial de Interesse Turístico e Paisagístico 3 e na Zona de Proteção Ambiental 7 e seus impactos na paisagem da orla da Praia do Meio, evidenciando visualmente as mudanças no gabarito dessas duas zonas, comparando os cenários possíveis a partir do Plano Diretor de 2007 com os cenários possibilitados pela revisão de 2022. O trabalho consistiu em uma revisão da literatura, definição e caracterização da fração do território, definição dos pontos de análise da paisagem, geração de modelos tridimensionais comparativos e análise dos resultados. O estudo mostra que a nova legislação urbanística de 2022 trouxe mudanças significativas no gabarito Praia do Meio, o que pode impactar negativamente a paisagem da orla de Natal/RN. A análise comparativa dos modelos tridimensionais gerados a partir da aplicação das legislações de 2007 e 2022 evidenciou as transformações que possivelmente serão provocadas na paisagem. Além disso, a pesquisa concluiu que a nova legislação não apresenta medidas suficientes para proteger a paisagem e controlar o gabarito em áreas com valor paisagístico. Por fim, o estudo conseguiu evidenciar visualmente a mudança de gabarito na Praia do Meio, trazendo melhor compreensão do funcionamento da legislação na região analisada.Dissertação Plano setorial: a construção de estratégias para implementação do plano diretor de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-21) Furukava, Camila; Bentes Sobrinha, Maria Dulce Picanço; ; http://lattes.cnpq.br/3773171291305294; ; http://lattes.cnpq.br/5311348759854542; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; ; http://lattes.cnpq.br/8083307867459651; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046; Duarte, Marise Costa de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/8614705824393576O Plano Setorial inserido como instrumento urbanístico no Plano Diretor de Natal (LC82/07), vem sendo aprofundado desde 2007, e é norteado para a distribuição equitativa dos benefícios da urbanização, visando à efetivação do direito à cidade e da função socioambiental da propriedade no contexto do planejamento urbano. Assim, o Plano Setorial foi inserido na perspectiva de promover um campo propício para aplicação articulada dos instrumentos definidos no Plano Diretor e destes como intervenções urbanísticas, por meio do aprofundamento do macrozoneamento - saindo da dimensão da cidade e adentrando a dimensão de uma fração reduzida do urbano - facilitando a gestão democrática, nos termos do Estatuto da Cidade. Contudo, a ausência de regulamentação e, principalmente, a fragilidade conceitual e operacional do instrumento, que o aproxima de outras experiências e instrumentos existentes, limitaram sobremaneira a sua aplicação e avaliação. Considerando o caráter inovador do instrumento e a intensa participação social que se constitui pela sua inserção no planejamento local, em 2007, indagamos sobre quais elementos conceituais e operacionais poderiam dar maior efetividade à construção do Plano Setorial? Orientada por essa questão, a presente dissertação busca compreender a natureza e os procedimentos operacionais do Plano Setorial, visando formular apontamentos sobre os aspectos conceituais e operacionais de aplicação de um Plano Setorial. Delimita-se o bairro de Ponta Negra como universo empírico, uma vez que foi o primeiro setor de aplicação definido no Plano Diretor. Do ponto de vista teórico-conceitual a pesquisa toma como referência autores que apresentam reflexão e aprofundamentos sobre a matriz da Reforma Urbana, cujos princípios embasam a trajetória de revisão do planejamento urbano no Brasil a partir dos anos de 1980, com destaque para Raquel Rolnik, Nelson Saule Júnior e Orlando Alves dos Santos Júnior. Para acompanhamento local foram observados os autores Alexsandro Ferreira Cardoso Silva, Rosa Maria Pinheiro Oliveira e Marise Costa da Souza Duarte, para compreender a dinâmica do crescimento de Natal, legal e urbanisticamenteDissertação Sistema construtivo de rápida execução: anteprojeto de um terminal de ônibus urbano no bairro Planalto - Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-25) Borges, Andrecelly Solon; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; Nobre, Paulo José Lisboa; http://lattes.cnpq.br/1983920756668716; https://orcid.org/0000-0002-6162-5536; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; http://lattes.cnpq.br/9523557646079109; Furukava, Camila; Goulart, Solange Virginia GalarcaEste trabalho de Mestrado Profissional, é constituído de um anteprojeto de um terminal de ônibus urbano para o bairro Planalto, com ênfase em um sistema construtivo de rápida execução, e um relatório técnico. Atualmente grande parte da população de Natal/RN é usuária do transporte público de ônibus urbano, para exercer suas atividades diárias, como estudo, trabalho e lazer. O sistema de transporte público de uma cidade não se abrevia apenas aos veículos que transportam pessoas por diferentes trajetos, também sendo composto por edificações, seus acessos e instalações, configurando-se como espaço protegido e seguro. Entretanto, não se encontra em Natal/RN um equipamento dessa natureza, compatível com a demanda de pessoas que circulam diariamente pelos terminais de ônibus da cidade. A partir desta necessidade objetiva-se propor um anteprojeto de um Terminal de Ônibus Planalto II, no Bairro Planalto, que seja funcional e confortável para a população. Para desenvolver a proposta foi realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais correlatos. Em seguida, seguiu-se à fase de projetação, baseada na definição de conceito, partido a programação arquitetônica, definição de dilemas e metas do projeto. A partir dessa base e com o auxílio dos componentes curriculares do curso, o processo de projetação foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico, até o escopo da proposta do Terminal. Como resultado tem-se uma proposta de uma edificação funcional, utilizando uma cobertura tensionada, de execução em curto espaço de tempo e com menores custos, quando comparadas a outros sistemas construtivos.TCC Sistema de compostagem escalável a partir de resíduos orgânicos oriundos de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Medeiros, Rachel Araújo de; Furukava, Marciano; Furukava, Marciano; Furukava, Camila; Silva, João Bosco daO crescimento desenfreado das cidades originou diversos impactos socioambientais negativos, entre eles a grande geração e a disposição final ambientalmente inadequada dos resíduos sólidos. Os resíduos orgânicos, em particular, ocupam elevado percentual de geração e disposição do volume total de resíduos sólidos domiciliares do país, e como não há a devida separação entre a matéria orgânica e os demais resíduos sólidos gerados no ambiente urbano, o chorume final produzido pode ser contaminante. Porém, o chorume advindo somente da matéria orgânica é considerado um excelente fertilizante do solo e deve ser aproveitado. Observando, portanto, o cenário local, este trabalho visou implantar uma unidade piloto de compostagem natural, através do modelo de pequena escala, no Instituto Juvino Barreto, Natal/RN. Foi apresentada uma solução para o tratamento dos resíduos orgânicos, que muito embora o projeto não tenha sido implantado na sua totalidade, pôde-se verificar o potencial do sistema, em comparação ao modelo de leiras, para locais com pouca área disponível. O trabalho também buscou utilizar a compostagem como ferramenta de educação ambiental, por meio de uma oficina e a aplicação do projeto in loco, transformando o compromisso dos funcionários e qualidade de vida dos idosos. Foi mostrado que apesar do processo não ter ocorrido do modo ideal, é importante a realização de futuros estudos que permitam o aumento de sua eficiência, como a identificação de uma relação C/N adequada.Tese Zonas de proteção ambiental e projetos rodoviários: pressões e transformações entre a zona de proteção ambiental 9 e o projeto rodoviário da av. Moema Tinoco da Cunha Lima, Natal/RN(2018-07-26) Furukava, Camila; Bentes Sobrinha, Maria Dulce Picanço; ; ; Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da; ; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; Passos, Luciana Andrade dos; ; Mameri, Silvana Ferracciu;A presente tese aborda o tema dos atributos socioambientais das zonas de proteção ambiental que afetam e são afetados por projetos rodoviários inseridos em dinâmicas metropolitanas. A motivação pelo referido tema se colocou a partir da observação de recorrentes ocupações nas Zonas de Proteção Ambiental – ZPA, por projetos rodoviários que implicaram na supressão de atributos socioambientais relevantes. Mais precisamente, identificou-se na década de 2000 que a ZPA 9, localizada na Zona Norte de Natal, no Rio Grande do Norte, ao recepcionar frações do projeto rodoviário da Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, com incidência metropolitana, gerou diversos conflitos socioambientais possíveis de comprometer os objetivos de sua proteção. Diante dessa problemática, questionou-se como os atributos socioambientais foram considerados em instrumentos de planejamento urbano e em projetos rodoviários que tiveram algum tipo de incidência sobre zonas de proteção ambiental? Admitiu-se como pressuposto que, embora se verificassem avanços na proteção de ZPAs no âmbito do planejamento territorial, os atributos socioambientais de tais Zonas eram desconsiderados quanto a sua dimensão urbanística, não sendo reconhecidas nem as suas especificidades no nível do projeto rodoviário, nem os seus respectivos efeitos no processo de transformações socioespaciais impulsionados pelo referido projeto. Isso resultava no comprometimento dos objetivos de proteção das ZPAs e no êxito da implementação dos projetos de mobilidade urbana. Considerando o exposto, o objeto de estudo que norteia a presente tese é delimitado pelos atributos socioambientais da ZPA9 relacionados ao traçado do projeto rodoviário, ao marco legal e à dinâmica urbana. O objetivo é compreender a abordagem dos atributos socioambientais da ZPA 9 no projeto rodoviário da Av. Moema Tinoco, a partir da dimensão urbanística do projeto rodoviário, legislação urbana e ambiental e transformações no uso e ocupação do solo da ZPA 9. No campo teórico-metodológico, são referências os estudos de Raquel Tardin (2008), como suporte na categorização dos atributos socioambientais, e Jan Gehl (2013) na categorização do projeto rodoviário quanto a sua dimensão humana. Ambos analisam o espaço a partir da relação homem/natureza. Foi evidenciado que as bases e os objetivos de elaboração da ZPA e do projeto rodoviário são incompatíveis e contraditórias entre si e demandam um trabalho de articulação, inexpressivo historicamente no campo legal e da gestão urbana no Brasil. Além disto, a ausência de consideração dessas estruturas como sistemas integrados na produção do espaço urbano, à luz da função socioambiental da propriedade, geraram diversos conflitos identificados de maneiras distintas na fase de concepção, implantação e consolidação do projeto rodoviário. Esse descompasso remeteu recorrentemente a fragilização dos espaços ambientais para inserção de rodovias com um padrão tipológico único, que não dialogou com o entorno socioambiental, o que acabou por descaracterizar os espaços ambientais e por comprometer o funcionamento do próprio projeto rodoviário.