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Navegando por Autor "Góes, Taireny Almira de Medeiros"

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    TCC
    Trilhando caminhos da educação permanente em saúde no Seridó: veredas do agente comunitário de saúde em meio a pandemia da COVID-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Góes, Taireny Almira de Medeiros; Medeiros, Jessica Farias Dantas; Dantas, Izabel Cristina de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2436322722096679; Medeiros, Jessica Farias Dantas; Dantas, Izabel Cristina de Medeiros; Rolim, Ana Carine Arruda; Barra, Brígida Gabriele Albuquerque
    O agente comunitário de saúde é o elo entre o serviço de saúde e a comunidade, sendo instrumento nos processos da atenção básica. Essa categoria não tem legislação que garanta a formação e a qualificação desses trabalhadores. Nesse prisma, a educação permanente em saúde é um instrumento educacional com potencialidades para gerar reflexão sobre o processo de trabalho, por meio da proposta do aprender a aprender. Devido a pandemia da Covid-19, diversos cenários de saúde tiveram que se readequar a nova situação epidemiológica. Este estudo pretende descrever como se deu o processo de educação permanente em saúde dos agentes comunitários de saúde de Currais Novos, no preparo para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de caráter qualitativo, com análise temática. Mediante aplicação de um questionário aberto online, buscou-se identificar as percepções desses trabalhadores sobre a educação permanente em saúde e o apoio que tiveram da rede durante a pandemia da Covid-19. Participaram da pesquisa quinze agentes comunitários de saúde e três gestoras da saúde do município, que puderam expor suas perspectivas acerca da educação permanente em saúde, da sua relação com o enfrentamento da pandemia e da corresponsabilidade de outros atores, capazes de auxiliar no combate da situação epidemiológica causada pelo vírus Sars-CoV-2. Este estudo possibilitou compreender que a maior parte dos agentes comunitários de saúde sabe o que significa a educação permanente em saúde e acreditam que isso ocorre no cotidiano do trabalho. A gestão em saúde, inserida nesse contexto, também avaliou que poderia ter dado maior apoio aos agentes comunitários de saúde com qualificações e interações com a categoria. Portanto, esse estudo evidenciou que a educação permanente em saúde é capaz de expor as fragilidades da rede, uma vez que houve entraves na efetivação de processos formativos para os agentes comunitários de saúde na pandemia da Covid-19. Ainda, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil possui limitações por atribuir grande parte da responsabilidade ao trabalhador da saúde, excluindo condições do serviço que vulnerabilizam essas categorias profissionais. Por fim, a gestão transmitiu informações relevantes acerca do cenário epidemiológico para alguns atoreschaves, que podem não ter chegado aos agentes comunitários de saúde para fomentar discussões e reflexões.
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