Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gadelha, Isabel Carolina Pereira de Medeiros"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Formação docente na educação infantil: desafios e possibilidades para inclusão digital das crianças na contemporaneidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-11) Gadelha, Isabel Carolina Pereira de Medeiros; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; http://lattes.cnpq.br/2324487557664342; Gomes, Apuena Vieira; https://orcid.org/0000-0002-3497-655X; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; Lopes, Denise Maria de Carvalho; Amorim, Giovana Carla Cardoso
    A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições da formação docente para a inclusão das tecnologias digitais, na Educação Infantil, tendo como subsídio as orientações do Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (CRTC). A formação se desenvolveu com professoras de quatro centros infantis do município de Parnamirim/RN, em formato híbrido e partiu de uma pesquisa de mestrado profissional do Programa de Pósgraduação em Inovação em Tecnologias Educacionais - PPgITE/UFRN. A formação, inspirada e orientada pelas orientações do CRTC, explorou os eixos Cidadania Digital e Pensamento Computacional do referido currículo, através de metodologias ativas e ferramentas digitais, com as habilidades a serem desenvolvidas pelas crianças sugeridas por cada eixo. Foram tecidas reflexões sobre formação docente, currículo, currículo na Educação Infantil, de acordo com: Gatti; Saviani; Perrenoud; Oliveira-Formosinho; Oliveira; Macedo; Moreira e Candau; Fochi. Para discutir a prática docente e o uso de tecnologias, nos apoiamos em Cunha; Almeida e Valente; Tardif. A pesquisa respalda-se metodologicamente na abordagem qualitativa com aspectos da pesquisa-ação como forma de compreensão e intervenção no contexto escolhido. Através da aplicação de questionários, diário de campo e entrevistas coletiva e individual, traçamos o perfil dos participantes, para melhor compreensão do contexto no qual estavam inseridos, identificamos a percepção por parte dos sujeitos da importância do uso de tecnologias digitais na educação infantil e verificamos os principais desafios enfrentados por eles para a inclusão das tecnologias digitais no cotidiano dos centros infantis, no intuito de propiciar momentos de construção de novos conhecimentos, em um processo de formação continuada. A análise dos dados ocorreu por meio dos princípios da categorização e inferência presentes na análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Como produto final foi elaborado um plano de formação continuada que ficará disponível para a Rede de ensino de Parnamirim/RN. Os resultados demonstraram que o percurso formativo alinhado às orientações do currículo CRTC despertou o interesse dos docentes, promoveu a reflexão para o uso dos recursos digitais e, sobretudo, despertou nas crianças a curiosidade, o interesse, além de ter contribuído com o desenvolvimento de habilidades digitais.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM