Navegando por Autor "Gadelha, Maria Jacqueline Abrantes"
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Tese Artes de viver: a tenda do conto: recordações, dores e sensibilidade no cuidado em saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-30) Gadelha, Maria Jacqueline Abrantes; Takeuti, Norma Missae; ; http://lattes.cnpq.br/9696754276620458; ; http://lattes.cnpq.br/6533818724907605; Costa, Alda Maria Lacerda da; ; http://lattes.cnpq.br/9918050821390814; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; Albuquerque, Paulo Henrique Novaes Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/6218095707596245; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/4120682351858267A pesquisa explora uma prática não convencional, inventiva, de cuidado na Atenção Básica – a Tenda do Conto – onde trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde revelam atitudes que apontam para abertura de possibilidades de outros modos de produção de saúde, em direção à construção de novas modalidades de vínculos institucionais e sociais. Produção de afetos e processos de subjetivação ganham relevância nesse enfoque. A pesquisa-intervenção, na qual saberes do cotidiano e saberes acadêmicos se entrelaçam está circunscrita na referida experimentação em que usuários e trabalhadores compartilham sentidos de vida, pela circulação de relatos de experiências comuns. No percurso da pesquisa acompanhamos os movimentos micropolíticos produzidos nos lugares onde a prática vem sendo experimentada por meio da vivência em ato, através de entrevistas e junto aos participantes da Rede HumanizaSUS (rede colaborativa de pessoas envolvidas na humanização da gestão e atenção do SUS), de modo a compreender como essas experimentações se desdobram em meio às contingências do modelo instituído homogeneizador e medicalizante das práticas em saúde. Procuramos, assim, identificar tanto os limites impostos quanto as capacidades de promoção de micro transformações no processo de trabalho, evidenciando as linhas de tensões que afetam tanto o plano objetivo das práticas institucionais como o plano subjetivo dos usuários e trabalhadores. Concebendo como arte – o fazer, o contar e o inventar – o estudo explora os percursos da experimentação Tenda do Conto no período de 2008 a 2014, destacando que a escuta de narrativas de vida reverte figuras anônimas de desejo de reconhecimento em figuras de reconhecimento do (seu) desejo. Pelo recurso narrativo, nota-se a tentativa de, por um lado, alcançar-se a almejada ampliação do diálogo entre saberes de diferentes registros e, por outro, conseguir o necessário deslocamento de olhares sobre a saúde em direção a uma partilha de sentidos, tendo a vida e a afetividade como ingredientes primordiais.Dissertação Atenção à saúde mental na estratégia saúde da família: construção de uma tecnologia educativa como ferramenta de educação permanente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-27) Melo, Déborah Priscylla Bezerra Corrêa de; Melo, Lygia Maria de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3580862965931971; https://orcid.org/0000-0002-0731-1093; http://lattes.cnpq.br/3432709259036933; Guimarães, Jacileide; https://orcid.org/0000-0003-4664-5886; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; Gadelha, Maria Jacqueline AbrantesOs altos índices de adoecimento mental têm sido um relevante problema de saúde pública mundial, destacando-se a necessidade do desenvolvimento de pesquisas na área da saúde mental e de tecnologias que qualifiquem os profissionais para prestar uma assistência de melhor qualidade aos usuários em sofrimento psíquico. Diante deste contexto, a Atenção Primária à Saúde (APS), por ser porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e por exercer um papel importante na gestão do SUS, torna-se imprescindível, uma vez que se faz imperativa a necessidade de adequação do processo de trabalho desenvolvido pelas equipes da APS diante das demandas de saúde mental. Logo, este estudo trata de uma pesquisa descritiva exploratória e de abordagem qualitativa que objetivou conhecer a atenção à saúde mental prestada pelas equipes de Saúde da Família no município de Parnamirim/RN, bem como identificar as tecnologias e ferramentas de trabalho adotadas pelas equipes para viabilizar ações de saúde mental, identificar os problemas, fragilidades e potencialidades relacionados à demanda de saúde mental do ponto de vista do profissional da APS e elaborar, a partir da pesquisa, uma tecnologia educativa com vistas a contribuir com o processo de formação dos profissionais da APS. Consoante ao universo do estudo, trabalhou-se com os profissionais de saúde que compõem as equipes de Estratégia Saúde da Família dos sete territórios do município, totalizando 20 sujeitos, sendo eles: médico(a)s, enfermeiro(a)s, técnico(a)s de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado. Os dados das entrevistas foram codificados, sumarizados, sistematizados e analisados com o auxílio de software para análise de dados qualitativos, o ATLAS.ti versão 23, e, para análise, foi utilizado o método de Análise Temática de Bardin, originando cinco categorias de análise: Práticas em Saúde Mental ofertadas pelos profissionais da ESF: o que se vê e o que se faz; O acolhimento como tecnologia do cuidado em Saúde Mental na APS: o real e o ideal; “Nós” na RAPS: o que se sabe e o que se faz. Limites e possibilidades do Cuidado em Saúde Mental na APS; Educação Permanente como potencial para qualificação das práticas em Saúde Mental. De maneira geral, o principal resultado mostrou um cuidado fragmentado no que concerne à saúde mental, uma baixa articulação entre a APS e os serviços que formam a RAPS, inviabilizando o cuidado integral. As práticas de “cuidado em saúde mental” prevalecem baseadas em um modelo essencialmente biomédico e com forte medicalização. Em relação às limitações para o cuidado em saúde mental na APS encontradas, destaca-se a falta de capacitação, os recursos insuficientes, os problemas na articulação da rede de atenção, a fragilidade da rede de atenção psicossocial sem fluxos bem definidos, a dificuldade de acesso à rede, a falta de comunicação, a sobrecarga de trabalho, a ausência de matriciamento. No entanto, foram apresentadas pelos profissionais potencialidades no que se refere à APS, pois veem como um espaço propício para construção de vínculos, de longitudinalidade e de resolutividade. As sugestões apontam para a realização de atividades de educação permanente e para a elaboração de instrumentos estratégicos que ajudem os profissionais a lidarem com maior segurança com as demandas de saúde mental. A partir dos achados do estudo, elaborou-se como produto técnico uma tecnologia educacional no formato de cartilha (Cartilha de Saúde Mental: Acolhendo o sofrimento psíquico na APS). O material elaborado, direcionado aos profissionais de saúde da APS, contendo informações a serem utilizadas nas práticas profissionais como um instrumento de qualificação, tem potencial de provocar impacto tanto nos serviços de saúde do município onde ocorreu o estudo como nos demais serviços da APS que revelarem similaridade com esta pesquisa, a fim de aprimorar, assim, a assistência aos usuários em sofrimento psíquico e de promover o cuidado integral.Dissertação Avaliação do ensino-aprendizagem sobre o pré-natal de risco habitual para estudantes da graduação em enfermagem(2018-12-17) Lima, Jéssica Valeska Herculano; Souza, Nilba Lima de; ; ; Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto; ; Pinto, Erika Simone Galvão; ; Gadelha, Maria Jacqueline Abrantes;A consulta pré-natal é uma importante ferramenta para garantir a saúde materno-fetal e neonatal e, por isso, os estudantes de graduação em enfermagem devem ser habilitados para acompanhar e detectar fatores de risco gestacional. A avaliação no ensino nesta área de competências e atuação do enfermeiro precisa ser realizada para que os fatores dificultadores do aprendizado sejam identificados e solucionados, com vistas a potencializar os estudantes nas competências e habilidades relacionadas à consulta do pré-natal. Assim, o presente estudo foi motivado pela percepção de que há lacunas de pesquisa avaliativa, no campo educacional, relacionadas à formação do enfermeiro para a consulta no pré-natal de risco habitual. Esta pesquisa se propõe avaliar o ensino-aprendizagem dos estudantes de graduação em enfermagem sobre as competências e a habilidade adquiridas no ensino teórico/prático e estágios supervisionados sobre o pré-natal de risco habitual. Trata-se de um estudo de avaliação normativa, de caráter transversal, com dados quantitativos. Foi realizado no Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do campus central, localizado em Natal/RN, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN por número 2.698.375. A população foi composta por 53 estudantes regularmente matriculados no 7° e 8° períodos, nas disciplinas: Atenção Integral à Saúde III e Estágio Supervisionado I: o processo de trabalho do enfermeirando na atenção básica de saúde. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário elaborado com base no protocolo do Ministério da Saúde junto com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio-Libanês. que contém as variáveis distribuídas em oito eixos do conhecimento, que são: Eixo 1- Exame físico geral e específico; Eixo 2- Exames laboratoriais; Eixo 3- Sinais de alerta na gravidez; Eixo 4-Avaliação do risco gestacional; Eixo 5- Preenchimento da caderneta da gestante; Eixo 6-Suplementação de ferro e ácido fólico; Eixo 7- Imunização; Eixo 8- Orientações educativas, que juntos integram a consulta de pré-natal de risco habitual. As variáveis foram investigadas por meio da escala de Likert com graduações de cinco posições, tais como: (1) não realiza identifica, (2) realiza com dificuldade, (3) realiza parcialmente (4) realiza quase que totalmente e (5) realiza totalmente com segurança. Para análise descritiva dos dados foram utilizados valores de frequência e porcentagem. Como resultado, os dados mais satisfatórios foram encontrados no eixo 5 e as respostas mais insatisfatórias, no eixo 3, nas variáveis diminuição da movimentação fetal, epigastralgia, e escotomas visuais, as quais menos de 40% dos estudantes responderam identificar totalmente com segurança, e no eixo 4, na variável sinais indicativos de encaminhamento à urgência e emergência obstétrica, na qual apenas 54,72% dos estudantes disseram identificar totalmente com segurança. Os achados do estudo apontam que há necessidade de melhorar as habilidades e competências desenvolvidas por estudantes de enfermagem nos oito eixos que contemplam a consulta pré-natal de risco habitual, com ênfase no eixo 3 , que se refere à identificação da presença de sinais de alerta na gravidez, e no eixo 4, que revela a avaliação do risco gestacional, foram os que apresentaram menores percentuais de realização com quase ou totalmente com segurança.Dissertação Beirando a vida, driblando os problemas: estratégias de bem viver(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-12-14) Gadelha, Maria Jacqueline Abrantes; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; Timóteo, Rosalba Pessoa de Souza; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760582E9&dataRevisao=null; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760209A3&dataRevisao=null; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167O presente estudo tem por objetivo analisar as estratégias utilizadas pelas famílias em situação de risco e vulnerabilidade, adscritas à Estratégia Saúde da Família (ESF), no enfrentamento de seus problemas cotidianos. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que utiliza a entrevista como principal ferramenta da abordagem empírica. Foram entrevistadas dez mulheres da localidade do Panatis, zona Norte, do município de Natal-RN, cujas famílias vivenciam carências de condições socioeconômicas básicas. As entrevistas ocorreram entre os meses de abril a junho de 2007. Os depoimentos revelam a existência de um misto de improvisações e criatividades usadas como estratégias para a superação das privações e necessidades vividas no cotidiano. Depreendemos, igualmente, que estas famílias buscam soluções para os problemas por meio da religiosidade e do sistema de reciprocidade da dádiva, como recurso para obtenção de reconhecimento pessoal e apoio nas adversidades. Os resultados apontam, ainda, a ESF como uma das estratégias utilizadas por essas famílias na busca de atenção e de cuidado. Nessa perspectiva, a ESF evidencia-se como um espaço de escuta e de construção de vínculos que se consolidam nas visitas domiciliares, nos grupos organizados, nas festas e passeios promovidos junto à comunidade, reinserindo o contato e o apoio entre as pessoas e sinalizando para uma via de saída do abandono e do isolamento. Detentoras de um saber construído a partir das suas experiências de vida, as participantes do estudo nos induzem a inferir ser necessário ampliar os espaços, que lhes permitam expressar significados, valores e vivências, e a considerar o adoecimento como um processo que incorpora outras dimensões da vida, além da física. Como profissionais de saúde, precisamos estar atentos às diversas e criativas habilidades de atuação no cotidiano dessas famílias, para que possamos, junto a elas, reinventar um novo jeito de fazer saúdeDissertação A tenda do conto na atenção primária à saúde: um espaço possível para o cuidado integral à saúde masculina?(2016-12-05) Cavalcanti, Joseane da Rocha Dantas; Silva, Georgia Sibele Nogueira da; ; http://lattes.cnpq.br/1062059652170019; ; http://lattes.cnpq.br/3418837338551364; Rodrigues, Maisa Paulino; ; http://lattes.cnpq.br/3535935637398553; Gadelha, Maria Jacqueline Abrantes; ; http://lattes.cnpq.br/6533818724907605A pretensa invulnerabilidade masculina vêm se constituindo em fator de vulnerabilização ao adoecimento, acrescido ao fato da invisibilidade de suas demandas pelos serviços de saúde, no que diz respeito a organização dos serviços e as crenças em relação a masculinidade significar sinônimo de não cuidado. Temos nesse contexto, a necessidade de criação e intensificação de estratégias na atenção básica que contemple de maneira singular os homens. Diante desse cenário, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter interventivo visando compreender se a prática inventiva da Tenda do Conto pode se configurar como um espaço de cuidado humanizado e integral para a saúde dos homens usuários da Estratégia Saúde da Família. O estudo foi realizado com nove homens em uma Unidade de Saúde da Família, no município de Cuité-PB. Como estratégia metodológica, utilizamos a entrevista e a participação dos homens na Tenda do Conto, mediada pela pesquisadora; e o diário de campo da pesquisadora e sua assistente. A Tenda do Conto se configura como um espaço aberto, através de encontros onde usuários e profissionais de saúde partilham sabedorias e experiências de vida, estimulando a co-responsabilidade na busca de soluções e superação dos desafios, constituindo uma estratégia de otimização no acolhimento e estabelecimento de vínculo alicerçado no princípio de humanização. Para a análise e interpretação das narrativas recorremos à Hermenêutica Gadameriana. A partir do diálogo com as narrativas dos homens nas tendas e entrevistas obtivemos alguns eixos temáticos: 1) Ser homem é dar conta de tudo! Nesse eixo constatamos a responsabilidade para com tudo e a centralidade do trabalho na construção das masculinidades, o ter caráter configurando a força do ser homem e é Ser normal, é não ser machista ao falarem em respeito às diferenças como algo que deveria ser normal na constituição do masculino. 2) Concepções sobre saúde: viver bem e não sentir nada. Eles partiam da ausência de doença, indo ao bem estar, com destaque no decorrer das tendas para a presença da música, do lazer, e da convivência entre eles como aliados em sua saúde. 3) Concepções sobre bom atendimento: a busca pela resolutividade surgem ao lado do acolhimento. 4) Os homens na/da Tenda, carecem de que?: Demandas de saúde masculinas: os carecimentos explícitos - observamos hipertensão arterial, gastrite, problemas de próstata, dor física e ansiedade. Revelando necessidades: eles carecem de que? Eles (re)conhecem a necessidade de dar visibilidade e cuidado as suas questões emocionais. 5) A tenda do Conto para homens e a produção de vida! Neste eixo, da timidez inicial ao (re)conhecimento do outro e a alegria de poder falar o que vem de dentro do coração, evidenciam os ganhos obtidos com a Tenda para a expressão de suas singularidades e subjetividades.