Navegando por Autor "Galvão, Aline Guerra"
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TCC Centro BEAT Esportes: proposta arquitetônica de um centro esportivo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Galvão, Aline Guerra; Cortês, Marina Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-3061-4236; http://lattes.cnpq.br/5835319137645989; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; https://orcid.org/0000-0002-6162-5536; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; Araújo, Carla Varela de AlbuquerqueA prática esportiva tem grande importância na vida das pessoas uma vez que proporciona diversos benefícios em todas as faixas etárias (físicos, mentais, sociais e educacionais). Para usufruir desses benefícios, são necessários espaços que ofereçam oportunidade para as pessoas experimentarem e se desenvolverem através do esporte. Nos últimos anos, o crescimento acelerado de bairros como Nova Parnamirim, localizado no município de Parnamirim/RN, tem gerado novas demandas por infraestrutura urbana adequada, especialmente no que diz respeito aos espaços voltados à prática esportiva e lazer associados. Apesar do aumento populacional, a região ainda apresenta carência de equipamentos de qualidade que atendam às diferentes faixas etárias da população e promovam a prática do esporte. A implantação de um centro esportivo diversificado e bem planejado se apresenta como uma estratégia viável e necessária para promover saúde, lazer e bem-estar coletivo, além de contribuir para a valorização urbana do bairro e a qualificação de seus espaços públicos. A partir dessa demandam o presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver um projeto de arquitetura de um centro esportivo em Nova Parnamirim/RN, adequado ao tipo de clima do local, integrando áreas verdes e de lazer ao projeto, portanto o trabalho aplica os princípios da arquitetura bioclimática para atingir o conforto térmico, acústico e lumínino dos espaços esportivos, atendendo às normas das federações e confederações dos esportes envolvidos, as de acessibilidade e os planos diretor e código de obras da cidade de Parnamirim/RN. A pesquisa parte de uma análise crítica dos ginásios existentes na Grande Natal, destacando suas limitações quanto à forma, desempenho térmico, iluminação natural, acústica e integração com o entorno. Em contrapartida, são apresentados exemplos de boas práticas, como o Arena do Morro, em Mãe Luiza, que serve de referência para o desenvolvimento do projeto. O produto final consiste em um centro esportivo que oferece vários esportes com quadras cobertas e descobertas, espaços verdes e áreas de convivência, projetado para atender diferentes faixas etárias e modalidades esportivas, promovendo bem-estar, inclusão social e fortalecimento dos vínculos comunitários. O projeto busca, assim, transcender a função técnica do edifício esportivo e assumir um papel simbólico e afetivo no território, como espaço de transformação humana por meio do esporte.Dissertação Percepção dos atributos da inovação por parte dos consumidores de smartphones: pesquisa com universitários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Galvão, Aline Guerra; Ramos, Anatália Saraiva Martins; Sousa Neto, Manoel Veras de; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; Silva, Brivaldo André Marinho da; http://lattes.cnpq.br/3307270483924600; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; http://lattes.cnpq.br/9959668675730488O estudo sobre o consumo dos produtos contribui para que as organizações possam direcionar os seus esforços para atender às necessidades dos consumidores. O smartphone está entre os produtos inovadores com maior crescimento de consumo nos últimos anos. Diante desta perspectiva, este estudo objetiva avaliar como os atributos da inovação influenciam a percepção dos consumidores de smartphones, segundo a teoria da difusão da inovação, segundo a teoria da difusão da inovação de Rogers. A pesquisa foi realizada com auxílio de um questionário de pesquisa, com 349 alunos de graduação da UFRN através de uma survey, composta de variáveis e indicadores abordados nos objetivos da pesquisa, e constituído de perguntas fechadas, em escala métrica de 7 (sete) pontos aplicados de modo aleatório e por acessibilidade. Para avaliar o comportamento desses consumidores, foi utilizada a teoria da difusão da inovação de Rogers (2003). O trabalho buscou descrever o uso que os alunos fazem do smartphone, bem como verificar a percepção dos atributos da inovação, determinar a relação do perfil com as percepções da inovação e das percepções com o uso do smartphone. Essa pesquisa foi quantitativa e descritiva, que utilizou a análise fatorial e a análise de variância para chegar aos resultados da pesquisa. O estudo mostrou que o uso do smartphone tem aumentado e os alunos seguem a tendência mundial, usando 84 minutos por dia o smartphone, explorando as diversas funcionalidades do smartphone, como redes sociais, acesso à internet, mensagens e ligações. Há uma concordância muito alta em relação aos cinco atributos da inovação, indicando o quanto os alunos percebem as vantagens do smartphone, se sentem confortável com o uso dele, e veem os benefícios de utiliza-lo. A análise fatorial realizada apontou uma formação de cinco construtos que coincidem com a Teoria de da Difusão da Inovação. E, no geral, as percepções da inovação não variam de acordo com o perfil demográfico da amostra. A principal contribuição dessa pesquisa está na confirmação do uso do smartphone pelos alunos, tendo esse público se apresentado como um grupo de usuários frequentes, que percebe positivamente a inovação que é o smartphone, tendo aceitado e incorporado esse aparelho no seu cotidiano.