Navegando por Autor "Galvão, Maria Helena Rodrigues"
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Dissertação Acesso aos serviços de saúde bucal no Brasil: desigualdades na utilização e fatores associados à oferta de atenção secundária(2019-06-27) Galvão, Maria Helena Rodrigues; Oliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa; ; ; Forte, Franklin Delano Soares; ; Celeste, Roger Keller;O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência dos determinantes socioeconômicos no acesso aos serviços odontológicos no Brasil, sob a perspectiva da utilização e disponibilidade, considerando duas estratégias analíticas: (a) a desigualdade na utilização dos serviços odontológicos relacionada à renda na população brasileira a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) e a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) no ano de 2013 (b) a associação entre os indicadores sociais e de organização dos serviços de saúde dos municípios e a disponibilidade de serviços nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), a partir dos dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-CEO). A primeira abordagem consiste em um estudo de painéis repetidos, com análise de dados secundários provenientes de estudos seccionais de base domiciliar. Foram selecionados os dados das PNAD 1998, 2003 e 2008, e os dados da PNS 2013. As variáveis dependentes foram “Já teve acesso à consulta odontológica alguma vez na vida” e “Última consulta odontológica realizada a 3 anos ou mais”. A variável independente selecionada foi “Rendimento per capita domiciliar em salários mínimos”. Com a finalidade de avaliar a desigualdade em saúde para os desfechos avaliados, foram utilizados índices complexos de avaliação de desigualdade em saúde baseados em regressão, o Coeficiente Angular de Desigualdade (CAD) e o Coeficiente Relativo de Desigualdade (CRD). A segunda abordagem trata-se de um estudo ecológico, com amostra de 776 municípios brasileiros que participaram do 1° ciclo do PMAQ-CEO realizado no ano de 2014. As variáveis dependentes do estudo consistiram no número de profissionais e carga horária semanal de cirurgiões-dentistas atuando nas especialidades mínimas por 10.000 habitantes. Realizou-se uma análise de componentes principais para a criação de um escore para mensurar o desempenho dos municípios quanto à disponibilidade de serviços odontológicos especializados. A fim de avaliar os fatores associados ao desempenho dos municípios, utilizou-se o teste do Qui-quadrado de Pearson, tendo como variáveis independentes os seguintes indicadores municipais categorizados em tercis: renda per capita, Índice de Desenvolvimento Humano, índice de Gini, população residente, despesa total com saúde por habitante e Equipes de Saúde Bucal por 10.000 habitantes. Como principais resultados, observou-se uma redução na diferença absoluta no percentual de ausência de acesso entre os indivíduos com maior e menor renda. A diferença absoluta para a ausência de acesso dentre os grupos passou de 10,92% em 1998 para 7,61% em 2013. Para a ausência de acesso nos últimos 3 anos, os valores reduziram de 48,19% em 1998 para 26,98% em 2013. Também se observou uma redução da desigualdade relativa quanto à renda para ambos os desfechos. Com relação à segunda abordagem, o desempenho ótimo quanto à disponibilidade de serviços especializados em saúde bucal foi observado em municípios com menor porte populacional (67,3%), com menor IDHM (41,9%) e com menor renda per capita (41,2), maior média de equipes de saúde bucal por 10.000 habitantes (50,6%), maior média de cadeiras do CEO por 10.000 habitantes (66,3%). Conclui-se que houve uma redução das desigualdades quanto à renda no acesso a consulta odontológica com o passar dos anos analisados, embora se mantenha em níveis preocupantes. Os municípios com piores indicadores socioeconômicos e com melhor organização dos serviços de saúde bucal obtiveram melhor desempenho quanto à disponibilidade de serviços odontológicos especializados. Os resultados demonstram o avanço obtido a partir da Política Nacional de Saúde Bucal, entretanto existem desafios a serem superados para a efetivação dos pressupostos desta política, particularmente no que diz respeito à desigualdade.Tese Elaboração e validação de conteúdo de instrumento para avaliação da qualidade dos serviços de acolhimento com classificação de risco em obstetrícia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Oliveira, Dannielly Azevedo de; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier; Lisboa, Lilian Lira; https://orcid.org/0000-0002-8673-0009; http://lattes.cnpq.br/2813639308023253; https://orcid.org/0000-0003-0108-3912; http://lattes.cnpq.br/1168811870043482; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; Bay Júnior, Osvaldo de Goes; Galvão, Maria Helena Rodrigues; Schlosser, Thalyta Cristina MansanoObjetivo: elaborar e validar o conteúdo do instrumento para avaliação da qualidade do serviço de Acolhimento com Classificação de Risco em Obstetrícia (ACCRO) com dimensões de avaliação para usuárias, profissionais de saúde e gestores. Métodos: estudo metodológico com abordagem quantitativa que foi dividida em duas etapas: na primeira foi desenvolvida um estudo para a elaboração de um instrumento fracionado em três módulos: com dimensão para a usuária (módulo 1), para os trabalhadores da saúde (módulo 2) e para o gestor (módulo 3). Em seguida foi realizada validação de conteúdo por um comitê de juízes (experts) especialistas na área. O instrumento foi criado a partir do referencial teórico proposto por Donabedian e os objetivos propostos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde através do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento. A Análise dessa etapa foi realizada a partir do índice de concordância do comitê (IC), Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e índice Kappa para a avaliação e alcance dos parâmetros ideais de concordância e validade de conteúdo entre os juízes. Resultados: O instrumento foi validado quanto ao conteúdo na etapa 1 do estudo, após avaliação pelo Comitê de experts, considerando valores para IVC, IC e Kappa iguais ou maiores que 0,8 para cada item avaliado. Conclusão: O instrumento atingiu um bom nível de validação do conteúdo a ser utilizado para avaliar a qualidade de atendimentos de ACCRO na perspectiva de usuárias, profissionais de saúde e gestores de serviços materno-infantis e assim possibilitar melhorias para alcançar conformidade de ações Institucionais. Espera-se que a realização das demais etapas de validação (polo empírico e analítico) desse estudo favoreçam o uso seguro do instrumento para avaliação do que se pretende quanto à qualidade dos atendimentos de Acolhimento com Classificação de Risco Obstétrico.Artigo Prevalence of COVID-19 infection in black people in primary health care, hospital units and intensive care units: a protocol for a systematic review and meta-analysis(Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 2021) Nunes, Aryelly Dayane da Silva Nunes; Souza, Talita Araujo de; Silva, Pedro Henrique Alcântara da; Galvão, Maria Helena Rodrigues; Pereira, Dalyanna Mildred de Oliveira Viana; Medeiros, Arthur de Almeida; Barbosa, Isabelle Ribeiro; Torres, Gilson de Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0002-3814-2675Introduction COVID-19 pandemic has affected people all over the world. In this context, health disparities are already evident in becoming ill and dying from this condition, further accentuating historical racial inequalities. Methods and analysis This protocol will be developed based on the recommendations of Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols. For this, searches will be carried out in PubMed, Web of Science, Scopus, Lilacs and ScienceDirect databases searching for cross-sectional studies that assessed the prevalence of black people with COVID-19 at different levels of complexity. All cross-sectional studies that analysed the prevalence of COVID-19 in black people assisted in primary care, hospital wards and intensive care units will be included. The research will be carried out by two independent researchers who will identify the articles; they will exclude duplicate studies. Through blind evaluation, they will select the articles using the Rayyan QCRI application. The instrument proposed by Downs and Black will be used to assess the risk of bias. The meta-analyses will be performed according to the data conditions included. Ethics and dissemination For this study’s development, there is no need for an ethical appraisal considering that it is a systematic review that will use secondary studies.This study’s findings will be disseminated through peerreviewed publications, conference presentations and condensed summaries for main stakeholders and partners in the field. The database search is expected to begin on 1 February 2021. It is expected to complete the entire review process by 30 October 2021TCC Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-20) Ribeiro, Luana de Souza; Oliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa; Oliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa; Galvão, Maria Helena Rodrigues; Silva, Edna Maria daINTRODUÇÃO: O PMAQ-CEO surgiu como estratégia de qualificação dos serviços especializados em saúde bucal. O objetivo do estudo foi analisar a qualidade da assistência aos usuários nos CEO do Brasil, considerando o tempo de espera para iniciar o tratamento, melhor horário para agendamento da consulta, acolhimento no CEO e respeito pelos profissionais. MÉTODO: Estudo quantitativo, com análise de dados secundários obtidos nos CEO que aderiram ao PMAQ-CEO, com amostra de 8.898 usuários em 935 CEO. Análise realizada através do banco de dados da avaliação externa do PMAQ-CEO 1º ciclo por estatística descritiva e inferencial. RESULTADOS: 71% dos usuários esperou menos de 1 mês para iniciar o tratamento e 62,2% foi consultada sobre o melhor horário da consulta. Mais de 90% se sentiram acolhidos e respeitados. Houve diferenças significativas, onde quem apresentava maior salário, esperava menos tempo para ser atendido e usuários de raça branca, com maior nível de escolaridade e maior renda familiar foram os mais questionados quanto à preferência de dia e horário. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que os usuários estão satisfeitos com a assistência nos CEO. Entretanto, provavelmente há influência de raça, renda familiar e nível de escolaridade em relação ao atendimento.Tese Utilização de serviços odontológicos no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-27) Galvão, Maria Helena Rodrigues; Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa; https://orcid.org/0000-0001-5311-697X; http://lattes.cnpq.br/0023445563721084; https://orcid.org/0000-0003-1344-2863; http://lattes.cnpq.br/9381279741300181; Herkrath, Fernando José; Forte, Franklin Delano Soares; Pinheiro, Hélder Henrique Costa; Mirabal, Isabelle Ribeiro Barbosa; Chaves, Sônia Cristina LimaO objetivo do presente estudo foi analisar a utilização de serviços odontológicos no Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, transversal, analítico. Os dados individuais foram obtidos das Pesquisas Nacionais de Saúde desenvolvidas nos anos de 2013 e 2019. Os dados foram analisados considerando os pesos amostrais decorrentes de amostras complexas. Para cada estudo, foram desenvolvidas técnicas de análise múltipla que contemplaram os objetivos do estudo. Os resultados foram discutidos em três artigos científicos aceitos para publicação em periódicos e um artigo em fase de finalização. Os resultados encontrados indicam que a população negra, residente na região Norte e Nordeste, de menor classe social e escolaridade apresentam maior chance de ter ido ao dentista há mais de dois anos e de nunca ter ido ao dentista, bem como maior chance de realizar procedimentos odontológicos cirúrgicos ou de urgência na última consulta odontológica. Observou-se em relação às características do domicílio, que morar em área rural, maior aglomeração e menor renda familiar reduziram as chances de ter utilizado serviços odontológicos no último ano. Por outro lado, pessoas que residiam em domicílios cadastrados na Estratégia de Saúde da Família tiveram menor chance de não ter realizado uma consulta odontológica ao longo da vida, ou de terem ido ao dentista há mais de um ano. Ao analisar especificamente a utilização de serviços públicos odontológicos, após ajuste para idade e sexo, a escolaridade, a cor da pele ou raça e a renda familiar demonstraram efeito predisponente na utilização de serviços públicos odontológicos. Os fatores facilitadores foram residir em domicílios cadastrados em equipes de atenção primária ou localizados em áreas rurais. Os fatores de necessidade associados à utilização de serviço odontológico público foram autopercepção de saúde bucal ruim ou péssima e não ter realizado tratamento restaurador no último atendimento odontológico. Em relação aos fatores contextuais, a utilização de serviço público odontológico esteve associada à maior cobertura populacional por equipes de saúde bucal na atenção primária. De forma geral, observamos um acesso desigual aos serviços odontológicos no Brasil. Esse cenário ocorre quando fatores sociais e facilitadores determinam quem utiliza os serviços, em detrimento da necessidade de utilização. Apesar disso, observamos um efeito importante, decorrente da oferta de serviços odontológicos na atenção primária como um fator mitigador de tais desigualdades, o que demonstra um efeito positivo das estratégias adotadas na Política Nacional de Saúde Bucal.