Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Galvão, Maria Sanielle Viana"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Do concreto ao abstrato, de uma problemática atual para a narrativa do passado: discutindo a pluralidade étnica brasileira com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Nossa Senhora da Guia/Parnamirim/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-13) Galvão, Maria Sanielle Viana; Maia, Ligio José de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9683-1965; http://lattes.cnpq.br/3637992585281501; http://lattes.cnpq.br/7387934191889838; Silva, Edson Hely; Silva, Roberto Airon
    O trabalho discute a formação do povo brasileiro com enfoque no combate do discurso eurocêntrico ainda presente no livro didático de História do 5° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetivou-se com essa pesquisa o enfrentamento da identidade eurocentrada a partir do exame e reflexão do processo de identificação cultural dos estudantes, visando à elaboração de uma Cartilha Pedagógica de suporte para os docentes sobre a formação do povo brasileiro, destacando a contribuição da diversidade cultural dos povos indígenas. Refletiu-se sobre a discussão historiográfica acerca da temática indígena nos materiais didáticos e na escola, embasados no norteamento legal a respeito do tema. Os fundamentos teóricos-metodológicos da pesquisa foram a revisão bibliográfica a respeito da Nova História Indígena e sobre ensino de História, além da aplicação da técnica do questionário e do desenho para a compreensão de como os professores da rede municipal de Parnamirim-RN trabalham com a diversidade cultural em suas aulas e quais materiais consultam para o estudo e preparação das aulas. Por meio da identificação das lacunas presentes no livro didático de História utilizado pelos professores e correlacionando-as junto à legalidade apontada nos referenciais, observamos que a temática indígena ainda não é apresentada no livro didático numa perspectiva de valorização e reconhecimento da sua contribuição para a formação do povo brasileiro. Deste modo, elaboramos uma Cartilha Pedagógica como um instrumento sugestivo para as práticas docentes a partir de um olhar sensível sobre a pluralidade étnica brasileira, com ênfase na disseminação e valorização da cultura indígena do estado do Rio Grande do Norte.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM