Navegando por Autor "Galvão, Maria Sanielle Viana"
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Dissertação Do concreto ao abstrato, de uma problemática atual para a narrativa do passado: discutindo a pluralidade étnica brasileira com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Nossa Senhora da Guia/Parnamirim/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-13) Galvão, Maria Sanielle Viana; Maia, Ligio José de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9683-1965; http://lattes.cnpq.br/3637992585281501; http://lattes.cnpq.br/7387934191889838; Silva, Edson Hely; Silva, Roberto AironO trabalho discute a formação do povo brasileiro com enfoque no combate do discurso eurocêntrico ainda presente no livro didático de História do 5° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetivou-se com essa pesquisa o enfrentamento da identidade eurocentrada a partir do exame e reflexão do processo de identificação cultural dos estudantes, visando à elaboração de uma Cartilha Pedagógica de suporte para os docentes sobre a formação do povo brasileiro, destacando a contribuição da diversidade cultural dos povos indígenas. Refletiu-se sobre a discussão historiográfica acerca da temática indígena nos materiais didáticos e na escola, embasados no norteamento legal a respeito do tema. Os fundamentos teóricos-metodológicos da pesquisa foram a revisão bibliográfica a respeito da Nova História Indígena e sobre ensino de História, além da aplicação da técnica do questionário e do desenho para a compreensão de como os professores da rede municipal de Parnamirim-RN trabalham com a diversidade cultural em suas aulas e quais materiais consultam para o estudo e preparação das aulas. Por meio da identificação das lacunas presentes no livro didático de História utilizado pelos professores e correlacionando-as junto à legalidade apontada nos referenciais, observamos que a temática indígena ainda não é apresentada no livro didático numa perspectiva de valorização e reconhecimento da sua contribuição para a formação do povo brasileiro. Deste modo, elaboramos uma Cartilha Pedagógica como um instrumento sugestivo para as práticas docentes a partir de um olhar sensível sobre a pluralidade étnica brasileira, com ênfase na disseminação e valorização da cultura indígena do estado do Rio Grande do Norte.