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Navegando por Autor "Galvão, Túlio Madson de Oliveira"

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    Dissertação
    Para além da ciência: por uma gaia ciência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-19) Galvão, Túlio Madson de Oliveira; Bulhões, Fernanda Machado; ; http://lattes.cnpq.br/1213107957524166; ; http://lattes.cnpq.br/4945933349587241; Silva, Markus Figueira da; ; http://lattes.cnpq.br/0709727083553042; Barrenechea, Miguel Angel de; ; http://lattes.cnpq.br/9532934569467912
    Em A gaia ciência Nietzsche irá abordar a ciência, especificamente a sua finalidade, sob uma perspectiva crítica, apontando a necessidade de um conhecimento científico mais humano e menos mecanicista, uma ciência mais próxima à arte, que ao invés de descobrir verdades, se ocupe em criar novos valores, visões e perspectivas. Ao longo da obra fica evidente a intenção do filósofo em não apenas criticar a ciência, mas também, conceber um novo método, uma nova ciência, uma gaya scienza, em alusão à arte dos trovadores medievais. Objetiva-se, com isso, unir vida e conhecimento como partes constituintes de um mesmo processo, fazendo da busca pelo conhecimento, não apenas um ócio ou profissão, mas, sobretudo, um meio de vida. Nietzsche anseia por uma ciência que não se enquadra nas categorias de verdadeiro ou falso, pois o seu valor é diferente do valor da verdade, seu valor maior é a máxima potencialidade da vida em todos os seus aspectos
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    Tese
    Reconhecimento e cultura: a figura do Reconhecente (Erkennende) em Nietzsche
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-28) Galvão, Túlio Madson de Oliveira; Sousa Filho, Alípio de; https://orcid.org/0000-0001-8126-0362; http://lattes.cnpq.br/4671867942395393; http://lattes.cnpq.br/4945933349587241; Nascimento, Dax Fonseca Moraes Paes; https://orcid.org/0000-0002-7634-3611; http://lattes.cnpq.br/6057299637983019; Fonseca, Fernando Facó de Assis; Medeiros, Lucas Fortunato Rego de; Barrenechea, Miguel Angel
    Esta tese aborda os tópicos do reconhecimento e da cultura a partir da figura do Reconhecente (Erkennende) nas obras de Nietzsche. O objetivo principal é evidenciar como, em Nietzsche, há uma figura central, conquanto não suficientemente explorada na literatura, do Reconhecente (Erkennende) — que articula filosoficamente reconhecimento e vivência no âmbito da cultura. Para alcançar esse objetivo, esta tese é divida em três capítulos. O primeiro capítulo trata de uma epistemologia do reconhecer, partindo da divisão de graus do conhecimento em Kant e da crítica de Schopenhauer à epistemologia kantiana, onde se evidencia como, em Nietzsche, o conhecimento enquanto conhecer e reconhecer possui uma importância relativa à vida. O reconhecimento é o saber tornado vivo. Já o segundo capítulo trata da figura do Reconhecente na obra nietzschiana, analisando passagens de seus estudos sobre Demócrito, seu Período Trágico e, por fim, suas obras de maturidade. O terceiro e último capítulo se dedica a formular a tese central do Reconhecente como aquele que articula conhecimento e vida e em que medida ele atua como médico da cultura.
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