Navegando por Autor "Galvão, Valéria Peixoto Câmara Abbott"
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TCC Alimentação escolar para alunos com necessidades alimentares especiais: uma revisão de literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-30) Galvão, Valéria Peixoto Câmara Abbott; Seabra, Larissa Mont'Alverne Jucá; Nogueira, Gerlane Karine Bezerra; http://lattes.cnpq.br/8438162727707091; http://lattes.cnpq.br/1066492425111929; https://lattes.cnpq.br/8875719740001032; Pequeno, Nila Patrícia Freire; http://lattes.cnpq.br/7716981037879544Introdução: As Necessidades Alimentares Especiais são definidas, como aquelas que ocorrem em qualquer etapa da vida, devido a alterações metabólicas, fisiológicas ou patológicas. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é responsável por garantir que o aluno com necessidade alimentar especial tenha seu direito à alimentação escolar garantido. Objetivo: Discorrer sobre a garantia do Direito à alimentação escolar adequada para Alunos com Necessidades Alimentares Especiais (ANAE). Metodologia: O presente estudo se trata de uma revisão de literatura narrativa. As buscas foram realizadas entre fevereiro de 2022 e maio de 2023, nas bases de dados Pubmed, Scopus e Google Acadêmico, complementada por busca manual nas referências bibliográficas dos trabalhos selecionados. Resultados: De acordo com o Caderno de Referências sobre Alimentação Escolar para Estudantes com Necessidades Alimentares Especiais, é estabelecido um fluxo de acesso para a obtenção da alimentação escolar especializada, para atender aos ANAE. O primeiro acesso pode ocorrer através de demanda espontânea ou identificação do ANAE pela equipe da escola. É exigido o atestado médico pela secretaria escolar e o diagnóstico nutricional é realizado pelo profissional responsável pelo Programa da Saúde Escolar, e deve haver a elaboração da dieta específica pelo nutricionista escolar. Na maioria dos estudos foi percebido que a maior frequência das NAE presentes nos estudos foram as alergias e intolerâncias alimentares. Também foi observada uma tendência crescente referente à demanda de atendimento especializado aos ANAE nas escolas públicas pelo PNAE. Considerações finais: É de responsabilidade da escola e seus atores a garantia de alimentação escolar adequada ao ANAE. A informação sobre os itinerários possíveis para as famílias conseguirem a execução do direito é fundamental. A falta de diálogo entre família e escola é um fator impeditivo da garantia de alimentação adequada aos ANAE. É necessário ressaltar a necessidade de obter novos estudos sobre a temática da alimentação especial nas escolas, para que o tema seja amplamente debatido a fim de solucionarmos como agentes sociais estas problemáticas apresentadas pelo programa.