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Navegando por Autor "Gandour, Deny de Souza"

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    Tese
    Entre saberes e práticas: a construção da identidade de professor de língua inglesa na formação inicial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-09) Gandour, Deny de Souza; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; Araújo, Silvano Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9600512668523700; Palhano, João Maria Paiva; http://lattes.cnpq.br/5179045269982593; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; http://lattes.cnpq.br/4285603252349803; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Faria, Marília Varella Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775
    Inserindo-se no âmbito da Linguística Aplicada, esta pesquisa aborda questões relacionadas aos saberes docentes e à construção da identidade profissional no contexto da formação inicial de professores de língua inglesa. Tem como participantes os alunos-professores concluintes do curso de Letras com habilitação em língua inglesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do campus da cidade de Assu. Tomaram-se como referencial teórico os conceitos de Identidades adotados a partir de perspectiva sócio-histórico-cultural, enfatizando o seu caráter instável, multifacetado e volátil, conforme propostos por S. Hall e A. Giddens, além dos estudos sobre Identidade Profissional de C. Dubar. O objetivo geral consiste em analisar o processo de formação de professores de língua inglesa na UERN, buscando explicar as relações entre a construção da identidade profissional e a construção dos saberes e competências necessários à formação do profissional crítico-reflexivo. Dentre os itens que constituem o corpo de saberes e práticas que definem a profissão docente, consideraram-se as propostas de formação do profissional reflexivo, conforme proposto por D. Schön e seguidores, além da perspectiva crítica de reflexão e atuação profissional, a partir dos estudos de P. Freire, H. Giroux, entre outros. Optou-se por uma abordagem qualitativa-interpretativista para a análise de um corpus empírico construído por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em meio virtual online com os participantes. A análise dos dados revelou que as marcas identitárias profissionais, embora possam ter sua origem em vivências anteriores ao processo de formação inicial, elas são predominantemente constituídas e expressas a partir de experiências vividas nos espaços de socialização relativos tanto aos processos construção dos saberes da profissão quanto aos processos de reflexão sobre o ensino. Aponta-se a existência de uma relação tridimensional entre a reflexão sobre o ensino, a construção da identidade profissional e a construção dos saberes docentes, sugerindo-se que essa relação deva ser indissociável, já que esses processos se apoiam e se impulsionam mutuamente na formação inicial dos professores de línguas.
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    Tese
    Enunciado dos cartazes das manifestações de junho de 2013: uma forma carnavalesca de contar a história do Brasil
    (2018-03-23) Novaes, Tatiani Daiana de; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; Lemos, Daniel Dantas; ; Gandour, Deny de Souza; ; Cunha, Doris Arruda Carneiro da;
    Este trabalho teve como questão central a reflexão em torno de como os enunciados dos cartazes de protesto materializaram as relações dialógicas e, a partir delas, como identificar os sentidos valorados que contribuíram para a escrita carnavalesca e risível da história das manifestações de junho de 2013 no Brasil. A pesquisa investiga os enunciados de protesto dos cartazes presentes nas jornadas de junho de 2013, com base nas concepções teóricas e no método sociológico escritos pelo Círculo de Bakhtin, além de reflexões contemporâneas da análise enunciativa do discurso. A reflexão parte da concretização de alguns objetivos estabelecidos: a) compreender como ocorrem as relações dialógicas nos enunciados dos cartazes de protesto de junho de 2013; b) identificar as marcas da carnavalização e do risível; c) descrever os processos de enunciação dos cartazes de protesto de junho de 2013; d) compreender como se materializam as formas de representar discursivamente um fenômeno político e histórico como as jornadas de junho de 2013 por meio de um discurso marginal/não oficial, como os enunciados de protesto. As análises apresentam duas partes: uma que discute a relação que há entre as manifestações de junho de 2013 e a cosmovisão carnavalesca; e outra com as análises dos cinco enunciados que compõem o corpus da pesquisa. Como resultado, conclui que o posicionamento axiológico do sujeito é um elemento constitutivo do enunciado de protesto, contribuindo para o objetivo comunicativo, para o riso transgressor, para a crítica debochada. Alguns aspectos de destaque na análise são: a carnavalização e o risível ocorrem por meio da violência e do destronamento; os sentidos valorados também resultam das relações dialógicas a partir das relações sóciohistóricas do contexto de produção do enunciado; as relações axiológicas não são atos individuais, de sujeitos únicos, mas sim, coletivos, ancorados na dimensão ideológica de determinados grupos discursivos que se engajam valorativamente; os enunciados não refletiram as marcas de um manifestante tradicional: um sindicalista; uma feminista clássica; um habitual sujeito do movimento negro, indígena, LGBT; os sujeitos das manifestações são mais provisórios, envolvidos pela espetacularização e dispersam no fim da festa. Além disso, é recorrente o uso da linguagem coloquial, típica do novo manifestante.
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