Navegando por Autor "Garcia, Rafael Marques"
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Dissertação Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-10-30) Garcia, Rafael Marques; Araújo, Célia Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/4186592914396319; ; http://lattes.cnpq.br/8569986337614346; Maia, Dennys Leite; ; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Viana, Flávia Roldan; ; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya; ; http://lattes.cnpq.br/7346754405819238Realizada pelo Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, a presente pesquisa tem como objetivo geral sistematizar diretrizes para produção de materiais didáticos digitais acessíveis a pessoas com deficiência visual, a ser apresentado em formato de e-book. O estudo tem como locus de desenvolvimento o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), cuja premissa é atender uma crescente demanda de estudantes com deficiência visual, que ingressaram em cursos de graduação a distância na instituição, nos últimos anos. A perspectiva teórica está pautada nas concepções de Filatro e Cairo (2016), Rogers, Sharp e Preece (2013) e Portugal (2013). Metodologicamente, a pesquisa está dividida em quatro etapas: a primeira consiste em uma pesquisa documental de normatizações e diretrizes de acessibilidade no contexto digital, bem como de documentos relacionados, com o intuito de identificar práticas a serem adotadas na produção de materiais didáticos digitais. A segunda etapa envolve a construção de um protótipo digital destinado a efetuar a terceira etapa: validação de participantes com experiência em produção de materiais didáticos acessíveis. O resultado da validação culmina em uma publicação digital (e-book) com práticas sistematizadas de acessibilidade voltadas para produção de materiais didáticos digitais, de modo a servir como material de consulta a outros profissionais. Entre outras conclusões, a pesquisa revelou a importância de apresentar texto confortável para tela, acessibilizar materiais didáticos em mídias como imagens, áudio e vídeo, além de oferecer ao estudante com deficiência visual alternativas dentro do material didático, como suporte para impressão e transcrição de áudio.