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Navegando por Autor "Germano, José Willington"

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    Tese
    1930, a Paraíba e o inconsciente político da revolução: a narrativa como ato socialmente simbólico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-07-10) Bezerra, Dinarte Varela; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; ; Zaidan Filho, Michel; ; http://lattes.cnpq.br/4235585448589376; Musse, Ricardo; ; Oliveira, João Emanuel Evangelista de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com
    Este trabalho argumenta em defesa do inconsciente político da Revolução de 1930, tese que, necessariamente, passa pela relação que sociedade paraibana mantém com esse seu passado e como este passado através da narrativização alcança na atualidade a liberação de uma verdade reprimida e oculta. E mais, como a parcialidade ideológica gerou o ressentimento político sob a forma do pensar dos adversários na perspectiva do bem e do mal, revelando a contradição social insolúvel da revolução. Esse processo abrange as variadas formas de narrativas, dos produtos da cultura de massa à produção literária, e sob a perspectiva metodológica apontada por Fredric Jameson, todos os textos literários ou culturais podem e devem ser lidos como resoluções simbólicas de verdadeiras contradições políticas e sociais. No caso da Paraíba, teremos resoluções que visam a verdade sobre: os motivos que causaram a morte de João Pessoa, a adulteração e publicidade da correspondência amorosa entre João Dantas e Anayde Beiriz, o oficialmente declarado suicídio de João Dantas o homem que assassinou João Pessoa; acontecimentos esses que relacionam a Paraíba à Revolução de 1930
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    Dissertação
    A (anti)pedagogia da nota na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-24) Lopes, Sérgio Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795603A8&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/1950611302869986; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Krutzen, Eugenia Tereza Castelo Branco Correia; ; http://lattes.cnpq.br/6792910059997151
    Esta pesquisa se propõe fazer um estudo acerca da (anti) pedagogia da nota como prática escolar, a partir da inserção dos exames no cotidiano da escola da Idade Média até a contemporaneidade, apresentando as várias mudanças que a mesma sofreu ao longo desse período. Os objetivos da pesquisa são: investigar, dentro de um contexto escolar definido, as representações em torno da nota; analisar os fatores que contribuem para a construção de uma cultura escolar cuja preocupação primeira é a nota; e revelar a ocorrência desse fato em uma escola pública de ensino médio na cidade de Natal. Quanto aos procedimentos metodológicos, privilegia-se o estudo de caso, por ser considerdo o mais adequado para apreender a (anti) pedagogia da nota na escola. Entende-se que, por meio desse procedimento, se torna possível retratar a realidade escolar, desvelando ações e práticas pedagógicas que continuam centradas na figura do professor. O corpus empírico da pesquisa é constituído por dados colhidos em uma escola pública do ensino médio, a partir de observações em sala de aula e conversas abertas com professores e alunos. O trabalho comporta também a apreciação de estudo de caso, no qual ocorre propriamente o desenvolvimento da problemática em questão. As análises realizadas utilizam categorias abstraídas da leitura/estudo do material coletado e as representações que circulavam no discurso dos professores e dos alunos
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    Tese
    Artes de viver: a tenda do conto: recordações, dores e sensibilidade no cuidado em saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-30) Gadelha, Maria Jacqueline Abrantes; Takeuti, Norma Missae; ; http://lattes.cnpq.br/9696754276620458; ; http://lattes.cnpq.br/6533818724907605; Costa, Alda Maria Lacerda da; ; http://lattes.cnpq.br/9918050821390814; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; Albuquerque, Paulo Henrique Novaes Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/6218095707596245; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/4120682351858267
    A pesquisa explora uma prática não convencional, inventiva, de cuidado na Atenção Básica – a Tenda do Conto – onde trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde revelam atitudes que apontam para abertura de possibilidades de outros modos de produção de saúde, em direção à construção de novas modalidades de vínculos institucionais e sociais. Produção de afetos e processos de subjetivação ganham relevância nesse enfoque. A pesquisa-intervenção, na qual saberes do cotidiano e saberes acadêmicos se entrelaçam está circunscrita na referida experimentação em que usuários e trabalhadores compartilham sentidos de vida, pela circulação de relatos de experiências comuns. No percurso da pesquisa acompanhamos os movimentos micropolíticos produzidos nos lugares onde a prática vem sendo experimentada por meio da vivência em ato, através de entrevistas e junto aos participantes da Rede HumanizaSUS (rede colaborativa de pessoas envolvidas na humanização da gestão e atenção do SUS), de modo a compreender como essas experimentações se desdobram em meio às contingências do modelo instituído homogeneizador e medicalizante das práticas em saúde. Procuramos, assim, identificar tanto os limites impostos quanto as capacidades de promoção de micro transformações no processo de trabalho, evidenciando as linhas de tensões que afetam tanto o plano objetivo das práticas institucionais como o plano subjetivo dos usuários e trabalhadores. Concebendo como arte – o fazer, o contar e o inventar – o estudo explora os percursos da experimentação Tenda do Conto no período de 2008 a 2014, destacando que a escuta de narrativas de vida reverte figuras anônimas de desejo de reconhecimento em figuras de reconhecimento do (seu) desejo. Pelo recurso narrativo, nota-se a tentativa de, por um lado, alcançar-se a almejada ampliação do diálogo entre saberes de diferentes registros e, por outro, conseguir o necessário deslocamento de olhares sobre a saúde em direção a uma partilha de sentidos, tendo a vida e a afetividade como ingredientes primordiais.
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    Tese
    Assistência a mulher com câncer de mama em um cenro de referência no Estado da Paraíba
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-27) Santos, Joselito; ; GICO, V. V.; ; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Barros, Denise Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6607056840278610; Medeiros, Robson Antão de; ; http://lattes.cnpq.br/4135876849409471
    Estuda-se a assistência a mulheres com câncer de mama, em um Centro de Referência da Paraíba, indagando-se como se dá a assistência em oncologia, oferecida por um Hospital- Escola, que o mantém através do Sistema Único de Saúde (SUS). O câncer de mama exige organização institucional, provimento de recursos materiais, humanos e financeiros, demandando ao sistema de saúde assistência eficiente e com novas tecnologias que possibilitem o acesso da população aos serviços médicos especializados, mas nem sempre consegue garantir esses serviços, nem os direitos que a legislação conferiu à população, inibindo a adequada relação entre sistema de saúde, profissional e paciente. Discute-se o tema em uma visão transdisciplinar do conhecimento, tendo como referencial teórico aportes de autores clássicos e contemporâneos das ciências humanas e sociais em saúde e, como estratégia de pesquisa empírica, a entrevista estruturada. Delimitaram-se como objetivos: identificar como é realizada a assistência a mulheres com câncer de mama em um Centro de Referência em Cancerologia, no município de Campina Grande, PB, identificando suas dificuldades e satisfação com a assistência recebida; elaborar o perfil das mulheres com câncer de mama assistidas nesse Centro; conhecer seus antecedentes ginecológicos e obstetrícios, estilos de vida, faixa etária e estágio da doença quando iniciou o tratamento; verificar seus conhecimentos acerca dos seus direitos e quais os benefícios recebidos. A maioria das mulheres encontrava-se na faixa etária entre 40 e 59 anos (63,1 %), correspondente à faixa de risco para desenvolvimento do câncer de mama. Quanto à ocupação, 38,3 % eram do lar e 30,1 % aposentadas, cuja renda familiar se concentrava entre aquelas que ganhavam menos de um salário e um salário mínimo (58,2 %). Essa população era constituída em sua maioria por mulheres casadas (60,2 %), com nível de escolaridade mais frequente no ensino fundamental incompleto (27,6 %) e fundamental completo (24,1 %), perfazendo um total de 51,6 %. Constatou-se que a maioria das mulheres mostrou-se satisfeita com a assistência recebida, observando-se que um mínimo de cuidado lhes foi suficiente para definir essa satisfação, embora se perceba que o acesso ao sistema de saúde não garante as condições ideais para a atenção de que necessitam; constatase que a disponibilidade de serviços e de atendimento é vista (na cultura local) como favor e não como direito. Observa-se ainda que apenas 30 % das mulheres mencionaram conhecer os seus direitos, sendo os mais citados o auxílio doença (13 %), o medicamento (13 %) e o tratamento (12 %), que se apresentam como a tríade mais importante para o enfrentamento da doença, e em torno dos quais mais se foca a assistência às mulheres no âmbito da assistência oncológica. Conclui-se que a condição de mínimo existencial das usuárias de uma unidade pública de saúde e a condição de pertencimento a um baixo estrato social foram variáveis que influenciaram a satisfação das entrevistadas com relação à assistência recebida, mas não se pode negar a importância do Centro de Referência para a assistência às mulheres com câncer de mama para toda a região, bem como a necessidade de se ampliar o olhar em torno da política de assistência oncológica no âmbito local
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    Dissertação
    Bandas de música, escolas de vida
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-03-28) Lima, Ronaldo Ferreira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com
    A dissertação tem como foco a compreensão do percurso da aprendizagem musical de crianças e jovens em duas filarmônicas atuantes na região do sertão do Seridó norte-rio-grandense: a Filarmônica Hermann Gmeiner, do Projeto Aldeias Infantis SOS, de Caicó, e a Filarmônica 24 de outubro, de Cruzeta. Destaca-se a relação singular entre o mestre da banda e seus alunos, com base na interação permanente entre tradição, criatividade e mudança, que decorrem de uma formação partilhada. A idéia que une o trabalho dessas duas comunidades é a aposta na formação do indivíduo como ser complexo, não apenas reduzido ao aprendizado de um instrumento musical, mas inserido num processo educacional capaz de facilitar o desvelamento de si, do outro e da sociedade. A história e o percurso da formação musical dessas duas experiências são tecidos com base em entrevistas semi-estruturadas com os mestres das bandas, aprendizes e pessoas dos dois municípios. Da leitura de fotografias das bandas também se constrói a história. A perspectiva teórico-social se pauta na idéia de complexidade tal como expressa Edgar Morin. Para o autor, complexo é o que é tecido em conjunto; portanto é multidimensional, faz dialogar vários domínios e aspectos que incidem sobre um mesmo fenômeno. O complexo supõe sempre criatividade e a relação entre razão e afetividade dos sujeitos
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    Dissertação
    Os batistas regulares e as armadilhas históricas do iluminismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-30) Silva, Francisco Jean Carlos da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4220478E4; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com
    Tomando como campo de pesquisa as Igrejas Batistas Regulares do Norte, o trabalho procura contribuir para uma nova visão mais acurada do quadro da religiosidade protestante brasileira. Instaladas desde 1938, as Igrejas Batistas Regulares têm representado e produz seu discurso através de suas 58 igrejas espalhadas pelo estado, além de contar com uma E0scola Teológica, dois Acampamentos, uma Associação (AIBRERN) e uma Casa de Assistência Espiritual aos Dependentes de Drogas (CAEDD). Uma reflexão sobre o substrato simbólico da espiritualidade do grupo acompanha a descrição externa de sua presença no RN. Entendemos que os Batistas Regulares representam mais uma tradução de um discurso religioso da modernidade e que seu enfoque é a herança de um fundamento cristão pautado pelo racionalismo iluminista. Assim, observamos esse agrupamento procurando encontrar em suas doutrinas, práticas e regras de condutas, uma demonstração de que o espírito da pós-modernidade desafia o grupo a uma nova dinâmica no modelo conservador de sua espiritualidade
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    Dissertação
    Bioética e biodireito: interfaces e confluências
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-17) Lima, Walber Cunha; ; GICO, V. V.; ; http://lattes.cnpq.br/2090309818608444; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Medeiros, Robson Antão de; ; http://lattes.cnpq.br/4135876849409471
    Aborda-se o desenvolvimento da tecnociência em tempos de globalização transnacional e evidencia-se a vulnerabilidade do discurso de progresso social, podendo este ser substituído pela evidencia de risco social ante a artificialização da natureza e da humanidade, o que demanda respostas ético-jurídicas a partir de acontecimentos que impõem a necessidade de um controle ético nas pesquisas biotecnológicas envolvendo seres humanos, fazendo emergir a Bioética e o Biodireito enquanto campos do conhecimento. Estuda-se o tema a partir de uma perspectiva transdisciplinar, em busca de uma dimensão dinâmica na interpretação dos dados da pesquisa religando as Ciências Sociais às Ciências Jurídicas (Biodireito) e à Filosofia (Bioética), com vistas a obter respostas à problemática formulada. Delimita-se como objetivo examinar as interfaces entre o Biodireito e a Bioética, de forma a observar as confluências dessas áreas do saber. Considera-se o Biodireito como um novo ramo jurídico oriundo da transição paradigmática do Direito e indaga-se como ele se posicionará frente às questões decorrentes das transformações sociais provocadas pelo desenvolvimento biotecnológico que coloca em risco o ser humano e a sociedade. Conclui-se que a relação entre o Biodireito e a Bioética é recursiva e indissociável e contribuiu para o despensar do modelo jurídico tradicional de visão linear/reducionista permitindo que as certezas sejam substituídas pelas possibilidades , o que vem possibilitar ao Biodireito enfrentar as questões provocadas pelo desenvolvimento biotecnológico que violam física e moralmente a pessoa humana. Observa-se, assim, que o Biodireito é impulsionado e auxiliado pelas reflexões bioéticas e se posiciona frente aos dilemas provocados pela biotecnologia criando, interpretando e aplicando normas coercitivas que visem proteger o ser humano, sua descendência e a sociedade
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    Tese
    Bioética, mistanásia e direitos humanos: morte social e perspectivas para o seu enfrentamento
    (2017-02-21) Lima, Walber Cunha; Gico, Vânia de Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7539570452372582; ; http://lattes.cnpq.br/2090309818608444; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; Freire, Gustavo da Cunha Lima; ; http://lattes.cnpq.br/3605879838604366; Medeiros, Robson Antão de; ; http://lattes.cnpq.br/4135876849409471; Junior, Rosivaldo Toscano Dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/5793851677717009
    Estuda-se a mistanásia enquanto um neologismo bioético consistente em uma morte infeliz e sofrida de inúmeras pessoas provocada por situações de desigualdade decorrentes de sistemas que desfavorecem a vida e contribuem para disseminar uma cultura excludente e mortífera. Constata-se que apesar de acontecimentos histórico-mistanásicos impulsionarem o surgimento do movimento bioético norte-americano hegemônico, este não possui uma dimensão social, mas individualista e direcionada para interesses clínico-biotecno-científicos, e verifica-se que, ao se excluírem das suas apreciações questões decorrentes da injustiça e desigualdade social, o paradigma hegemônico bioético “Made in USA”, globalmente difundido, favorece contexto para a eclosão de Escolas Bioéticas contra-hegemônicas brasileiras, as quais abordam em seus debates dilemas macrossociais ressonantes com a realidade periférica latina e propiciam espaço para inclusão da mistanásia nas reflexões bioéticas. Para o debate teórico de tais questões, a pesquisa respalda-se em aportes de um pensamento bioético-jurídico crítico e concebe-se, como proposta de tese, o enfrentamento do fenômeno mistanásico a partir desse pensamento contextualizado com o processo de empoderamento-libertação-emancipação dos sujeitos sociais. Destaca-se a projeção acadêmica da Bioética Social com a promulgação da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos e indaga-se como, juntos, a bioética e os direitos humanos poderiam se constituir em instrumento de intervenção nos fatos geradores da mistanásia. No campo empírico, vislumbra-se a multiplicidade de elementos suscitadores da mistanásia e elege-se, dentre eles, a violência para investigá-la, sendo este o recorte dado na presente investigação, a qual tem como objetivo delinear o perfil da vítima brasileira no período compreendido entre 2005 a 2014. Para responder ao questionamento formulado, perfaz-se uma revisão de conjunto da literatura bioética contra-hegemônica, conjugada a uma concepção crítico-dialética dos direitos humanos, ao tempo em que se realiza, como estratégia de investigação, pesquisa qualitativa para obtenção de informações dos óbitos por violência no Brasil em sites oficiais, e desenvolve-se análise interseccionalizada a partir dos dados coletados, tendo-se como categorias a cor/etnia, o gênero/sexo, idade e nível de alfabetização das vítimas da violência por Unidade Federativa do Brasil. Como resultado, após análise dos dados nacionalmente obtidos, identifica-se que o perfil da vítima brasileira da mistanásia relativa à violência provem do nordeste brasileiro, configura-se como sendo masculina, negra, alfabetizada e com idade compreendida entre 15 e 29 anos. Conclui-se que, através das confluências entre as reflexões bioéticas de cunho social e os direitos humanos concebidos sob uma perspectiva crítica, aliada à consciência participativa dos atores sociais, poderá ser viabilizada uma existência humana digna, afastada de fatores que conduzem à mistanásia, inibindo-a.
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    Tese
    Brincar, atividade humana e ferramenta pedagógica no contexto escolar da região metropolitana de natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-18) Estácio, Mércia Maria de Santi; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/8558751183456006; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; Brandão, Isabel Cristina de J.; ; http://lattes.cnpq.br/7700739968324140; Silva, Lenina Lopes Soares;
    Versa esta tese sobre o uso de ferramentas pedagógicas pautadas no brincar e no lúdico em escolas públicas municipais da Região Metropolitana de Natal (RMN), contribuindo para o ensino e a aprendizagem dos alunos da educação básica nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Partimos do pressuposto de que o brincar seja uma atividade/necessidade humana, implicando, portanto, no desenvolvimento adequado das crianças nos aspectos físico, psíquico, biológico, cultural, social e histórico. Consideramos a mediação exercida pelo professor em sala de aula, bem como a afetividade existente entre docente e discente, condições sine qua non para que o processo de ensino e de aprendizagem se concretize. Em termos teóricos, colaboraram os seguintes autores: Paulo Freire, com sua visão dialógica; Lev S. Vygotsky, que afirma que aprendemos e por isso nos desenvolvemos; Pierre Bourdieu e o seu conceito de habitus, compreendido como algo incorporado e, como tal, processual, e do capital cultural que precisa ser alimentado e (re)significado na escola; Luiz Pereira, Bernard Lahire e Gilles Brougère, além de outros autores que trouxeram suas contribuições teóricas. O campo empírico da pesquisa foi composto pela Escola Municipal Professor Ulisses de Góes, situada no bairro de Nova Descoberta, em Natal, e da Escola Municipal José Horácio de Góis, localizada na comunidade de Guanduba, em São Gonçalo do Amarante, município da Região Metropolitana de Natal (RMN). Utilizamos como metodologia a pesquisa-ação-colaborativa como possibilidade de participação efetiva dos sujeitos da pesquisa, imputando-lhes voz e atuação no processo, e não apenas considerando-os como observadores. Os resultados encontrados sinalizam a eficácia das ferramentas pedagógicas pautadas no brincar e no lúdico para a aprendizagem dos alunos, mas que por si só não são capazes de resolver todos os problemas da escola. Assim, outros encaminhamentos precisam ser assegurados, como o planejamento das ações a serem desenvolvidas na escola e na sala de aula, orientação pedagógica sistematizada para o corpo docente, participação/envolvimento da família na vida escolar dos alunos, dentre outras ações que necessitam ser ponderadas para que a educação cumpra seu papel e promova a emancipação do sujeito, pois, na perspectiva libertadora freiriana, a leitura de mundo precede a leitura da palavra"
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    Tese
    Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-04) Correia, Bruno César Ferreira de Barros; ; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; ; http://lattes.cnpq.br/7737495914301651; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://lattes.cnpq.br/7706483469232827; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; Silva, Lemuel Rodrigues da; ; http://lattes.cnpq.br/5816005449693385
    Há muito tempo que as manifestações religiosas são consideradas itens importantes nos mais variados meios sociais. Interessa-nos entender a forte pluralidade denominacional existente, bem como a emergência de novos movimentos/eventos e formas do cristianismo no Brasil, que, por conseguinte é um reflexo do que acontece no restante do mundo globalizado. Tal interesse é revestido pela premissa de que a religiosidade e os meios sociais são construídos de forma mútua e interligados, o que nos permite compreender que a cosmologia social se apresenta como um espaço fértil e privilegiado para a verificação das interações concernentes ao binômio: religião e sociedade. Uma das formas de classificar as diferentes denominações protestantes é em três grandes vertentes: Histórica, Pentecostal e Neopentecostal. Cada corrente surgiu para adaptar o protestantismo à cosmologia social das épocas históricas, desde a reforma protestante até os dias de hoje, formando instituições com determinadas posturas éticas e morais. Faz-se necessário pesquisar e entender como o protestantismo histórico, o pentecostal e o neopentecostal se implantaram no Brasil. A partir disso, pensamos ser interessante problematizarmos de forma acurada os seguintes aspectos: Como se deram os processos de formação das vertentes/movimentos evangélicos no Brasil? Esses movimentos ainda estão mantendo suas “roupagens clássicas” ou estão hibridizando suas fronteiras? Quais são as modulações de trânsito religioso que demonstram esta provável hibridização? Se existe, de fato, uma hibridização entre os movimentos evangélicos, podemos colocar que ela é fomentada apenas por uma lógica de mercado de bens simbólicos da religião do mundo atual? Na atualidade, estamos vivenciando um período de mudança cosmológica, do Moderno ao Pós-moderno (caosmológico). Este último se caracteriza pela secularização, pela fratura, a mutilação, a diversidade de subjetividades. E é pensando neste “espírito do tempo” que tomamos como principal referência teórica deste estudo o filósofo italiano e pensador da pós-modernidade Gianni Vattimo que caracteriza a pós-modernidade com a cosmologia do Pensamento frágil/pensiero debole e pós-metafísico, ou seja, que potencializa o surgimento de instituições mais plurais e não-absolutas. Para tanto, ele lança mão das filosofias dos alemães, Nietzsche e Heidegger. Por fim, importa dizer que embasado neste quadro teórico, levanto a hipótese de que o protestantismo tende a se “multilar” por influência da episteme social pós-moderna, proporcionando, com isso, o provável surgimento de uma nova corrente híbrida ainda não nominada e que pode transitar entre as três grandes correntes do protestantismo mundial, com características nas quais convergem aspectos das mesmas.
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    Dissertação
    O choque das culturas da ordem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-14) Santos, Rosa Carmen de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; ; http://lattes.cnpq.br/3305171467552753; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Bezerra, Dinarte Varela;
    Ao longo da história brasileira, o emprego das forças coercitivas governamentais tem gerado, em certos aspectos, um profundo distanciamento entre a Polícia Militar e a sociedade. Pois, durante séculos, a ações policiais têm evidenciado os interesses governamentais, desprezando-se a propiciação do bem estar social e do interesse público. Todavia, recentemente, com a abertura democrática brasileira e uma busca crescente pela fortificação dos direitos dos cidadãos, ares de renovação começam a atingir o trabalho policial militar e, consequentemente, os paradigmas que regem o processo formativo desses profissionais. Assim, este trabalho se volta à análise da crise de sentido enfrentada pelos policiais militares em formação, diante do choque das culturas da ordem, ao confrontarem o militarismo tradicionalista e autoritário e as atuais exigências sociais acerca de uma atuação profissional mais humanizada. Diante da complexidade desse tema, julgou-se pertinente a utilização, não apenas de um vasto arcabouço teórico, mas, também se buscou subsídios em uma extensa pesquisa de campo, a qual forneceu um precioso arsenal de informações qualitativas, colhidas das percepções dos cadetes. Como resultado deste estudo teve-se a comprovação da hipótese levantada, concluindo-se que os oficiais policiais militares em formação na Paraíba têm dificuldade em lidar com o momento de transição social, marcado pela busca da consolidação da democracia, pelo qual atravessa o país. Com base no que foi averiguado, chegou-se ao entendimento que esses policiais militares ainda têm bastante presente, no seu processo ensino-aprendizagem, a dialética existente entre um militarismo tradicionalista e autoritário, fortemente arraigado, e as atuais exigências sociais acerca de uma atuação profissional democrática, ética e humanizada
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    Tese
    Compor e educar para descolonizar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-09-15) Silva, Carlos Alberto Pereira; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/4728452634290857; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780806E2; Petraglia, Izabel Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6460862782566101; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8
    Industrialização, urbanização acelerada, aumento da riqueza material, expansão da sociedade de consumo, estímulo à competição e degradação ambiental configuram múltiplas dimensões do desenvolvimento existente no Brasil nos últimos quarenta anos. Ao refletir acerca desse processo, esta tese funda-se na compreensão de que ânsia do desenvolvimento é reveladora da existência de um imaginário autocolonizado, como diz Serge Latouche, entre parcelas consideráveis da população brasileira. Entendendo que a arte cria um conhecimento mais profundo e verdadeiro da essência do mundo, de acordo com a compreensão anunciada por Arthur Schopenhauer, sublinho que os compositores brasileiros, ao enxergarem antecipadamente os sintomas do mal da civilização expresso sob o signo do desenvolvimento, difundiram idéias poeticamente descolonizadoras do nosso imaginário. Convencido de que podemos e devemos sair fora da linha, inventar novos caminhos, anunciar conhecimentos proibidos, discutir hipóteses não plausíveis, idéias inacabadas, conforme afirma Maria da Conceição de Almeida, apresento a noção de DESdesenvolvimento como um operador cognitivo potencializador da descolonização do imaginário descortinada por diversas canções de compositores brasileiros
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    Tese
    O compromisso político do serviço prestado pela Fundação Bradesco na cidade de João Pessoa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-02-28) Costa, Silvana Medeiros; Beaugrand, Eleonora Bezerra de Melo Tinoco; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787141J1; ; http://lattes.cnpq.br/0674715665942990; Nascimento, Maria de Fátima Melo do; ; http://lattes.cnpq.br/1186968921533068; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Soares, Maria de Lourdes; ; http://lattes.cnpq.br/3715441120385015; Lindozo, José Antonio Spinelli;
    Neste trabalho analisamos o compromisso político do serviço social prestado pela Fundação Bradesco na cidade de João Pessoa. A Fundação é uma instituição privada de interesse público que presta um serviço social para populações de baixo poder aquisitivo em todo o Brasil. A Fundação é uma das mais antigas iniciativas empresariais no ramo do que hoje se denomina Responsabilidade Social Empresarial. Esta tese elege como marco teórico o pensamento de autores que problematizam o compromisso político dos empresários que atualmente investem em ações sociais. Parte do pressuposto de que os empresários socialmente responsáveis devem nortear seus investimentos pelos princípios da democracia social, para que todos desfrutem da liberdade social dos cidadãos, pela garantia dos direitos e a formação política dos atores sociais. Metodologicamente fizemos uso da análise documental, adotando uma abordagem qualitativa para analisar o Projeto Pedagógico da Fundação, e da fenomenologia para analisar o perfil social dos seus alunos. A análise do Projeto Pedagógico, bem como da postura dos alunos frente à vida, revela que a Fundação Bradesco está comprometida com a eficácia social de seus educandos. A proposta educativa da organização contempla os elementos necessários à formação dos jovens para a cidadania participativa. Os depoimentos dos jovens revelam que eles desenvolveram a identidade de projeto, tornando-se capazes de participar do processo de transformação política de nosso tempo. Os resultados encontrados indicam que a Fundação Bradesco garante alguns dos direitos sociais básicos para o desenvolvimento saudável das crianças que lá estudam, e uma educação de qualidade em que são contempladas formação técnica e política
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    Tese
    A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-06-30) Coelho, Wilma de Nazaré Baia; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/1035616337472088; Kulesza, Wojciech Andrzej; ; http://lattes.cnpq.br/7408584269961175; Soares, Eliane Veras; ; http://lattes.cnpq.br/8991148779865105; Marin, Rosa Elizabeth Acevedo; ; http://lattes.cnpq.br/0087693866786684; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0
    O tema de estudo deste trabalho é a formação de professores oferecida pelo Instituto de Educação do Estado do Pará, nas décadas de 1970 e 1980. Ele se ocupa com a capacitação oferecida pelo Instituto para o trato da questão racial. A tese evidencia a condição inferior a que o aluno negro é relegado e a discriminação de que ele é objeto. Nosso argumento se encaminha no sentido de afirmar a omissão presente nos processos de formação planos e na bibliografia de formação, em relação à questão racial. Diante da singularidade do caso brasileiro um país de passado escravista, com graves problemas de desigualdade social, muitos deles oriundos da segregação racial implementada por aquele sistema escravista , este trabalho argumenta ser crucial a preparação dos professores para o trato da questão, uma vez que a ausência desta leva à reprodução do preconceito em sala de aula. A tese tem como base teórica as formulações de Pierre Bourdieu, relativas à noção de habitus e poder simbólico
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    Tese
    “Currículo encarnado”: cartografia simbólica e afinidades pós-coloniais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-09-30) Lima, José Gllauco Smith Avelino de; ; http://lattes.cnpq.br/3606354737293761; ; http://lattes.cnpq.br/6178842222835099; Silva, Antonio Fernando Gouvêa da; ; http://lattes.cnpq.br/9621931288117213; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702; Aragão, Marta Genu Soares; ; Silva, Rosalia de Fátima e; ; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869
    Esta tese possui como objetivo principal refletir acerca dos elementos conceituais definidores do conceito currículo encarnado, concepção curricular identificada a partir da análise em torno da racionalidade empregada no trabalho de doutoramento do Professor Antonio Fernando Gouvêa da Silva, intitulado A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas, escrito e defendido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no ano de 2004. Debruçamo-nos, também, sobre a problematização das afinidades entre as teorias pós-coloniais - perspectivas analíticas voltadas para a discussão em torno da colonialidade e seus efeitos na tessitura social contemporânea - e o conceito currículo encarnado. Argumentamos que as reflexões presentes no trabalho supracitado trazem um conceito de currículo articulado com base em três elementos conceituais simbióticos, a saber: a negatividade, o diálogo e a práxis, os quais, ao endossarem a possibilidade de uma prática curricular entranhada no contexto de vida dos sujeitos, apresentam algumas inclinações pós-coloniais que propiciam a problematização sobre manifestações neocoloniais na esfera curricular, delineando uma crítica ao modus operandi do colonialismo, particularmente, em sua dimensão cultural e epistêmica da qual a educação é indissociável. Para tanto, utilizamos como procedimento metodológico a cartografia simbólica, estratégia de construção do conhecimento sistematizada por Boaventura de Sousa Santos, a qual nos permitiu a construção de mapas interpretativos que possibilitaram a simbolização do universo que se almejou compreender, qual seja, as categorias conceituais citadas acima, as quais, em nosso entendimento, fundamentam o conceito currículo encarnado. Nessa direção, nos ancoramos em um diálogo profícuo com a abordagem teórica de Paulo Freire e de alguns de seus intérpretes no que tange à discussão sobre currículo, especialmente as reflexões desenvolvidas por Antonio Fernando Gouvêa da Silva, e com autores cujos desdobramentos teóricos ressoam em perspectivas de humanização, justiça e emancipação social, dentre os quais destacamos: Theodor Adorno, Hugo Zemelman, Wilfred Carr, Adolfo Sánchez Vázquez, entre outros. Buscamos, de igual maneira, nas contribuições de autores considerados pós-coloniais, como Hugo Achugar, Gayatri Spivak, Boaventura de Sousa Santos e Enrique Dussel, para citar alguns, as razões pelas quais consideramos o currículo encarnado como um lugar de enunciação político-pedagógico, propiciador de uma práxis educacional que se engaja em um trabalho curricular de tradução da realidade com o intuito de nela enxergar aquilo que oprime para, então, suscitar a construção de um currículo escolar como projeto de conscientização para libertação em relação ao que é injusto e desumano. Consideramos, por fim, que o êxito dessa tradução curricular encarnada implica a ampliação do número de falantes mobilizados na produção de um conhecimento que anseie pela emancipação social e contribua para o enriquecimento das capacidades humanas quanto à manutenção da vida e da dignidade das pessoas.
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    Tese
    Da compreensão novas viagens de Gulliver
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-24) Knobbe, Margarida Maria; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/2170637542945654; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780806E2; Nogueira, Maria Aparecida Lopes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787960U2
    Tendo como operador cognitivo o livro As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, a tese, escrita no formato de um diário de bordo, vai desvendando pistas para uma arqueologia da compreensão, além de problematizar as interconexões entre comunicação e compreensão no atual processo de planetarização. Em seguida, realiza alguns ensaios que problematizam a ética, a ciência e a condição humana, sob inspiração do Parlamento das Coisas, sugerido por Bruno Latour, onde estão presentes, simetricamente, as ciências, os cientistas, as políticas, as naturezas, as culturas e as sociedades. Para tal aventura, são agenciadas idéias de pensadores de diversas áreas do conhecimento, como Edgar Morin, Henri Atlan, HansGeorg Gadamer, Isabelle Stengers, David Bohm, Maria da Conceição de Almeida, Cremilda Medina, María Zambrano, Michel Serres, Boris Cyrulnik, entre outros. Letras de música, registros literários e cinematográficos servem de pontos de apoio para a contextualização da narrativa dessa viagem que comporta não somente a compreensão da complexidade do ser humano, mas também a compreensão das condições em que são forjadas as mentalidades e praticadas as ações. Assim, toda compreensão é uma viagem sem fim: chega a alguns portos, se reabastece e volta a partir. Toda compreensão é pontual, parcial, provisória, lacunar e inacabada
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    Tese
    Das palavras à vida: o prazer em Max Weber
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-03-19) Miranda, Paulo Henrique Façanha de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; ; http://lattes.cnpq.br/9890288658527621; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; Mendonça, Kátia Marly Leite; ; http://lattes.cnpq.br/5325063796266136; Nogueira, Maria Aparecida Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/9113655075370877
    A tese tem por objetivo discutir a temática do prazer como um assunto intelectual e pessoal para Max Weber. Tem-se por referências principais A Sociologia das Religiões, Ciência como Vocação e Política como Vocação, Burocracia, O sentido da "Neutralidade Axiológica" nas Ciências Sociais e Econômicas. A respeito de sua vida vários autores foram consultados com destaque para a biografia escrita por sua esposa Marianne Weber por ter uma grande quantidade de trechos de cartas e conversas informais. O tema do prazer foi desenvolvido levando em consideração a complexidade desse fenômeno onde sua realização ocorre de forma ambivalente e múltipla. Para isso partimos do paradigma da complexidade segundo a ótica de Edgar Morin, as reflexões sobre o erotismo de Georges Bataille e as compreensões antinômicas de Lepegneur e Onfray que a seus modos definem o prazer enquanto fenômeno que abriga ambigüidades e as referências históricas de Peter Gay, Nobert Elias, Wolf Lepenies. Em Max Weber o prazer apresenta, também, essa ambigüidade, posto que sua abordagem científica esteja registrando a ausência de prazer para o surgimento de uma ética protestante e, além disso, para corroborar com um processo de desencantamento do mundo que nos leva a uma vida sem sentido. Weber sofre mudanças substanciais nos últimos dez anos de sua vida. Nesse período inclui em suas reflexões tema do erotismo e da arte como possibilidades de sairmos da rotina do cotidiano moderno que esmaga a liberdade existencial do indivíduo. No entanto, sua postura ambígua em relação a essas possibilidades, o leva a considerar uma situação de enfrentamento pessoal, heróico, uma vez que, para ele, cada qual assuma as conseqüências de seus atos e crie seus valores para dar significação à própria existência. O prazer em Weber é antes de tudo intelectual e existencial: ao lado da rotinização da vida, burocratização e desencantamento do mundo havia as possibilidades do carisma, da vocação e da paixão. Mas sempre que ele percebia essas alternativas para o "mal-estar" que o mundo moderno apresentava ao homem, ele, enquanto cientista era cético. Esse é o argumento central da tese
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    Tese
    Democracia e regulação do audiovisual: um estudo comparado das leis no Brasil, na Argentina e no Uruguai (2005-2015)
    (2016-10-31) Rocha Filho, Ruy Alkmim; ; ; Oliveira, João Emanuel Evangelista de; ; Germano, José Willington; ; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; Ramos, Murilo César Oliveira;
    A escolha do tema ocorreu devido às experiências com Televisão em funções como pauteiro, produtor, editor e diretor de programas jornalísticos em televisão e da experiência como docente na graduação de comunicação social, nas habilitações de Jornalismo, Radialismo, Publicidade e Propaganda. Por intermédio destas atividades somadas à coordenação de projetos dedicados a pesquisa e extensão, em parceria com emissoras públicas e privadas, foi possível tomar conhecimento de algumas das contradições existentes na indústria da informação e comunicação. Foram percebidas diferenças consideráveis nos procedimentos, nas estratégias para a elaboração dos conteúdos, o que também se faz sentir nos produtos que resultam deste trabalho. As matérias que são inseridas nos telejornais são socialmente produzidas, ou melhor, são ligadas às circunstâncias e históricas, sociais, políticas, culturais e tecnológicas.
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    Artigo
    A Difusão da Medicina Social no Brasil: o Protagonismo de Juan César Garcia e da OPAS1
    (2010) Castro, Janete Lima de; Germano, José Willington
    Discute a participaçáo da Organizaçáo Pan-Americana da Saúde (OPAS) na difusáo do pensamentoda medicina social no Brasil, tomando como ponto de partida a atuaçáo protagonista do médico,sociólogo e historiador argentino Juan César Garcia (1932-1984) no apoio à criaçáo e consolidaçáode vários programas de pós-graduaçáo de medicina social na América Latina, entre eles o programade pós-graduaçáo do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
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    Tese
    Os direitos à cidadania no governo de Djalma Maranhão (1956-1964)
    (2019-07-05) Marques, Berenice Pinto; Araújo, Marta Maria de; ; ; Vasconcelos, José Gerardo; ; Germano, José Willington; ; Paiva, Marlucia Menezes de; ; Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro; ; Pérez, Valentín Martínez-otero; ; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro;
    A reflexão histórica acerca do Plano de Erradicação do Analfabetismo, que derivou a criação das instituições educacionais e educativas, nos governos sucessivos do prefeito Djalma Maranhão (1956-1959 e 1960- 1964), dá visibilidade à pretensão suprema desse governo de democratizar a educação e a cultura como direito universal do povo do município pedagógico de Natal, bem como à luta anti-imperialista, que se implicam nessas ações governamentais. O rigor da escrita desta tese conduziu ao corpus documental da investigação (mensagens governamentais, legislação educacional nacional, estadual e municipal, boletins da Secretaria de Educação e Cultura, censo demográfico, anuários estatísticos, artigos em jornais, livros, entre outros) e ao referencial teórico-metodológico, ancorado, essencialmente, na concepção sobre instituições educacionais e educativas oriunda de Magalhães, de Gatti Júnior e de Saviani. A investigação concernente à temática (interseções entre instituições educacionais e educativas, município pedagógico e direitos de cidadania) elegeu como objeto de estudo o universo simbólico de direitos sociais e de igualdades políticas do Plano de Erradicação do Analfabetismo e da Campanha de Democratização da Cultura, e se orientou pelo objetivo precípuo de analisar o alcance desse universo simbólico de direitos sociais e de igualdades políticas nos projetos e nas práticas escolares e culturais das Escolinhas, do Ginásio Municipal de Natal, dos Galpões-Escolas dos Acampamentos Escolares e do Centro de Formação de Professores da Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, no período de 1956 (início do primeiro governo municipal de Djalma Maranhão) a 1964 (término do segundo governo municipal de Djalma Maranhão, devido ao Golpe de Estado de 1º de abril de 1964). A tese defendida é a de que a história do Plano de Erradicação do Analfabetismo e da Campanha de Democratização da Cultura e de suas respectivas instituições educacionais e culturais representa a história de um projeto político, intrínseco à esfera pública, levado às suas últimas radicalidades durante os governos do prefeito Djalma Maranhão no município de Natal. A constatação final é a de que a história das instituições educacionais e educativas do município pedagógico de Natal é não somente a história do justo meio para democratizar-se a educação e a cultura popular e erudita mas também a história inconclusa (devido ao Golpe de Estado de 1964) do direito universal à educação e à cultura, como essência pura da democracia.
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