Navegando por Autor "Gois, Daniel Melo Martins de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Estudo da circulação hidrodinâmica e da dispersão de óleo na zona costeira entre Macau e Galinhos RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-09-04) Gois, Daniel Melo Martins de; Scudelari, Ada Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6556306307432176; ; http://lattes.cnpq.br/1468666613012853; Cunha, Cynara de Lourdes da Nóbrega; ; http://lattes.cnpq.br/8473977819453144; Araújo Filho, Moacyr Cunha de; ; http://lattes.cnpq.br/3645486282001832; Amaro, Venerando Eustáquio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783253A6Esta dissertação apresenta um estudo sobre a hidrodinâmica costeira e a dispersão da nuvem contaminante de óleo na região frontal a Macau e Galinhos, no litoral setentrional do Estado do Rio Grande do Norte no Nordeste do Brasil. Essa região apresenta uma dinâmica costeira muito acentuada devido a uma complexidade em suas feições geomorfológicas, desenvolvidas em regime de mesomarés semidiurnas, que apresenta praias, recifes, spit, estuários, mangues, lagoas e dunas. A região também possui um papel importante no desenvolvimento sócio-econômico do Estado, por concentrar a produção de petróleo e gás natural, sal e, mais recentemente, a carcinicultura. O conjunto de plataformas petrolíferas é interligado por dutos que levam o óleo para o Pólo Petrolífero localizado na região e que podem a qualquer instante apresentar um vazamento que pode tomar proporções de grande estrago ecológico. Para que os riscos de vazamento e contaminação da região praial fossem levantados, dois cenários hidrodinâmicos foram simulados. Os resultados obtidos foram utilizados na implementação de um modelo de transporte de contaminantes com a criação de vários cenários de vazamentos modelados em diferentes volumes (de pequeno e grande porte) e intensidades (pontuais e contínuos), em pontos tomados como críticos para o modelo (em duas plataformas e em duas interseções de dutos), em diversas condições de ventos (verão e inverno) e marés (preamar e baixamar de sizígia e de quadratura). A utilização de modelos computacionais de circulação hidrodinâmica como ferramenta para a representação de uma situação real de projeto tem sido cada vez mais freqüente nos últimos anos, visto que eles possibilitam a simulação, com bastante realismo, do padrão de circulação hidrodinâmica em corpos d água e analisam os impactos causados por lançamentos de contaminantes na água. Neste trabalho utilizou-se os modelos computacionais contidos no SisBAHIA®, em desenvolvimento continuado na Área de Engenharia Costeira e Oceanográfica da COPPE/UFRJ