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Navegando por Autor "Gois Jr, Wanderley de Souza"

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    TCC
    A presença da Educação Estatística nos currículos dos cursos de formação inicial do professor que ensina Matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Gois Jr, Wanderley de Souza; Lopes, Maria Maroni; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0443243A6475911C8A05293A62B0FE8D#; Lima Neto, José Melinho de; Cunha, Enai Taveira da; Oliveira, Gislana Pereira de
    A Educação Estatística cada vez mais vem ganhando espaço, seja em aspectos internacionais ou nacionais, independente do âmbito que está inserido ou do país, sendo um tópico em crescente ascensão. Além disso, sua presença no cenário pedagógico da Educação Básica e Superior é de suma relevância. Diante disso, documentos curriculares nacionais que norteiam a Educação Básica começam a refletir os impactos ocasionados pela grande importância da Probabilidade e Estatística no mundo, sendo assim, as primeiras mudanças de inserções nos currículos são iniciadas através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, ainda na década de 90, estando presente no eixo temático Tratamento de Informações. No atual e recente cenário, a Probabilidade e Estatística se fortalece com a Base Nacional Comum Curricular, tornando-a ainda mais significativa, pois há uma separação no eixo temático na qual ela estava inserida e torna-se uma unidade temática obrigatória no currículo, viabilizando ainda mais sua importância. Em contrapartida, surge uma nova inquietação que faz questionar-se como anda a formação inicial do professor que ensina Matemática. Será que estão formando-se professores de Matemática capazes de ministrar conteúdos Probabilísticos e Estatísticos? Como os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática contemplam tais conteúdos? Será que nas avaliações dos cursos de Matemática, Probabilidade e Estatística estão adequadamente abordadas? Sendo assim, neste trabalho será tratado se a unidade temática Probabilidade e Estatística da BNCC está em conformidade com documentos internacionais como as Diretrizes para Instrução e Avaliação em Educação Estatística (GAISE, sigla em inglês) e o EDU-SET. Também será analisado como a Probabilidade e Estatística está inserida nos currículos dos cursos dos professores que ensinam Matemática do Rio Grande do Norte (RN), além de como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes aborda as questões desta área. Assim, temos o intuito de evidenciar como configura o desenvolvimento da formação dos professores que ensinam Probabilidade e Estatística e se eles estão devidamente capacitados. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, concluindo que a Educação Estatística prepara os estudantes para compreender e lidar com dados e informações presentes em diversas áreas do conhecimento, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e habilidades de tomada de decisão. No entanto, foi constatada uma fragilidade na formação inicial dos professores de Matemática em relação aos conteúdos probabilísticos e estatísticos. A análise dos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática do RN revelou que os conteúdos de Probabilidade e Estatística não são aprofundados e possuem uma carga horária limitada. Além disso, houve uma falta de conteúdo pedagógico relacionado à Estatística nos currículos, incluindo conhecimentos sobre práticas docentes e procedimentos metodológicos. Em resumo, é necessário revisar os currículos dos cursos de formação inicial de professores para incluir conteúdos mais aprofundados e pedagogicamente adequados sobre Probabilidade e Estatística. Além disso, é fundamental promover uma maior valorização da Educação Estatística e fornecer oportunidades de formação continuada para os professores em exercício. Somente assim será possível desenvolver uma educação estatística sólida e abrangente, capacitando os professores a promover o letramento estatístico dos estudantes.
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