Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gomes, Adenilson José"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Abordagens pedagógicas no ensino de ciências sobre alimentação em uma perspectiva social e política
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Gomes, Adenilson José; Cardinot, Douglas da Costa; http://lattes.cnpq.br/6730991697140062; http://lattes.cnpq.br/2271376716281843; Cardinot, Douglas da Costa; Silva, Maria Romênia da; Queiroz, Daniel de Medeiros
    Ensinar ciências é uma das oportunidades que o docente tem para explorar a autonomia e senso crítico dos seus alunos em situações cotidianas. Além disso, incluir a alimentação e Nutrição é essencial para os alunos, mas pode ser um desafio para o pedagogo. Dito isso, torna-se cada vez mais necessária a inclusão de metodologias ativas para um melhor processo de ensino e aprendizagem dentro de sala de aula. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é explorar o tema da Nutrição com alunos do Ensino Fundamental I da rede pública de Natal a partir de uma perspectiva social e política. Além disso, podemos classificar a pesquisa como qualitativa sendo de caráter exploratório e empírico onde o foco será a implantação de metodologias ativas no ensino da ciências. A partir disso, foram criados três momentos de aula com uma turma do quarto ano do ensino fundamental, com base nas orientações da BNCC, onde foi trabalhado o tema alimentação, cadeias alimentares e produção de alimentos por meio de hortas educativas. Participaram da pesquisa 35 alunos no total. Com isso, se obteve uma observação por meio de relatos escritos e ou desenhos dos alunos, sobre o que aprenderam em cada momento. Assim, foi constatada uma significativa mudança de pensamento dos alunos nos temas abordados e principalmente o desenvolvimento de uma visão mais social, política, econômica e ambiental da alimentação.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM