Navegando por Autor "Gomes, Adenilson José"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Abordagens pedagógicas no ensino de ciências sobre alimentação em uma perspectiva social e política(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Gomes, Adenilson José; Cardinot, Douglas da Costa; http://lattes.cnpq.br/6730991697140062; http://lattes.cnpq.br/2271376716281843; Cardinot, Douglas da Costa; Silva, Maria Romênia da; Queiroz, Daniel de MedeirosEnsinar ciências é uma das oportunidades que o docente tem para explorar a autonomia e senso crítico dos seus alunos em situações cotidianas. Além disso, incluir a alimentação e Nutrição é essencial para os alunos, mas pode ser um desafio para o pedagogo. Dito isso, torna-se cada vez mais necessária a inclusão de metodologias ativas para um melhor processo de ensino e aprendizagem dentro de sala de aula. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é explorar o tema da Nutrição com alunos do Ensino Fundamental I da rede pública de Natal a partir de uma perspectiva social e política. Além disso, podemos classificar a pesquisa como qualitativa sendo de caráter exploratório e empírico onde o foco será a implantação de metodologias ativas no ensino da ciências. A partir disso, foram criados três momentos de aula com uma turma do quarto ano do ensino fundamental, com base nas orientações da BNCC, onde foi trabalhado o tema alimentação, cadeias alimentares e produção de alimentos por meio de hortas educativas. Participaram da pesquisa 35 alunos no total. Com isso, se obteve uma observação por meio de relatos escritos e ou desenhos dos alunos, sobre o que aprenderam em cada momento. Assim, foi constatada uma significativa mudança de pensamento dos alunos nos temas abordados e principalmente o desenvolvimento de uma visão mais social, política, econômica e ambiental da alimentação.