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Navegando por Autor "Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão"

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    Tese
    A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1998-03-11) Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão; ; http://lattes.cnpq.br/8292624249192354; ; http://lattes.cnpq.br/2056678007333419; Martins, Isabel Gomes Rodrigues; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768886E0; Kulesza, Wojciech Andrzej; ; http://lattes.cnpq.br/7408584269961175; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4
    Este trabalho se propõe a investigar a dinâmica do pensamento dos historiadores ao comporem um conhecimento sobre história dos sistemas de medidas de área, enquanto formas de expressões e representações históricas, através de um estudo de caso. Para subsidiar teoricamente o nosso entendimento sobre a operação do pensamento, recorremos a algumas idéias de David Bohm (1989, 1992, 1994, 1996). Elegemos um período reconhecido pelos teóricos como contendo as origens do pensamento geométrico -abrangendo os conhecimentos desenvolvidos pelos egípcios, babilônios, chineses, hindus, gregos e romanos- e referido como comportando um ciclo de desenvolvimento desse conhecimento, descrito como iniciação, apogeu e declínio. Assumimos essa história, tal como contada pelos teóricos, como uma versão, que organizamos e relatamos com o auxílio de três conjuntos de categorias. Um referente aos elementos envolvidos nas práticas de mensuração, outro referente ao entendimento dos historiadores sobre o desenvolvimento do conhecimento geométrico e o terceiro, referente à natureza do desenvolvimento do conhecimento científico. Este exercício nos possibilitou extrair as principais crenças dos teóricos que criticamos à luz do conhecimento sobre cubação (Dal Pian, 1994). Destacamos a importância da abordagem metodológica adotada neste estudo para o ensino da geometria e de sua história
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