Navegando por Autor "Gomes, Bruna Karoline da Nóbrega"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Atenção básica e serviço social: a formação profissional através da residência multiprofissional em saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-28) Gomes, Bruna Karoline da Nóbrega; Hoffmann, Edla; http://lattes.cnpq.br/8231237630604757; 0000-0003-2093-0881; http://lattes.cnpq.br/4174776041691621; Hoffmann, Edla; http://lattes.cnpq.br/8231237630604757; Mata, Ádala Nayana de Sousa; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; Guerra, Tamaria Monique Silva; http://lattes.cnpq.br/9179149482777535Diante da dimensão que os programas de residências multiprofissionais em saúde adquiriram nos últimos anos no contexto da formação de recursos humanos no e para o Sistema Único de Saúde (SUS), o presente estudo concentrou-se em analisar o processo formativo de Assistentes Sociais inseridas no espaço do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB), do município de Caicó/RN, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM). Para tal, a pesquisa tinha como objetivo analisar o processo formativo de Assistentes Sociais inseridas no espaço do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, do município de Caicó, no intuito de compreender as contribuições e os desafios dessa modalidade de especialização na formação através do ensino em serviço. O percurso metodológico fundamentou-se na abordagem dialético-crítico, tendo por método o materialismo histórico marxista a partir de aproximações sucessivas com as questões que envolveram o objeto de estudo, no qual realizou-se pesquisa de campo, de natureza exploratória e explicativa, por meio da abordagem quanti-qualitativa, no intuito de relacionar os dados de forma dialética e crítica, a partir do levantamento de dados primários. Para a fundamentação, destaca-se a revisão de literatura a fim de aprofundar o referencial teórico sobre a temática, procurando apreender as categorias explicativas da realidade como: formação profissional, política de saúde, residência multiprofissional em saúde e ensino em serviço, com tratamento dos dados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Como contribuição, ressalta fomentar o processo de aperfeiçoamento do PRMAB/EMCM, por meio da avaliação das residentes egressas. Além de contribuir com a implementação de um programa que tenha impacto significativo na formação dos/as profissionais e dialogue com as reais necessidades dos serviços de saúde e da comunidade. Os resultados apresentam um breve perfil das egressas do PRMAB/EMCM; as contribuições da profissão no trabalho multiprofissional para a realização do trabalho em equipe e desenvolvimento de atividades coletivas; a atuação profissional das Assistentes Sociais egressas; e as potencialidades e problemáticas acerca do ensino em serviço ofertado pelo PRMAB/EMCM.