Navegando por Autor "Gomes, Camila Sayonara Tavares"
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Dissertação Tecnologia cuidativo-educacional voltada para comportamento de saúde propenso a risco, estilo de vida sedentário e sobrepeso em universitários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Gomes, Camila Sayonara Tavares; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias; https://orcid.org/0000-0003-0569-5027; http://lattes.cnpq.br/1485293688968753; https://orcid.org/0000-0002-7255-960X; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; http://lattes.cnpq.br/9652590147927235; Dantas, Dandara Nayara Azevedo; Guedes, Nirla Gomes; Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dosOs diagnósticos de enfermagem Comportamento de saúde propenso a risco, Estilo de vida sedentário e Sobrepeso são frequentes em universitários, tendo em vista as transições vivenciadas e a fragilidade em seus cuidados de saúde durante o período da graduação. Nesse contexto, o enfermeiro pode intervir por meio das tecnologias cuidativo-educacionais voltadas para a promoção da saúde. Entretanto, existem poucas tecnologias disponíveis para esse público. Assim, o presente estudo objetivou: validar o conteúdo e analisar a contribuição de uma tecnologia cuidativo-educacional voltada para os diagnósticos de enfermagem Comportamento de saúde propenso a risco, Estilo de vida sedentário e Sobrepeso para o conhecimento de estudantes universitários. Trata-se de um estudo metodológico, realizado em duas etapas. A primeira etapa consistiu na construção e validação de conteúdo da tecnologia cuidativo-educacional e do questionário de múltipla escolha, aplicado no pré-teste e pós-teste. A construção da tecnologia foi subsidiada pela literatura científica e a experiência dos pesquisadores envolvidos. No processo de validação de conteúdo, foi realizado um grupo focal com nove juízes, sendo consideradas as opiniões frequentemente expressas e o consenso final. A segunda etapa do estudo correspondeu à aplicação e avaliação da tecnologia cuidativo-educacional, por meio de um estudo experimental. Os graduandos de enfermagem foram divididos em grupo intervenção e controle. O grupo intervenção foi submetido à referida tecnologia e o grupo controle à palestra no formato de aula expositiva dialogada. Ambos os grupos responderam os pré e pós-testes. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o número de parecer 5.917.687. A tecnologia desenvolvida, denominada “Oficina sobre cuidados em saúde”, foi dividida em quatro eixos temáticos, com 35 minutos de execução em cada eixo, e vinte minutos de aplicação do pré e pós-teste. Os eixos temáticos foram direcionados à promoção da saúde, envolvendo conteúdos sobre alimentação saudável, sedentarismo, uso de substâncias lícitas e ilícitas, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental, gestão do tempo, estresse e sono de qualidade. Na análise pelo grupo focal, houve consenso final entre os juízes, sendo realizadas adequações no conteúdo da referida tecnologia e no questionário. Na etapa do experimento, identificou-se que a tecnologia cuidativoeducacional não apresentou eficácia na melhoria do conhecimento dos estudantes sobre a promoção da saúde, quando comparados o pré-teste (p=0,506) e o pós-teste (p=0,271) dos grupos intervenção e controle. Entretanto, quando foram analisados os acertos das questões no pré e pós-testes dos grupos, observou-se um aumento de acertos nas questões do grupo experimental quando comparado ao controle. Concluise que a tecnologia cuidativo-educacional desenvolvida e validada não foi eficaz quando comparados os testes antes e depois dos grupos intervenção e controle, entretanto, a média de acerto dos estudantes no grupo intervenção foi maior. Assim, espera-se que a presente tecnologia possa ser replicada em outros estudos com um número maior de estudantes universitários, principalmente os da área da saúde.