Navegando por Autor "Gomes, Danilo Cortez"
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Dissertação Elaboração do mapa estratégico situacional da auditoria interna do IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-30) Lisboa, Isabel Cristina da Costa Nascimento; Nelson, Aline Virginia Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; http://lattes.cnpq.br/3152603704042081; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209; Gomes, Danilo CortezO presente projeto tem como objetivo elaborar o mapa estratégico da auditoria interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, utilizando a ferramenta Balanced Scorecard. Para tanto, analisou documentos institucionais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026; o Levantamento de Informações 2021, da unidade de auditoria interna; e normativos da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União. Essa análise subsidiou a elaboração do diagnóstico inicial desta pesquisa, apresentando aspectos relevantes do setor de auditoria interna da instituição pesquisada que evidenciaram a necessidade da intervenção. Para a elaboração do artefato, este estudo utilizou a metodologia do Design Science Research; já para o desenvolvimento e a testagem do modelo proposto, a abordagem do Design Thinking. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, esta pesquisa teve por base um questionário estruturado e dois grupos focais. A partir da análise dos dados, elaborou a matriz SWOT, a árvore de problemas, o mapa estratégico e o plano de ações, com apresentação à equipe para validação. Esta pesquisa busca contribuir para a solução dos problemas identificados, alinhando as expectativas da alta gestão com as da auditoria interna, em função de alcançar a melhoria da eficiência nos trabalhos desenvolvidos pelos auditores.Dissertação Ferramenta de geração de insights com dados do CRM para inteligência estratégica de varejo - um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-11) Silva, Victor André Drummond da; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Carvalho, Zulmara Virginia de; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; http://lattes.cnpq.br/5762781173259096; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Gomes, Danilo CortezNeste estudo, aborda-se a ineficácia na gestão estratégica de dados nos supermercados brasileiros, que resulta em significativas perdas financeiras e experiências de compra inadequadas para os consumidores. O objetivo principal foi desenvolver uma ferramenta que utilize dados de CRM para gerar insights práticos para o varejo, visando a melhoria da tomada de decisões e a personalização das interações com os clientes. A metodologia empregada consistiu na concepção, prototipação e teste de uma ferramenta de inteligência estratégica, combinando técnicas de análise de dados com a aplicação prática em ambientes de varejo reais. Os resultados indicaram que a ferramenta foi capaz de transformar dados de CRM em ações estratégicas efetivas, melhorando a produtividade e a satisfação do cliente, além de contribuir para a redução de perdas. Conclui-se que a adoção de tecnologias de dados, quando acompanhada de mudanças organizacionais e treinamento de equipes, pode levar a melhorias substanciais na eficiência operacional e competitividade no setor supermercadista. Este estudo sugere ainda que futuras pesquisas poderiam explorar a integração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, para ampliar os benefícios observados.Tese Um oásis no sertão? A educação profissional e o desenvolvimento do Seridó Potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-08) Gomes, Danilo Cortez; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; ; Ribeiro, Marcelo Gomes; ; Azevedo, Márcio Adriano de; ; Gomes, Rita de Cássia da Conceição; ; Medeiros, Sara Raquel Fernandes Queiroz de;Considerando que a educação é um dos meios indispensáveis para o desenvolvimento de uma região, entende-se que a expansão e interiorização da educação profissional e tecnológica no Brasil, tem influenciado de alguma forma os diversos rincões do país, dentre eles, o Seridó Potiguar. Pacheco (2011) enfatiza que além do ensino em si, uma das finalidades da educação profissional por meio dos Institutos Federais, é atuar em favor do desenvolvimento local e regional, o que de fato já é ressaltado nos diagnósticos feitos por alguns atores políticos quando da elaboração das políticas de desenvolvimento local e regional em nível estadual (CAPRIGLIONE, MORETTI e NOGUEIRA, 2017). Nesse contexto, esta tese parte do seguinte questionamento: Qual a relação entre a educação profissional e o planejamento estadual para o desenvolvimento do Seridó Potiguar? Essa indagação surge da compreensão de que o IFRN contribui positivamente com o desenvolvimento do Seridó Potiguar, porém, nem sempre com plena convergência com os objetivos e finalidades das políticas de desenvolvimento local e regional do planejamento estadual, aqui representado pelo Projeto RN Sustentável. Por isso, nossa hipótese é a de que esses aparentes parceiros (IFRN e Governo do RN) tem compreensões distintas acerca do desenvolvimento local: o Instituto Federal busca promover o que existe de universal nessa realidade enquanto o planejamento estadual permanece buscando identificar apenas as chamadas “vocações naturais” ou potencialidades da região. Desse modo, o objetivo geral deste estudo foi examinar a relação existente entre a expansão e interiorização da educação profissional e tecnológica e o desenvolvimento do Seridó Potiguar, com base nas atividades desenvolvidas pelo IFRN e as ações definidas no planejamento de desenvolvimento estadual por meio do Projeto RN Sustentável. Consequentemente, os objetivos específicos foram: 1) investigar o processo de interiorização do IFRN, mais especificamente no Seridó Potiguar; 2) analisar as ações e especificidades do Projeto RN Sustentável para o Seridó Potiguar; 3) examinar a relação entre as atividades do IFRN no Seridó Potiguar e o planejamento do desenvolvimento local preconizado no planejamento estadual orientado pelo Projeto RN Sustentável; e 4) examinar as convergências e divergências entre a proposta de educação profissional e tecnológica do IFRN para o Seridó Potiguar em relação às propostas do Projeto RN Sustentável para essa mesma região nos eixos de desenvolvimento local e educação profissional. Quanto ao constructo metodológico, esta pesquisa parte do paradigma interpretativo, de natureza qualitativa. A respeito dos objetivos do estudo, a pesquisa é de caráter explicativo; e quanto aos procedimentos, caracteriza-se por uma pesquisa documental e de campo. No tocante ao tratamento e análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Os resultados encontrados confirmaram a hipótese quando revelaram que há mais divergências do que convergências na relação entre o IFRN e o planejamento estadual de desenvolvimento, isto é, a parceria entre o Governo do RN e o IFRN não se efetiva plenamente, todavia, os dados corroboram a importância do IFRN no processo de desenvolvimento do Seridó Potiguar.Dissertação PersonAI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-06) Medeiros, Isaac Silva; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; https://orcid.org/0000-0003-4918-3162; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/2658796215606698; Gomes, Danilo Cortez; Carvalho, Zulmara Virginia deEste trabalho surgiu da identificação de um problema: a inserção mercadológica de profissionais recém-saídos do ensino médio que enfrentam dificuldades por não possuírem formação superior, e profissionais com experiência ou formação prévia, mas que enfrentam barreiras significativas decorrentes de recursos limitados. Ambos os grupos, por estarem em estágios iniciais de suas trajetórias profissionais, enfrentam desafios substanciais como a sobrecarga de responsabilidades e a falta de recursos para terceirizar serviços, o que torna suas atividades ainda mais complexas. Foi nesse contexto que surgiu o método PersonAI, com o objetivo de estimular o uso de ferramentas de gestão estratégica, potencializadas por inteligência artificial, permitindo que os usuários realizem suas tarefas de maneira eficiente, mesmo diante das adversidades do ambiente empreendedor. A pesquisa combina conceitos de gestão estratégica, metodologias ágeis, design de experiência do usuário (UX) e inteligência artificial, possibilitando a identificação de problemas, a formulação de planos de ação e a execução de tarefas de forma prática e eficiente. O estudo fundamenta-se em dois pilares: o primeiro aborda temas de UX destacados para o desenvolvimento do protótipo, com o objetivo de fornecer uma solução simples e acessível, mesmo para aqueles que não compreendem conceitos complexos; o segundo apresenta os fundamentos de gestão estratégica e inteligência artificial aplicados no método. A metodologia utilizada nesta pesquisa é baseada na validação de usuários por meio de estudo de caso, incluindo relatos do autor sobre a aplicação prática do método PersonAI em seus serviços como Designer UX/UI e Gestor de Comunicação. Essa abordagem é complementada por uma análise quantitativa dos dados coletados por meio de um formulário estruturado em duas seções: a primeira focada na validação da hipótese do problema, e a segunda destinada à validação da solução proposta, que, neste caso, é o método PersonAI. O objetivo central dessa pesquisa é desenvolver e apresentar o método PersonAI, sendo complementado por dois objetivos específicos, o primeiro é propor o protótipo de um aplicativo que demonstra, na prática, o funcionamento do método PersonAI, e o segundo é apresentar a RIO, startup em que o autor aplica o método PersonAI e que foi também o objeto de sua Produção Técnico-Empreendedora, atendendo aos requisitos do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação.TCC Projetos de extensão na UFRN: o conhecimento produzido pela sociedade importa? Uma análise sobre a experiência do Saci(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-28) Oliveira, Gustavo Rodrigues de; Câmara, Richardson Leonardi Moura da; Livramento, Maria do Livramento Miranda; Gomes, Danilo CortezEste estudo objetiva compreender como os processos do componente curricular Saúde & Cidadania (SACI), do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atendem as premissas da Extensão Universitária, no sentido de realizar um intercâmbio de saberes com a sociedade, visando a transformação social através do uso de técnicas instrucionais colaborativas. Para isso, pretende: 1) compreender como funcionam as ações de extensão da disciplina SACI; 2) qualificar/descrever os saberes acumulados tanto pelos alunos, quanto pela população, enquanto participantes da SACI; 3) entender como os participantes lidam com a diferença de saberes (técnico e popular); 4) entender como a extensão universitária nas comunidades pode contribuir com a emancipação social e formação cidadã. Para tal, a metodologia utilizada foi a dos Métodos Mistos (Creswell, 2007), combinando os métodos qualitativo (entrevistas) e quantitativo (documentos, relatórios, dados secundários). Considerando o levantamento feito por essa pesquisa, apesar de relatos dos entrevistados quanto à obstáculos enfrentados enquanto atuam com as práticas extensionistas no campo, sejam eles financeiros, dificuldades de aplicabilidade dos projetos e propostas de intervenção ou em relação a dificuldades de reconhecimento e institucionalização da disciplina SACI, esse componente curricular consegue ser uma forma de “laboratório” para inovações metodológicas e pedagógicas nas ações de extensão na UFRN, com resultados importantes para as mudanças da realidade social das comunidades em que atua.