Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gomes, Douglas Barros"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Gênero e sexualidade na dança: uma reflexão educacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Gomes, Douglas Barros; Vieira, Marcilio de Souza; 0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; 0000-0001-9618-4358; http://lattes.cnpq.br/4742910270783817; Bezerra, Raphaelly Souza; http://lattes.cnpq.br/3068820588124388; Otelo, Renata Celina de Morais; http://lattes.cnpq.br/8391209732029272
    Falar de corpo na educação é pensar sobre gênero e sexualidade, raça, discriminação, dentre tantas outras formas de entendimento desse corpo que passa parte da vida no ambiente escolar. Com relação a Dança, sexualidade e gênero de pessoas LGBTQIA+ percebe-se que os traumas causam inquietações que por muitas vezes são invisíveis e invisibilizadas no ambiente escolar e que prejudicam o processo de ensino-aprendizagem dessas pessoas. Esta pesquisa tem por objetivo compreender como é tratada a discussão de gênero e sexualidade nas aulas de dança no ensino fundamental da educação básica. Partiu da abordagem metodológica da pesquisa qualitativa descritiva sob o viés do método pesquisa bibliográfica e do estudo de caso. Ao decorrer do texto ressaltamos que as aulas de dança na escola podem ser desenvolvidas com muita eficiência criativa em prol da resistência das discussões sexuais e à identidade de gênero e projetar a dança como um lugar para introduzir os temas e compreender a diversidade cultural, gênero e sexualidade. Este é um lugar onde existe a potencialidade de sair do padrão normativo e de costumes tradicionalistas, predominante por pré-julgamentos reproduzidos sem questionamento e respeito a diversidade.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM