Navegando por Autor "Gomes, Douglas Barros"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Gênero e sexualidade na dança: uma reflexão educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Gomes, Douglas Barros; Vieira, Marcilio de Souza; 0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; 0000-0001-9618-4358; http://lattes.cnpq.br/4742910270783817; Bezerra, Raphaelly Souza; http://lattes.cnpq.br/3068820588124388; Otelo, Renata Celina de Morais; http://lattes.cnpq.br/8391209732029272Falar de corpo na educação é pensar sobre gênero e sexualidade, raça, discriminação, dentre tantas outras formas de entendimento desse corpo que passa parte da vida no ambiente escolar. Com relação a Dança, sexualidade e gênero de pessoas LGBTQIA+ percebe-se que os traumas causam inquietações que por muitas vezes são invisíveis e invisibilizadas no ambiente escolar e que prejudicam o processo de ensino-aprendizagem dessas pessoas. Esta pesquisa tem por objetivo compreender como é tratada a discussão de gênero e sexualidade nas aulas de dança no ensino fundamental da educação básica. Partiu da abordagem metodológica da pesquisa qualitativa descritiva sob o viés do método pesquisa bibliográfica e do estudo de caso. Ao decorrer do texto ressaltamos que as aulas de dança na escola podem ser desenvolvidas com muita eficiência criativa em prol da resistência das discussões sexuais e à identidade de gênero e projetar a dança como um lugar para introduzir os temas e compreender a diversidade cultural, gênero e sexualidade. Este é um lugar onde existe a potencialidade de sair do padrão normativo e de costumes tradicionalistas, predominante por pré-julgamentos reproduzidos sem questionamento e respeito a diversidade.