Navegando por Autor "Gomes, George Sillas Silva"
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Artigo Armazenamento de medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) de um município do Rio Grande do Norte, Brasil(Conselho Federal de Farmácia - CFF, 2019-12-31) Gomes, George Sillas Silva; Batista, Almária MarizMedicamentos representam a perspectiva de resolutividade de grande parte agravos de saúde. A preservação da sua qualidade deve ser garantida desde a fabricação até a dispensação ao paciente. Nesse sentido, o presente estudo analisou o processo de armazenamento de medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico do município de Currais Novos, RN, Brasil. Trata-se de um estudo transversal, de caráter descritivo-exploratório, desenvolvido no mês de maio de 2018. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de roteiro de inspeção, elaborado com base nas Boas Práticas para Estocagem de Medicamentos e nos requisitos de armazenamento preconizados pela RDC nº 44/09, da Anvisa. Dos 16 itens avaliados, 44% apresentaram não conformidade. Itens como inexistência de procedimentos operacionais padrão, iluminação e instalações elétricas inadequadas e monitoramento de temperatura e umidade compuseram os itens em não conformidade. O sistema de armazenamento da Central de Abastecimento Farmacêutico do município de Currais Novos, RN, única responsável pelo armazenamento e pela dispensação de medicamentos do componente básico da Assistência Farmacêutica para a população de todos os bairros, necessita ser otimizado em diversos pontos, visando ao fortalecimento do ciclo da assistência farmacêutica. O farmacêutico se apresenta como profissional fundamental para liderar esse processo, para uma dispensação mais efetiva e segura para o paciente que necessita do acesso ao medicamentoDissertação Regionalização, educação e saúde no território potiguar: atuação dos núcleos regionais de educação permanente em saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Gomes, George Sillas Silva; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; Gondim, Grácia Maria de Miranda; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; https://orcid.org/0000-0002-4868-438X; http://lattes.cnpq.br/5278943461076549; Souza, Marize Barros de; https://orcid.org/0000-0002-7539-9226; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; Ceccim, Ricardo BurgA Educação Permanente em Saúde se define como um processo de ensino e aprendizagem integrado ao trabalho, tendo como fundamento a aprendizagem expressiva e a probabilidade de transformar as práticas profissionais. No Rio Grande do Norte, a implantação da Educação Permanente em Saúde foi orientada por diretrizes nacionais, estabelecidas primeiramente pelo documento do Ministério da Saúde que apresentava diretrizes às políticas de formação e desenvolvimento para o Sistema Único de Saúde e, em seguida, pela Portaria GM/MS n.º 198/2004, que instituiu a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Nesse contexto, esse estudo objetiva analisar a atuação dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde no estado do Rio Grande do Norte e desenvolver um plano de ação para o fortalecimento dos processos de trabalho dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que foi realizada com os profissionais responsáveis pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde de sete Unidades Regionais de Saúde Pública do Rio Grande do Norte. A coleta e produção de dados ocorreu em três etapas. A primeira consistiu em um encontro de trabalho com os profissionais participantes do estudo para apresentação da pesquisa e levantamento das necessidades de investigação acerca das perspectivas de intervenção colaborativa para a melhoria dos processos de trabalho. A partir disso, foram realizadas entrevistas individuais para a compreensão dos desafios e potencialidades das unidades regionais para a implantação dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde. Com base no reconhecimento e análise do diagnóstico de atuação dos Núcleos, foi construído, de forma colaborativa em grupos operativos, com profissionais gestores estaduais e profissionais atuantes das unidades regionais, um plano de ação dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde para promoção da regionalização da implementação da Política Potiguar de Educação Permanente em Saúde. Para tratamento e organização dos dados foi utilizado o programa Atlas.ti, versão 22. A análise de dados seguiu os princípios da análise de conteúdo proposta por Minayo (2001), o que permitiu a elucidação de três categorias: Conhecendo os processos de trabalho dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde, seus desafios e potencialidades; Discutindo as ações necessárias para qualificar a implantação dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde e Construindo um plano de ação para melhoria dos processos de trabalho dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde no estado do Rio Grande do Norte. Evidenciou-se a necessidade de capacitações para os profissionais das unidades regionais, articulação com as Comissões Intergestores Regionais de cada região de saúde, articulação com as Comissões de Integração Ensino-Serviço para apoiar a construção de Planos Regionais de Educação Permanente e outras ações de gestão que promovam a estruturação física e dos processos de trabalho dos Núcleos, permitindo a articulação com os municípios. O conteúdo desta última categoria possibilitou a materialização do plano de ação como intervenção no cenário estudado.O produto desse estudo contribuirá para o fortalecimento da gestão da educação na saúde do Rio Grande do Norte por meio da implantação da Política Potiguar de Educação Permanente em Saúde de forma horizontal e regionalizada.