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Navegando por Autor "Gomes, Midiam Araújo"

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    Dissertação
    Práticas de letramento invisibilizadas na prova Brasil
    (2015-12-14) Gomes, Midiam Araújo; Tinôco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; ; http://lattes.cnpq.br/9231907107587711; Lima, Maria Hozanete Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/6169626776821393; Rodrigues, Marcia Candeia; ; http://lattes.cnpq.br/9787353864767301
    Ressignificar o processo de ensino-aprendizagem da leitura por meio de um projeto de letramento com vistas ao desenvolvimento de competências leitoras de estudantes do 9° ano de uma escola pública no município de Extremoz, no Rio Grande do Norte, é o objetivo geral deste projeto de intervenção. Isso porque entendemos que o domínio das competências que envolvem as práticas de ler pode possibilitar, a cada aluno, maior sucesso escolar e uma melhora considerável na autoestima; à escola, um melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e também melhor imagem perante a sociedade; aos professores, o resgate do sentimento de dever cumprido; ao Brasil, a inserção de cidadãos mais preparados para lidar com a escrita no mundo da escola, dos instrumentos nacionais de avaliação, dos negócios, da economia, entre outras esferas de atividade humana. Para tanto, tomamos como ponto de partida a análise de um dos instrumentos avaliativos adotados pelo Governo Federal: a Prova Brasil. Tendo como pressuposto que uma análise do que é exigido nessa avaliação pode nos oferecer pistas dos descompassos existentes entre o que se ensina e o que se aprende na escola citada, de um lado, e, de outro, o que se avalia nesse dispositivo, fizemos a análise do modelo disponibilizado em 2011 pelo Instituto de Estudos e Pesquisas (INEP), a avaliação diagnóstica da importância da leitura e da escrita na vida dos adolescentes do 9o ano do ensino fundamental da escola em que atuamos. Em seguida, desenvolvemos oficinas de leitura e escrita; aplicamos simulados com questões disponibilizadas no site do INEP que compõem o modelo didático da Prova Brasil; fizemos a análise dos resultados dos simulados e, em seguida, entrevistas com os alunos, divididos em pequenos grupos. Nessa empreitada investigativa, fundamentamo-nos na concepção dialógica de língua(gem), especificamente em Bakhtin ([1929] 2009) e em Stam (1992) e nos estudos de letramento (KLEIMAN [1995] 2008; TINOCO, 2008) e na vertente metodológica advinda da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996). O percurso investigativo desenvolvido ofereceu subsídios tanto para um redirecionamento de ações/estratégias de ensino quanto para a elucidação de práticas (in)visibilizadas que envolvem a participação dos alunos na Prova Brasil, bem como contribuiu para o desenvolvimento de competências e habilidades que essas práticas exigem e analisou os impactos que um projeto de intervenção, especificamente voltado para a Prova Brasil, pode trazer aos resultados a serem alcançados pelos estudantes que acompanhamos.
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