Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gomes, Renilson Nóbrega"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A didatização do gênero carta de leitor com foco na interação: uma proposta de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa
    (2019-09-11) Gomes, Renilson Nóbrega; Santiago, Márcio Sales; ; ; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; Araújo, Júlio César Rosa de;
    A presente pesquisa tem o objetivo geral de investigar o texto produzido pelo aluno no gênero carta de leitor, por meio da identificação das características composicionais nos textos dos alunos, no reconhecimento dos propósitos comunicativos nas cartas produzidas pelos alunos e na análise do suporte de veiculação do gênero. A base teórica que sustenta esse objetivo procede de Alves Filho (2011), Bezerra (2001), Biasi-Rodrigues (1998), Bonini (2003), Marcuschi (2003) e Távora (2005). A metodologia utilizada é do tipo produtiva e reflexiva, objetivando a efetivação da produção inicial e norteamento do planejamento da intervenção aplicada a partir de uma sequência didática, culminando com a produção final. As técnicas de construção de dados foram distribuídas na didatização do gênero de discurso carta de leitor, leitura de textos-modelo, produção textual, revisão e refacção dos textos e, por meio delas, chegamos a vinte duas cartas, sendo que onze foram escritas na produção inicial e onze na produção final, as quais usamos na análise e investigação dos resultados. A análise desses dados nos permite concluir que a didatização do gênero de discurso carta de leitor se mostra como uma situação didática propícia para o ensino da escrita como interação, pois o aluno escreveu para interagir ao empregar, com adequação, conhecimentos linguísticos, enciclopédicos, textuais e interacionais nos seus textos, como orientam Koch e Elias (2017). Para isso, a carta de leitor foi didatizada com vistas a oferecer ao aluno um espaço para a publicação de seus textos em suportes como blog, jornal e revista, usados como produto da pesquisa.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM