Navegando por Autor "Gomes, Samilly Surama da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC “Tuiupé e o maracá mágico” e “Chuva, gente!”: texto, imagens e possibilidades pedagógicas no ensino da leitura de literatura para crianças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-18) Gomes, Samilly Surama da Silva; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Lima, Juliana de Melo; Pranto, Aliny Dayany Pereira de MedeirosEste artigo tem como objetivo analisar livros de literatura infantil com temática indígena, observando seus aspectos textuais, temáticos, gráficos e possibilidades pedagógicas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de vivências no curso presencial de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com destaque para o componente curricular “Teoria e Prática da Literatura I” e estágios realizados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I em escolas públicas do município de Canguaretama/RN. A partir de uma seleção de quinze obras, foram escolhidas duas para análise detalhada: “Tuiupé e o maracá mágico”, de Auritha Tabajara e Paola Tôrres, e “Chuva, gente!”, de Cristino Wapichana. Ambas apresentam qualidade literária e relevância estética e cultural, com potencial para o trabalho com crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com a pesquisa, percebeu-se que a literatura infantil com temática indígena pode ampliar o repertório cultural e linguístico dos leitores, favorecer a construção de sentidos a partir de experiências leitoras prazerosas e promover práticas pedagógicas antirracistas, diversificadas e alinhadas à Lei nº 11.645/2008. Conclui-se que tais obras ampliam o repertório cultural e linguístico das crianças, despertam a imaginação e favorecem uma mediação significativa e envolvente.