Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gomes, Samilly Surama da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    “Tuiupé e o maracá mágico” e “Chuva, gente!”: texto, imagens e possibilidades pedagógicas no ensino da leitura de literatura para crianças
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-18) Gomes, Samilly Surama da Silva; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Lima, Juliana de Melo; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros
    Este artigo tem como objetivo analisar livros de literatura infantil com temática indígena, observando seus aspectos textuais, temáticos, gráficos e possibilidades pedagógicas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de vivências no curso presencial de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com destaque para o componente curricular “Teoria e Prática da Literatura I” e estágios realizados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I em escolas públicas do município de Canguaretama/RN. A partir de uma seleção de quinze obras, foram escolhidas duas para análise detalhada: “Tuiupé e o maracá mágico”, de Auritha Tabajara e Paola Tôrres, e “Chuva, gente!”, de Cristino Wapichana. Ambas apresentam qualidade literária e relevância estética e cultural, com potencial para o trabalho com crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com a pesquisa, percebeu-se que a literatura infantil com temática indígena pode ampliar o repertório cultural e linguístico dos leitores, favorecer a construção de sentidos a partir de experiências leitoras prazerosas e promover práticas pedagógicas antirracistas, diversificadas e alinhadas à Lei nº 11.645/2008. Conclui-se que tais obras ampliam o repertório cultural e linguístico das crianças, despertam a imaginação e favorecem uma mediação significativa e envolvente.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM