Navegando por Autor "Gomes, Vagner Ivan de Alencar"
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Artigo Comportamento informacional dos idosos através dos meios de comunicação(Informação em Pauta, 2017-11) Barbosa Neto, Pedro Alves; Gomes, Vagner Ivan de Alencar; Silva, Silvana Souza da; Oliveira, Solange Gomes Toscano de; Barbosa, Claudia Cristina Oliveira de LimaAborda a relação entre os idosos e os meios de comunicação existentes, levando em consideração as transformações advindas das evoluções tecnológicas, que cada vez mais são inseridas em seu cotidiano. Destaca a necessidade de realizar estudos voltados para esse tipo de usuário, a fim de apresentar dificuldades que eles enfrentam na utilização dos meios de comunicações atuais. Objetiva identificar os meios de comunicações utilizados pelos idosos como forma de adquirir informações e especificar quais suas preferências e dificuldades ao utilizá-los. Emprega como metodologia a pesquisa exploratória e descritiva tendo em vista que se buscou informações através da aplicação de questionários e a realização de entrevistas de forma aleatória, com idosos a partir de 60 anos de idade, em diversas localidades da cidade do Natal/RN. Constatou-se que os meios de comunicação mais utilizados pelos idosos são a Televisão e o Rádio e com relação à era digital, 77% dos pesquisados possuem dificuldades em obter informações a partir da Internet. Percebe-se que todos idosos entendem a necessidade das pessoas estarem bem informadas, utilizando todos os meios que são disponibilizados, tais como: jornais, tvs, redes sociais, ou seja, os diversos meios de comunicaçãoTCC Contribuições da iniciação científica na atuação dos egressos: análise do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-19) Gomes, Vagner Ivan de Alencar; Moreira, Luciana de Albuquerque; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Gallotti, Monica Marques CarvalhoIntroduz o tema iniciação científica na perspectiva do egresso que participou de projetos de pesquisa do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva-se de modo geral: Analisar a contribuição da pesquisa na atuação profissional dos egressos de projetos de iniciação científica do curso de Biblioteconomia da UFRN, no período de 2008 a 2016 e como objetivos específicos: Apontar a quantidade de egressos que já participaram de projetos de pesquisa já realizados no curso de Biblioteconomia; Apresentar o perfil e as áreas de atuação dos egressos de pesquisa; Identificar quais foram os benefícios da participação do projeto de pesquisa enquanto aluno e saber os benefícios da participação do projeto de pesquisa na atuação e vida profissional. Utiliza-se como procedimentos metodológicos o método de abordagem indutivo e como método de procedimento o estudo de caso. Se caracteriza como uma pesquisa qualiquante, com ênfase na pesquisa bibliográfica, sendo classificada ainda como um estudo exploratório e descritivo. Aponta como público alvo da pesquisa os egressos formados de 2008 a 2016 do curso de Biblioteconomia da UFRN que participaram de projetos de iniciação científica, sendo a amostra não probabilística por conveniência. Utiliza-se como técnica de coleta de dados questionário online que foi elaborado no google docs contendo 20 questões, sendo 14 objetivas e 6 descritivas. No período de 17 de março a 17 de abril de 2019, efetuou-se o envio do questionário para 22 participantes, tendo um retorno de 9 respondidos. Para tabulação e tratamento dos dados foi usado o programa Microsoft Excel do pacote Office, sendo que para as questões abertas, foi usada a análise das respostas que se deu por meio das leituras e atribuição de termos chave, fazendo a contabilização dos mais recorrentes, para assim gerar os gráficos, para melhor visualização. Resulta assim, na quantidade de 22 bolsistas que participaram de projeto de pesquisa no período de 2008 a 2016, com o perfil dos egressos como sendo do sexo feminino e de faixa etária de 26 a 30 anos de idade que concluíram o curso no ano de 2015 e que trabalham na área de formação, mais especificamente na gestão, identificou-se ainda, os benefícios da participação do projeto de pesquisa enquanto aluno que são aspectos relacionados à pesquisa científica e melhoria nos estudos e ainda pode saber os benefícios da participação do projeto de pesquisa na atuação e vida profissional sendo considerados: o Currículo; Desenvolvimento profissional e pesquisa. Conclui-se mencionando que é importante que essa temática deva ser abordada em futuras pesquisas, tendo em vista que é importante conhecer e saber como estão os alunos depois de formados, ou seja, o egresso.Artigo Educação continuada dos bibliotecários da UFRN: caracterização da formação na pós-graduação(Interface, 2016-12-07) Cunha, Jacqueline de Araújo; Gomes, Vagner Ivan de Alencar; Pimenta, Diego de Farias; Villarejo, Gabriela Ethel Boccardi; Avelino, Luana Paula Barbosa; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260Aborda a educação continuada na formação do Bibliotecário. Objetiva, de modo geral, caracterizar a formação dos bibliotecários na pós-graduação no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e como específicos: Conhecer o nível de formação dos bibliotecários na pós – graduação; Verificar as áreas da pós-graduação nas quais os bibliotecários são formados; Apresentar de acordo com esses profissionais, a contribuição da pós-graduação para sua atuação profissional. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa, para alcançar a proposta do estudo, foram os seguintes, ela tem caráter exploratório e descritivo, como também quantitativa. Para coleta de dados utilizou-se de um instrumento de pesquisa, um questionário contendo 14 questões, dessas: oito objetivas e seis discursivas, elaborado pela ferramenta Google Docs. Como resultado notou-se que a maior parte dos bibliotecários possui algum tipo de pós-graduação, seja especialização, mestrado acadêmico e profissional, e que elas estão relacionadas de alguma forma com o trabalho e consequentemente tendo contribuições no ambiente de organizacional.Palavras-chave: Educação Continuada. Bibliotecário. Pós-graduaçãoArtigo Estudos sobre egressos em biblioteconomia a partir da Base de Dados em Ciência da Informação-BRAPCI(Biblos, 2019-12) Moreira, Luciana de Albuquerque; Gomes, Vagner Ivan de AlencarO olhar para o egresso em Biblioteconomia é também uma forma de enxergar o mercado de trabalho que ele ocupa atualmente. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral foi de fazer um levantamento das pesquisas divulgadas que tratam do tema ‘egresso em Biblioteconomia’, indexadas pela Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação – BRAPCI. Para isso, buscou-se identificar a quantidade de estudos recuperados e apontar as metodologias usadas nessas pesquisas. Como procedimento metodológico, foi empregada a pesquisa bibliográfica, quali-quanti, e como fonte de pesquisa, a BRAPCI. A análise procedeu a partir da recuperação dos artigos cujas palavras-chave traziam os termos ‘egresso’, ‘mercado de trabalho’ e ‘ex-aluno’. O levantamento resultou em 14 estudos recuperados de acordo com a palavra-chave ‘egresso’, 100 produções com o termo ‘mercado de trabalho’ – 13 dos quais abordam o tema ‘egresso de Biblioteconomia’ – e um artigo relativo ao termo ‘ex-aluno’. O recorte temporal abrangeu o período de 1972 a 2017, totalizando 45 anos de estudos, exibe os objetivos das pesquisas apontados pelos autores e mostra que as metodologias utilizadas nos artigos foram a pesquisa descritiva, a exploratória, a quantitativa, a qualitativa e o levantamento bibliográfico, e como principal instrumento de coleta de dados, o questionário. A pesquisa mostrou que existem poucos estudos que foram recuperados pela Base de dados BRAPCI, razão por que é necessário realizar pesquisas relacionadas aos ‘egressos’, devido à sua importância para o planejamento de ações contínuas e voltadas para eles na própria universidade formadora