Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gomes, Valéria Carla Vieira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    Guia orientador para formação colaborativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Gomes, Valéria Carla Vieira; Cenci, Adriane
    Esse material de orientação para uma formação colaborativa se originou da pesquisa intitulada: Organização do trabalho colaborativo para inclusão, realizada junto ao Programa de Pós – Graduação em Educação Especial – PPGEEsp, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de um produto Educacional que busca oferecer dicas e orientações para os profissionais que desejem realizar uma formação colaborativa, uma vez que a temática acompanha as escolas que buscam o desenvolvimento de uma prática voltada para a colaboração e inclusão. Está fundamentado no conceito de Aprendizagem Expansiva apresentado por Engeström (2016), que destaca os processos de aprendizado nos quais os sujeitos passam da condição de aprendizes individuais, para um processo de construção e aprendizado coletivo, cujo objetivo é a transformação da atividade desenvolvida por eles. Na aprendizagem expansiva os aprendizes estão envolvidos na construção e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas radicalmente novas que levem à redefinição de sua atividade. A proposta deste guia orientador para formação colaborativa é validar a importância de criar espaços de compartilhamento e construção de aprendizagens para a organização de um trabalho colaborativo e inclusivo na Escola. A formação colaborativa permite abordar o trabalho docente e o que é necessário para aprimorar ou transformá-lo; permite desenvolver, com os profissionais envolvidos na formação, a organização que apoia o trabalho colaborativo
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Organização do trabalho colaborativo para inclusão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Gomes, Valéria Carla Vieira; Cenci, Adriane; Barreto, Maria da Apresentação; http://lattes.cnpq.br/0256251497039883; http://lattes.cnpq.br/9828410515704583; http://lattes.cnpq.br/7201301836520462; Kranz, Cláudia Rosana; http://lattes.cnpq.br/9780536669387272; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Fidalgo, Sueli Salles
    Pensar em uma Educação Especial Inclusiva é buscar ferramentas e estratégias para proporcionar um trabalho que vise a participação e aprendizagem de todos os estudantes. A organização do trabalho colaborativo entre os profissionais é um dos aspectos que pode auxiliar nesse processo, principalmente, na inclusão dos estudantes Público-alvo da Educação Especial (PAEE). Nesse sentido, a pesquisa foi conduzida em uma escola pública localizada na Zona Norte de Natal/RN e teve como objetivo geral: desenvolver, implementar e avaliar uma formação continuada, com vistas à organização do trabalho colaborativo para a inclusão de todos os estudantes, junto aos professores do Ensino Fundamental, gestão, coordenação, professores da Educação Especial, professor intérprete de Libras e professores da SRM. E, como objetivos específicos: 1) acompanhar a aprendizagem expansiva durante a formação; 2) refletir sobre a organização do trabalho colaborativo para a inclusão escolar; 3) entender o potencial de formações colaborativas para a organização do trabalho na escola e 4) produzir um guia orientador para formações colaborativas em contextos escolares. A pesquisa foi orientada pela Teoria Histórico-Cultural da Atividade, tendo destaque a compreensão de Aprendizagem Expansiva, teorizada por Engeström (2002, 2016), que diz respeito à produção coletiva de novas aprendizagens, de mudanças. Configura-se como uma pesquisa colaborativa (IBIAPINA, ALBUQUERQUE, 2016), que teve os dados produzidos a partir de entrevistas, de questionários e, principalmente, da formação com os professores. Essa formação é compreendida como intervenção formativa que se caracteriza como organização de um processo de transformação, constantemente remodelado pela dinâmica organizacional e política interna e pelas condições específicas que ela encontra ou cria (ENGESTRÖM, 2011). A intervenção formativa teve dez encontros on-line, com o suporte da plataforma Google Meet, realizados entre outubro de 2021 e junho de 2022, com o objetivo de criar espaços de compartilhamento e construção de aprendizagens para a organização do trabalho colaborativo inclusivo. Os dados foram interpretados a partir da análise textual discursiva (MORAES, 2003), tendo como eixo as ações de Aprendizagem Expansiva. Assim, as discussões da formação concentraram-se nas ações de questionamento, de análise histórica e empírica de modelagem e de exame do novo modelo; não se logrou completar o Ciclo de Aprendizagem Expansiva com consolidação das novas práticas discutidas. Se buscava reflexão e construção de ferramentas que contribuíssem para o trabalho colaborativo e inclusão na escola; as ações de questionamento voltaram-se para a organização do planejamento e para as articulações entre os profissionais; as ações de análise buscaram compreender o contexto e a organização do trabalho colaborativo na instituição; as ações de modelagem tomaram forma na criação de um organograma e o uso do drive da instituição como ferramentas para a resolução aos questionamentos postos; as ações de exame do novo modelo se detiveram em apontar dificuldades para o uso do drive. Articuladas à categoria da Aprendizagem Expansiva, também se discutiu inclusão, colaboração, planejamento, formação de professores, categorias que estiveram entrelaçadas em toda a construção textual. As reflexões da pesquisa também foram base para a construção de um guia orientador de formação colaborativa, produto que é requisito do mestrado profissional. Percebe-se o potencial do trabalho colaborativo para a construção de práticas inclusivas, considerando tanto o trabalho no cotidiano da escola, como o trabalho conduzido nas formações.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM