Navegando por Autor "Gomes Filho, Tarcísio"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Atividades musicais amparadas no modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick para aulas de piano: Uma proposta de trabalho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-23) Militão, Kauã Felipe Lopes; Gomes Filho, Tarcísio; http://lattes.cnpq.br/7328311987666205; http://lattes.cnpq.br/3102096270427089; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; Rodrigues, Antônio Guilherme Cardoso; http://lattes.cnpq.br/4318063726180429Este trabalho é fruto de uma reflexão sobre o ensino de piano e o material didático mais recorrente no contexto de escolas particulares especializadas em música na cidade de Natal/RN. Tem como objetivo sugerir a inserção de propostas de atividades que contemplem o modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, de forma a enriquecer o material comumente utilizado nas aulas de piano, partindo do pressuposto que esses materiais podem ser muitas vezes incompletos, por abrangerem, em sua maioria, apenas uma vertente de ensino e limitando o processo de aprendizagem do aluno. A partir da pesquisa e coleta de dados sobre o uso dos livros/materiais mais visitados em sala de aula pelos professores, foi possível analisar, refletir e inserir propostas de atividades como forma de auxiliar os professores em suas aulas de piano. Desse modo, através dos parâmetros do modelo C(L)A(S)P buscou-se diversificar a forma como as lições podem ser trabalhadas em sala de aula, tornando a aula mais dinâmica, despertando o estímulo e interesse do aluno e proporcionando um estudo do piano de modo mais abrangente, por contemplar os parâmetros do ensino musical estipulados pela teoria de Swanwick.TCC O ensino de teclado na Assembleia de Deus em Canguaretama: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Silva, Jhone Douglas da; Gomes Filho, Tarcísio; http://lattes.cnpq.br/7328311987666205; Holanda, Joana Cunha de; http://lattes.cnpq.br/0283849472198089; Rodrigues, Antônio Guilherme Cardoso; http://lattes.cnpq.br/4318063726180429Este trabalho apresenta um relato de uma experiência vivida em educação musical no âmbito do ensino de teclado na igreja Assembleia de Deus em Canguaretama, evidenciando sua relevância musical tanto para os fieis quanto para à comunidade em geral. Como fundamentação teórica, além dos estudos sobre a relação entre música e religião, evidenciando o papel central da música nas igrejas evangélicas, se ampara nas ideias do educador britânico Keith Swanwick (1931). O ensino musical foi discutido como ferramenta de capacitação técnica, promovendo habilidades musicais e a comunhão entre os fieis. A abordagem pedagógica tradicional foi ressaltada como método predominante, priorizando a repetição, memorização e domínio técnico. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em relato de experiência, complementado por revisão bibliográfica e documental, permitindo uma análise crítica das práticas pedagógicas vivenciadas. Os resultados foram muito positivos, evidenciando progresso técnico e perceptivo dos estudantes, desde o aprendizado básico até a execução fluente de peças musicais. Conclui-se que o ensino musical nas igrejas não só contribui para a formação técnica, mas também fortalece a vivência espiritual e comunitária, tornando-se uma prática essencial para a continuidade da tradição musical evangélica.TCC Ludicidade, jogos e gamificação no ensino de piano: mapeando saberes e práticas no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Souza, Alba Yung Sook Shin de; Gomes Filho, Tarcísio; http://lattes.cnpq.br/7328311987666205; http://lattes.cnpq.br/3414350046685083; Holanda, Joana Cunha de; http://lattes.cnpq.br/0283849472198089; Camargo, Fernando Emboaba de; https://orcid.org/0000-0003-4491-3197; http://lattes.cnpq.br/9263257736346586O presente trabalho apresenta o estado do conhecimento a respeito da ludicidade, do uso de jogos e da gamificação no ensino de piano no Brasil. Foi motivado pela experiência da autora com o uso de jogos em sala de aula e pela necessidade de ampliação de conhecimentos visando aprimoramento de sua prática pedagógica. Como ferramenta para a obtenção de dados, recorremos à revisão de literatura, adotando o recorte temporal entre os anos de 2015 e 2024. Os dados foram coletados nos anais dos congressos da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM). Concluiu-se que, embora a ludicidade e o uso de jogos sejam temáticas recorrentes, a gamificação ainda é um tema escasso nas pesquisas em música no país. Assim, o trabalho contribui para ampliar a compreensão sobre o tema e incentivar novas investigações no campo da pedagogia do piano.TCC O ensino de violino no curso básico da Escola de Música da UFRN: reflexões sobre a prática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Petrolino, Maria Isabel Brasiliano; Meirelles, Camila Torres; Dantas, Ronedilk Cavalcante; Presgrave, Fábio Soren; Gomes Filho, TarcísioO presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de estágio docente no Curso Básico de Violino da Escola de Música da UFRN. A monitoria teve duração de três semestres letivos, aos quais foram aplicadas diversas formas de ensino em sala de aula de forma experimental. Foram consultadas as metodologias de educadores e músicos como Shinichi Suzuki, Suzan Kempter, Ivan Galamian, Demetrius Constantine Dounis, Simon Fischer, Linda Kruger, Maia Bang e Barbara Barber, bem como pesquisas atuais sobre a metodologia do ensino do instrumento na contemporaneidade. Após breve análise da prática docente vivida e da grade curricular do Curso Básico com seus conteúdos e diretrizes pedagógicas, especificamente, do curso de Violino, sugiro modificações a partir dos resultados obtidos.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em piano de concerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-21) Lima, Joyce Maiara Ribeiro de; Rodrigues, Antônio Guilherme Cardoso; Gomes Filho, Tarcísio; Vitor, Paulo César BezerraJoyce Maiara iniciou seus estudos de piano na Escola de Música-EMUFRN, em 2017, através do Curso Técnico em Música. No ano seguinte, foi aprovada na seleção do Curso de Bacharelado em Música. Participou de Masterclasses com os pianistas Lena Johnson- Suécia, Vicente Della Tonia (Brasil-EUA), Antônio Nigro - UFPE, Marcus Stanger - Alemanha, Garnet Ungar- Hungria e Luciana Noda - UFPB. Também participou do IV Festival de Piano de Natal onde foi selecionada para o recital de encerramento dos alunos do festival. É orientanda do Prof. Me. Guilherme Rodrigues e concluinte do Curso de Bacharelado em Música – Piano.Dissertação Sonata para piano op. 21 de Fábio Neves: um relato de colaboração compositor-intérprete entre um casal de músicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-16) Neves, Kellen Raissa Brito de Pinho; Cesetti, Durval da Nóbrega; Gomes Filho, Tarcísio; 02454812495; http://lattes.cnpq.br/7328311987666205; http://lattes.cnpq.br/6872751996178006; http://lattes.cnpq.br/2485747888617531; Cardassi, Luciane Aparecida; Qi, NanO presente trabalho é uma pesquisa artística em música que investigou um processo de colaboração entre compositor e intérprete, cujo produto final resultou na performance da Sonata para Piano Op. 21 de Fábio Neves, entendendo o ato da colaboração como um trabalho que abarca desde a construção dos primeiros gestos composicionais da obra, passando por discussões e, até a estreia mundial da obra. Sendo esposa do compositor, a intérprete/pesquisadora possui a prática da colaboração, mas ainda não havia documentado e sistematizado as suas ações; desta forma, o interesse pelo tema surgiu da necessidade de um estudo sistematizado que aborde a prática da colaboração compositor-intérprete, com o intuito de melhor compreender seus papeis, os possíveis métodos de trabalho e seus benefícios práticos. Para isso, a metodologia utilizou o método autoetnográfico proposto e adaptado por López-Cano e Opazo (2014), juntamente com estudos de revisão bibliográfica, coleta de dados e estudos pianísticos. Como resultados, foi observado como a elaboração da peça e sua performance refletiu o diálogo aberto entre os colaboradores, esperando-se que este método colaborativo possa inspirar futuros trabalhos deste gênero, contribuindo também para a documentação da obra do compositor e para a divulgação da música contemporânea brasileira para piano.TCC Uma experiência de ensino do acordeon na escola de música da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Paiva, Cláudio Nóbrega de; Souza, Eugênio Lima de; Gomes Filho, Tarcísio; Melo, Betânia Maria Franklin deO presente trabalho relata uma análise sobre uma experiência de ensino e aprendizagem coletivos de acordeon que foi desenvolvida em um curso de extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, na cidade do Natal – RN, nesse curso foi abordado o conhecimento prático e teórico musical por meio do acordeon, levando em consideração o conhecimento prévio que os alunos traziam consigo, de forma que eles pudessem ser utilizados como ponte para a assimilação dos novos conhecimentos. Os princípios metodológicos centralizaram-se na pesquisa bibliográfica, na exploração sistemática do acordeon e suas técnicas, que foram essenciais para este relato de experiência. Outro ponto abordado neste trabalho foi o resgate do repertório tradicional da cultura popular nordestina, que estavam sendo aos poucos esquecido devido aos interesses atuais do mercado fonográfico nacional, com isso o ensino e aprendizagem do acordeon foram destaque no âmbito acadêmico, ajudando, assim, a suprir essa carência na área de Educação Musical.Artigo A união entre técnica e musicalidade na metodologia de ensino do piano da professora Isabelle Vengerova(Encontro Regional da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), 2008-06-07) Gomes Filho, Tarcísio