Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gonçalo, Michele Miquelânia Batista"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da leitura no ensino fundamental dos anos iniciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-11) Gonçalo, Michele Miquelânia Batista; Bezerra, Josenildo Soares; Bezerra, Josenildo Soares; Oliveira, William Brenno dos Santos; Ribeiro, Wagner Leite Ribeiro
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas do ensino de leitura no 5º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública de ensino. Especificamente, buscamos, observar que estratégias o professor utiliza para o ensino de leitura; perceber como o professor pensa a importância do trabalho com a leitura nas aulas de português; identificar as principais dificuldades no trabalho com a leitura em sala de aula. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública, na cidade de José da Penha – RN. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, para a qual foram feitas anotações sobre as aulas observadas. Logo após as observações foi aplicado um questionário com a professora da turma do 5° ano da referida escola. Para isto, nossa pesquisa se embasou em estudos de autores como: Lajolo (2003), Solé (1998), Antunes (2003), Kleiman (2014). Koch e Elias (2007), Colomer (2002), Rocha (2012). Outra referência bastante importante foram os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II (PCNs). Estes teóricos trazem reflexões fundamentais sobre o ensino da leitura e as estratégias para este trabalho. Com este trabalho, foi possível perceber que o ensino de leitura na sala de aula ainda precisa melhorar, pois cabe ao professor implantar novas estratégias e colocar em prática a leitura na sala de aula.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM