Navegando por Autor "Gonçalves, Mayara Cristina Queiroz"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Carcinicultura: uma proposta para educação ambiental nas aulas de química do ensino médio(2018-12-26) Gonçalves, Mayara Cristina Queiroz; Dantas, Josivania Marisa; Santos, Daniele Bezerra dos; Mazze, Fernanda MarurEstudos e pesquisas na área educacional tem evidenciado a importância do ensino voltado para o exercício da cidadania, pois os conceitos devem ser abordados na sala de aula de maneira que estejam relacionados com a realidade social na qual os alunos estão inseridos. Nesse contexto, também se inclui o Ensino de Química, que pode contribuir com discussões acerca da formação cidadã dos alunos. O campo de estudos CTS e discussões acerca da Educação Ambiental foram o arcabouço teórico desta pesquisa, sendo possível promover discussões em sala de aula pautadas num ensino contextualizado considerando questões históricas, sociais, ambientais, éticas e econômicas. Neste sentido, este trabalho de pesquisa se propôs a investigar que implicações sociais e ambientais têm a pratica da carcinicultura na realidade numa escola pública de Natal - RN, para contextualizar o ensino de conceitos químicos relacionados à esta prática. Para sistematizar tal proposta, foi elaborada uma sequência de atividades (SA) como produto educacional para ser utilizado por professores de química da Educação Básica, numa turma de 2º ano do ensino médio. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual Professora Josefa Sampaio, que se situa no bairro Santos Reis, à margem do rio Potengi, em Natal RN. Em colaboração com a professora da disciplina, a intervenção didática foi aplicada durante seis encontros. As aulas foram planejadas com o intuito de discutir a temática da prática da carcinicultura, no entorno da referida escola. Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta pesquisa, de natureza qualitativa, foram dois questionários: o primeiro que contempla questões relacionadas às ideias prévias dos alunos acerca desta problemática e o segundo, para obter dados sobre a aplicação e avaliação da sequência de atividades. Os resultados obtidos mostraram que apesar de morarem no entorno do rio Potengi e consumirem o camarão, a maioria dos estudantes participantes não conhecia a prática da carcinicultura no Estado do RN e nem a reconhecem no entorno da sua escola. Entretanto, após o término da aplicação das atividades, relataram que o estudo da temática foi interessante e contribuiu para a compreensão dos conceitos químicos através da contextualização nas aulas.Produto Educacional A prática da carcinicultura no Rio Potengi para uma educação ambiental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Gonçalves, Mayara Cristina QueirozProduto educacional fruto da dissertação intitulada Carcinicultura: uma proposta para educação ambiental nas aulas de química do ensino médio.