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Navegando por Autor "Gonçalves, Rafaella Guilherme"

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    TCC
    Dificuldades na prevenção da sífilis congênita na Atenção Primária à Saúde: revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-13) Regis, Karina de Oliveira; Menezes, Rejane Maria Paiva; https://orcid.org/0000-0002-0600-0621; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616; https://orcid.org/0000-0002-2806-8635; http://lattes.cnpq.br/3662335236372122; Elias, Tatiana Maria Nóbrega; https://orcid.org/0000-0001-9104-3716; http://lattes.cnpq.br/6588610782779343; Gonçalves, Rafaella Guilherme; https://orcid.org/0000-0001-8006-8061; http://lattes.cnpq.br/7724402941238917; Arantes, Sandra Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1165754115171652
    Este estudo objetiva mapear na literatura as dificuldades vivenciadas pelo enfermeiro no atendimento à gestante no programa de pré-natal relacionadas à prevenção da Sífilis Congênita na Atenção Primária à Saúde. Estudo teórico do tipo revisão de escopo com base nas normas do Joanna Briggs Institute, realizada em abril de 2024, a partir da consulta de 15 fontes de dados, seguida da análise dos artigos por dois revisores independentes mediante uso do aplicativo Rayyan Web. Foram selecionados 17 artigos com abordagem sobre as dificuldades enfrentadas pelo profissional enfermeiro, às quais foram organizadas em três categorias temáticas: dificuldades do usuário, da assistência e estrutura. Entre os resultados, destacaram-se: a difícil adesão ao tratamento pelo parceiro da gestante, poucas ações de educação em e para a saúde, lacunas de conhecimento entre os profissionais, recursos insuficientes na realização da testagem precoce e na obtenção dos resultados no tempo necessário. Conclui-se que a divulgação das informações essenciais à população pode sensibilizá-la para a adoção das ações de autocuidado e adesão ao tratamento da sífilis gestacional, enquanto a capacitação permanente dos enfermeiros proporciona segurança no manejo do casal e padronização das condutas preconizadas pelos protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde. Por outro lado, o aumento do quantitativo de profissionais para o atendimento à gestante pode favorecer a melhoria de uma assistência pré-natal de qualidade e a redução das taxas de morbimortalidade infantil causadas pela sífilis congênita
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    Dissertação
    Formação do enfermeiro em cuidados paliativos no Estado do Rio Grande do Norte
    (2018-12-20) Gonçalves, Rafaella Guilherme; Menezes, Rejane Maria Paiva de; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; ; ; ; Queiroz, Ana Angélica Rego de; ; Medeiros, Fabíola de Araújo Leite;
    No Brasil, o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, associados aos altos índices das condições crônicas não transmissíveis, propiciaram o aumento da demanda por cuidados paliativos, fundamentais para a qualidade de vida da pessoa e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida. Neste sentido, o enfermeiro deve assistir ao paciente de forma integral e sensível, em suas dimensões física, psicológica, social e espiritual, atuando como elo entre o paciente e a família e os demais membros da equipe, sendo o profissional com maior oportunidade de efetivação para as práticas de cuidado. No entanto, evidencia-se que os enfermeiros ou graduandos em enfermagem, em geral, ainda não estão preparados para lidar com o paciente em cuidados paliativos. O objetivo deste estudo foi analisar o ensino dos cuidados paliativos na formação do enfermeiro no Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo do tipo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. Os locais de estudo foram as instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Estado do Rio Grande do Norte, reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura, presenciais e ativas em 2018. Participaram do estudo 11 coordenadores dos cursos de graduação em enfermagem e nove projetos pedagógicos. A pesquisa foi realizada em duas etapas: 1) Entrevista semiestruturada acompanhada, por um roteiro com os coordenadores, sobre o ensino de cuidados paliativos durante a formação do enfermeiro, com a caracterização dos participantes; 2) Análise documental dos projetos pedagógicos e caracterização da instituição investigada. Os dados qualitativos foram trabalhados através da análise de conteúdo temática de Bardin com adaptação da autora Minayo e o referencial teórico filosófico de Edgar Morin. O estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com CAAE n° 91830118.7.0000.5537. Através dos resultados, identificaram-se quatro categorias temáticas: 1. Cuidados paliativos na concepção de coordenadores; 2. Formação do enfermeiro em cuidados paliativos; 3. Potencialidades do ensino em cuidados paliativos; 4. Desafios do ensino em cuidados paliativos. Evidenciou-se a ausência do conteúdo de cuidados paliativos como componente curricular obrigatório ou optativo em todas as instituições de ensino superior pesquisadas, bem como a ausência do termo nas ementas das disciplinas na maioria das instituições. Estes achados reforçam a tese de que a enfermagem brasileira, em especial do contexto deste estudo, apresenta uma lacuna na formação do enfermeiro em cuidados paliativos, e responde às evidências da literatura sobre as dificuldades vivenciadas e o despreparo dos profissionais e acadêmicos de enfermagem ao assistirem pacientes em cuidados paliativos. Destaca-se a necessidade de uma reflexão quanto à formação da enfermagem, dada a importância atual do tema no ensino desses profissionais da saúde, ao considerar o perfil epidemiológico da população para as condições crônicas, e a crescente necessidade de cuidados paliativos, que se revela como um desafio para a coordenação, professores e enfermeiros, por tratar-se de uma nova demanda de cuidado.
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    Artigo
    Perfil sociodemográfico e condições de saúde de idosos institucionalizados
    (Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, 2018) Piuvezam, Grasiela; Azevedo, Lívia Maria de; Lima, Heloísa Helena Gomes; Oliveira, Kamilla Sthefany Andrade de; Medeiros, Katarine Florêncio de; Gonçalves, Rafaella Guilherme; Nunes, Vilani Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    ntrodução: O elevado crescimento da população idosa despertou a comunidade científica para direcionar pesquisas voltadas a esse grupo populacional, a fim de traçar intervenções para promover um envelhecimento ativo e saudável, a partir do diagnóstico obtido pelos estudos. Objetivo: Identificar o perfil sociodemográfico e de saúde dos idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) filantrópica localizada no município de Natal, Rio Grande do Norte. Métodos: Estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado com 30 idosos. Foram analisadas características sociais, demográficas e de saúde, como sexo, estado civil, faixa etária, tempo de institucionalização, uso de medicamentos, capacidade funcional, cognitiva, auditiva e visual, entre outros. A análise descritiva foi realizada com auxílio de programa estatístico, por meio de frequências absolutas e relativas das variáveis qualitativas e quantitativas. Foram respeitados os preceitos éticos em pesquisa com seres humanos. Resultados:Dos idosos residentes, a faixa etária varia entre 60 e 100 anos, sendo a maioria mulheres (63,3%), não escolarizadas (56,7%), solteiras (60%) e sem filhos (67,7%). O tipo de moradia prevalente é a compulsória. A maioria dos idosos apresenta-se desnutridos (66,7%); 83,3% apresentam declínio na funcionalidade e 73,3% declínio cognitivo. Conclusão: a intensificação no processo de envelhecimento populacional é proporcional à demanda das pessoas por instituições de longa permanência para idosos. Consonante a isso, perece-se um maior número de idosos dependentes, e, que, por sua vez, apresentam declínios cognitivos e subnutrição. Desse modo, faz-se necessário a implementação de ações destinadas à prevenção de doenças e agravos e a promoção de atividades que busquem a promoção da saúde desses gerontes
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