Navegando por Autor "Gonçalves, Walter Ferreira"
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Dissertação Marcas de oralidade no Cordel: do livro didático a uma proposta de ensino de Língua Portuguesa embasada no gênero(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-29) Gonçalves, Walter Ferreira; Amorim, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7352-2334; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; http://lattes.cnpq.br/0172536163898988; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; Guilherme, Luiz Herculano de SousaPode-se afirmar que o cordel, assim como o poema épico, é um gênero textual que se vincula organicamente à elaboração escrita e à performance oral e, em sua maior parte, se faz por meio do registro escrito. Figuram como fontes de sabedoria popular e são ricos em elementos linguísticos, de poesia e diversidade temática. Por isso mesmo, sobre eles há materiais sistematizados e capazes de reunir, de forma consistente e em número significativo, atividades produtivas sobre o gênero no meio acadêmico, inclusive no âmbito do Programa Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras. O foco de nossa pesquisa consiste, pois, em ampliar esse acervo, apontando outros caminhos, com novas atividades e novas perspectivas, cujo objetivo geral é desenvolver uma proposta de tratamento didático da oralidade a partir do cordel. Como objetivos específicos, pretendemos: a) identificar e explorar parâmetros de oralidade no cordel; b) analisar os fenômenos relevantes para o gênero; c) desenvolver uma Sequência Didática com atividades de retextualização que contemplem os fenômenos relevantes; e d) avaliar essa proposta em contraposição à abordagem no livro didático. Teoricamente, esta pesquisa se fundamenta em estudos sobre o continuum de oralidade e escrituralidade (KOCH; OESTERREICHER, 2007); estrutura e funcionalidade da literatura de cordel no âmbito escolar (AMORIM, 2008; 2010; MARINHO; PINHEIRO, 2012; OBEID, 2009); estudos sobre gêneros textuais e retextualização (MARCUSCHI, 2008); processo de análise de textos (ANTUNES, 2010); com base teórico-metodológica do Sociointeracionismo (BRONCKART, 1999; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004).