Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gonçalves, Walter Ferreira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Marcas de oralidade no Cordel: do livro didático a uma proposta de ensino de Língua Portuguesa embasada no gênero
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-29) Gonçalves, Walter Ferreira; Amorim, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7352-2334; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; http://lattes.cnpq.br/0172536163898988; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; Guilherme, Luiz Herculano de Sousa
    Pode-se afirmar que o cordel, assim como o poema épico, é um gênero textual que se vincula organicamente à elaboração escrita e à performance oral e, em sua maior parte, se faz por meio do registro escrito. Figuram como fontes de sabedoria popular e são ricos em elementos linguísticos, de poesia e diversidade temática. Por isso mesmo, sobre eles há materiais sistematizados e capazes de reunir, de forma consistente e em número significativo, atividades produtivas sobre o gênero no meio acadêmico, inclusive no âmbito do Programa Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras. O foco de nossa pesquisa consiste, pois, em ampliar esse acervo, apontando outros caminhos, com novas atividades e novas perspectivas, cujo objetivo geral é desenvolver uma proposta de tratamento didático da oralidade a partir do cordel. Como objetivos específicos, pretendemos: a) identificar e explorar parâmetros de oralidade no cordel; b) analisar os fenômenos relevantes para o gênero; c) desenvolver uma Sequência Didática com atividades de retextualização que contemplem os fenômenos relevantes; e d) avaliar essa proposta em contraposição à abordagem no livro didático. Teoricamente, esta pesquisa se fundamenta em estudos sobre o continuum de oralidade e escrituralidade (KOCH; OESTERREICHER, 2007); estrutura e funcionalidade da literatura de cordel no âmbito escolar (AMORIM, 2008; 2010; MARINHO; PINHEIRO, 2012; OBEID, 2009); estudos sobre gêneros textuais e retextualização (MARCUSCHI, 2008); processo de análise de textos (ANTUNES, 2010); com base teórico-metodológica do Sociointeracionismo (BRONCKART, 1999; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004).
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM