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Navegando por Autor "Gondim, Rose Martins"

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    TCC
    Análise do clima organizacional na percepção dos colaboradores voluntários do Ministério Infantil de uma Igreja Evangélica de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Gondim, Rose Martins; Ferreira, Antônio Carlos; http://lattes.cnpq.br/7258975096895721; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; http://lattes.cnpq.br/0019023009896168
    O clima organizacional refere-se aos aspectos internos da organização, ao ambiente psicológico e às características da empresa, é psicologicamente perceptível e está particularmente relacionado com as características motivacionais do ambiente interno da organização, e é importante nas instituições religiosas, pois impacta na qualidade do serviço voluntário. Nesse sentido, o presente estudo analisa a percepção dos colaboradores voluntários do Ministério Infantil Geração Futuro, de uma Igreja Evangélica de Natal/RN, sobre o clima organizacional existente no espaço eclesiástico, com base no modelo de Álvaro Tamayo. A pesquisa, caracterizada como exploratória descritiva, está embasada em revisão bibliográfica, com foco em organização, organização religiosa, gestão de pessoas, voluntariado e clima organizacional, feita pesquisa de campo e aplicação de questionário, com universo de 29 respondentes. As respostas revelam o nível de concordância ou discordância a respeito das variáveis: comprometimento, condições de trabalho, comunicação, liderança, relacionamento interpessoal, compensação e reconhecimento. Comprometimento e comunicação no trabalho foram as variáveis que apresentaram os maiores percentuais de concordância, com percentuais próximos de 98%. Já o relacionamento interpessoal foi o que apresentou o índice mais elevado de discordância, de aproximadamente 7%. Com isso, os resultados revelam a necessidade de ações voltadas à variável com maior percentual de discordâncias, visando mudar a percepção dos voluntários e favorecer a empatia, a motivação, a satisfação e o desempenho dos voluntários em seus vários ambientes e escalas de trabalho, contribuindo assim para a maior qualidade do serviço prestado, voluntariamente.
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