Navegando por Autor "Gouveia, Fabio Castro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo A busca e o acesso às informações sobre saúde no contexto tecnológico(Revista Conhecimento em Ação, 2019) Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Gouveia, Fabio CastroDiscorre acerca do processo de busca e acesso às informações sobre saúde na atual Sociedade da Informação. Compreende-se que devido ao intenso uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, a sociedade tende a buscar por informações sobre saúde através de ferramentas de busca, como o Google. Assevera que as mídias também são bastante utilizadas como fonte de informações sobre saúde e que as notícias publicadas pelas mesmas interferem diretamente no comportamento informacional da sociedade, implicando na busca por ajuda médica e pela coleta de informações na internet. Conclui com a reflexão acerca da importância da veracidade das informações disponibilizadas à sociedade e da necessidade de integração entre o Estado, Mídia e Sociedade para que haja a disponibilização de informações verídicas sobre doenças que assolam a população de modo que o indivíduo possa compreender o cenário epidemiológico que está inseridoArtigo Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?(Atoz: novas práticas em informação e conhecimento, 2021-12) Silva, Ilaydiany Oliveira da; Gouveia, Fabio CastroIntrodução: este estudo ressalta a inserção das redes sociais on-line no atual cenário informacional da sociedade, dando ênfase à importância da análise do engajamento informacional dos indivíduos nessas mídias sociais como forma de compreender o comportamento informacional da população mediante o acesso e uso das informações disponibilizadas por estes meios comunicacionais. Método: apresenta a proposta de fórmulas para o cálculo do engajamento informacional nas redes sociais on-line por meio do ajuste na quantificação das ferramentas de interação existentes nas mídias sociais como curtir, compartilhar e comentar. Assim, as fórmulas sugeridas atribuem pesos baseados na amostra em análise e que representam o nível de engajamento relativo de uma publicação nas redes sociais on-line. Resultados: comprova que as fórmulas apresentadas são passíveis de aplicação nas redes sociais on-line Facebook, Instagram, YouTube e Twitter por apresentar uma dinâmica de pesos para cada tipo de interação, refletindo assim o engajamento relativo realizado pelas pessoas em uma publicação para cada contexto analisado. Conclusão: contribui com o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a análise de redes sociais on-line e possibilita uma melhor compreensão acerca dos fatores que envolvem o comportamento informacional do indivíduo mediante o uso das mídias sociais