Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gouveia, Fabio Castro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    A busca e o acesso às informações sobre saúde no contexto tecnológico
    (Revista Conhecimento em Ação, 2019) Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Gouveia, Fabio Castro
    Discorre acerca do processo de busca e acesso às informações sobre saúde na atual Sociedade da Informação. Compreende-se que devido ao intenso uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, a sociedade tende a buscar por informações sobre saúde através de ferramentas de busca, como o Google. Assevera que as mídias também são bastante utilizadas como fonte de informações sobre saúde e que as notícias publicadas pelas mesmas interferem diretamente no comportamento informacional da sociedade, implicando na busca por ajuda médica e pela coleta de informações na internet. Conclui com a reflexão acerca da importância da veracidade das informações disponibilizadas à sociedade e da necessidade de integração entre o Estado, Mídia e Sociedade para que haja a disponibilização de informações verídicas sobre doenças que assolam a população de modo que o indivíduo possa compreender o cenário epidemiológico que está inserido
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?
    (Atoz: novas práticas em informação e conhecimento, 2021-12) Silva, Ilaydiany Oliveira da; Gouveia, Fabio Castro
    Introdução: este estudo ressalta a inserção das redes sociais on-line no atual cenário informacional da sociedade, dando ênfase à importância da análise do engajamento informacional dos indivíduos nessas mídias sociais como forma de compreender o comportamento informacional da população mediante o acesso e uso das informações disponibilizadas por estes meios comunicacionais. Método: apresenta a proposta de fórmulas para o cálculo do engajamento informacional nas redes sociais on-line por meio do ajuste na quantificação das ferramentas de interação existentes nas mídias sociais como curtir, compartilhar e comentar. Assim, as fórmulas sugeridas atribuem pesos baseados na amostra em análise e que representam o nível de engajamento relativo de uma publicação nas redes sociais on-line. Resultados: comprova que as fórmulas apresentadas são passíveis de aplicação nas redes sociais on-line Facebook, Instagram, YouTube e Twitter por apresentar uma dinâmica de pesos para cada tipo de interação, refletindo assim o engajamento relativo realizado pelas pessoas em uma publicação para cada contexto analisado. Conclusão: contribui com o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a análise de redes sociais on-line e possibilita uma melhor compreensão acerca dos fatores que envolvem o comportamento informacional do indivíduo mediante o uso das mídias sociais
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM