Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Grilo Neto, José Américo de Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise exploratória da percepção dos discentes sobre a inclusão das práticas de ESG na formação profissional de engenharia: um estudo de caso na UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Grilo Neto, José Américo de Souza; Silva, Lucas Borges Leal da; Cabral, Marco Antônio Leandro; Matamoros, Efrain Pantaleon; Grilo Neto, José Américo de Souza
    O objetivo deste artigo é investigar a preparação de engenheiros formados e em formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte | UFRN nas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) no português: ambiental, social e governança. Inicialmente é apresentada a importância das práticas ESG como oponente ao impacto negativo dos processos de desenvolvimento econômico mundiais. Em sequência é apresentado o objetivo geral do estudo ao identificar os desafios e oportunidades encontrados pelos novos engenheiros e IESs frente ao novo perfil do engenheiro brasileiro seguindo as novas diretrizes estabelecidas pelas novas DCNs. Além disso, serão apresentados os objetivos específicos: (I). Analisar se o perfil curricular de cursos de engenharia da UFRN promove um incentivo às práticas de ESG; (II) Aplicar um questionário estruturado para obtenção de dados sobre ESG e competências no novo engenheiro no mercado: (IIV) Mensurar e analisar mudanças significativas nas práticas pedagógicas para inclusão do ESG; (IV) Investigar quais competências estabelecidas pelas novas DCNs os profissionais julgam mais importantes para exercer plenamente práticas de ESG; (V) Desenvolver e ilustrar um plano de ação para potencializar práticas pedagógicas de intervenção no ensino, pesquisa e extensão, possibilitando um maior impacto do ESG para todas as partes interessadas. Por meio de um questionário estruturado, verificação das mudanças nas práticas educacionais relacionadas a ESG na UFRN e pesquisando as competências estabelecidas nas DCN, foi verificado se os perfis curriculares dos programas de engenharia da UFRN estão alinhados com as habilidades necessárias para realizar práticas do ESG no mercado de trabalho. Esta pesquisa justifica-se pela crescente importância das questões ambientais, sociais e de governança na comunidade global e pela necessidade de profissionais capacitados nesta área. O estudo segue a norma da ABNT e está dividido em capítulos incluindo introdução, referências, metodologia, resultados e discussão final. Espera-se que a pesquisa ajude a melhorar a prontidão do engenheiro e permita um maior impacto das práticas ESG no mercado profissional.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM