Navegando por Autor "Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra"
Agora exibindo 1 - 20 de 30
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Adequação para a comercialização de produtos nas redes sociais em tempos de pandemia: um estudo em empresas de vestuário de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-26) Dias, Jardel Soares; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; Brito, Max Leandro de AraújoEm virtude da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), muitas empresas tiveram que fechar as portas e suspender seu funcionamento para cumprir os decretos municipais, com a finalidade de evitar com que o vírus se propague com maior facilidade. Assim muitas empresas viram nas redes sociais uma forma de dar continuidade às suas atividades, e diminuir os prejuízos causados pela pandemia. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de adequação/adaptação de micro-empresas no segmento de vestuário nas redes sociais durante a fase mais restrita da pandemia da Covid-19. Para isso, realizou-se um estudo de caso exploratório, utilizando um roteiro semi estruturado, por meio de uma abordagem qualitativa, com duas micro empresas no ramo de vestuário, localizadas na Zona Norte de Natal/RN. Após a realização da entrevista, e com a análise dos dados, constatou-se que esse processo da adaptação ocorreu de maneira emergencial, de modo que as empresas não tiveram a oportunidade de se planejar, fazendo com que as estratégias utilizadas fossem as mais simples possíveis. Por fim, essas lojas consideraram importante a adesão das redes sociais como ferramenta de vendas e pretendem continuar utilizando-as e se adaptando às mudanças do mercado.TCC Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Silva, Maria Helena da Paz; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; https://orcid.org/0009-0006-5145-9382; https://lattes.cnpq.br/1627242564142828; Guardia, Sérgio Ramiro Rivero; https://orcid.org/0000-0003-1317-4619; http://lattes.cnpq.br/1570702681247071; Marodin, Tatiana Gehlen; http://lattes.cnpq.br/1670419112826833Com a chegada da pandemia e consequentemente o isolamento social, o turismo foi duramente afetado, sendo impossível qualquer atividade do ramo ser realizada. Decifrar a conduta dos equipamentos turísticos é necessário e por isso foram escolhidas as agências de viagens como objeto de estudo para a compreensão do problema. Com o crescimento das redes sociais surgem mais alternativas de promoção que se tornam estratégias e trazem segurança para as empresas na retomada dos serviços presenciais. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das mídias sociais nas estratégias de enfrentamento da crise pandêmica adotadas pelas agências de viagens da região do Seridó Potiguar. A metodologia aplicada foi de caráter exploratório, através da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos científicos e a pesquisa eletrônica para coletar as informações e identificar as agências de viagens por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços (CADASTUR), já a abordagem ocorreu através do roteiro de viagens aplicado nas empresas dos municípios selecionadas pertencentes a região Seridó. O recorte teórico teve como fundamento os estudos feitos por Nápoli et al. (2020) e Serpa e Cardias (2021), que estudaram as mídias sociais e também o comportamento das agências durante a pandemia. Os resultados identificaram que as mídias sociais contribuíram de forma positiva e direta nas agências de turismo e serviram como estratégias para que houvesse o retorno de turistas e a realização das viagens.Artigo O ambiente construído dos engenhos no município de Areia (PB): um estudo para o agroturismo(Caderno Virtual de Turismo, 2014) Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; Rojas, Morgana Targino; Nascimento, José WallaceFace às transformações verificadas nas atividades agrárias e ao abandono e degradação das construções rurais, considerando-se a grande perspectiva de desenvolvimento do agroturismo, e diante da necessidade iminente de adequação destas construções, o trabalho objetivou identificar, caracterizar e analisar as edificações de engenhos no ambiente rural do município de Areia, Paraiba, diagnosticando a situação atual das edificações de produção de rapadura e cachaça diante das necessidades de adaptabilidade das atividades agroindustriais, conforme as exigências das legislações. A pesquisa desenvolvida é exploratória descritiva e avaliativa, foi utilizada como técnica padronizada de coleta de dados a observação sistemática, nas visitas aos engenhos. Observou-se que a maioria das edificações apresenta sistemas construtivos primitivos, de estilo arquitetônico predominantemente colonial. Diante das adaptações realizadas constatou-se que ocorre descaracterização do estilo, o que pode interferir na potencialidade turística da regiãoTCC Apropriação dos bens culturais de Santa Cruz/RN pelas agências de viagens receptivas: um levantamento das publicações no Instagram (2022-2023)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-22) Fonseca, Robson Marllan Fialho de Lima; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Santos, Rafaela Cláudia dos; https://orcid.org/0000-0002-9597-7265; http://lattes.cnpq.br/1810731894320344O estudo tem como objetivo realizar o levantamento das estratégias de apropriação dos bens culturais de Santa Cruz/RN, enquanto atrativos turísticos, no Instagram das agências receptivas do município, nos anos de 2022 e 2023. O referencial teórico mobiliza os estudos sobre cultura, patrimônio cultural e cidades. A metodologia adotada para realizar a pesquisa contou com o contato com as agências receptivas do município e, com a realização de um levantamento das publicações nos perfis do Instagram, para identificar as estratégias de apropriação dos bens culturais. Os resultados evidenciam que as agências receptivas de Santa Cruz/RN possuem estratégias mínimas de apropriação dos bens culturais da cidade. É possível afirmar que, por mais que as agências atuem como receptivas no mercado turístico, o foco principal de atuação para a comercialização é o turismo emissivo. Quando os bens culturais do município aparecem, o atrativo principal é o Santuário de Santa Rita de Cássia.TCC Aula de campo como método de valorização patrimonial: um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-24) Guerra, Diana Rayssa dos Santos; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; Todesco, Carolina; Fernandes, Paula RejaneAo abordar o turismo e a educação como áreas que podem ser interligadas, surgiu o interesse em saber sobre o turismo como método de ensino, visto que a prática de realização de aulas de campo na educação já ocorre há bastante tempo, mas é pouco estudada pelo turismo. Desta forma, o que instigou a pesquisar sobre este assunto foi conhecer os benefícios da aula de campo como método de valorização patrimonial na cidade de Currais Novos. A metodologia de trabalho utilizada na pesquisa é dividida em: um estudo de caso realizado na Escola Municipal Ausônio Araújo que tem um caráter qualitativo, e fundamentado no método de Educação Patrimonial, e como trata-se de crianças, também foi utilizado a Zona de Desenvolvimento Proximal, conceito este desenvolvido por Lev Vygotsky, para avaliar o aprendizado, observando como se deu o desenvolvimento dos alunos no decorrer da atividade. Para o levantamento dos dados foi realizada uma entrevista com a professora responsável pela turma, para conhecer os conteúdos que são lecionados ao 3º ano do ensino fundamental e as dificuldades na realização de uma atividade externa, além de utilizar levantamentos bibliográficos para subsidiar os capítulos teóricos, buscando temas como o turismo e a educação, o patrimônio e o turismo e o ensino da história local. Os resultados foram apresentados em quatro etapas de acordo com o método de Educação Patrimonial, analisando-os com base no referencial teórico, o que possibilitou o conhecimento dos benefícios que a aula de campo proporcionou a educação como método de ensino, e por fim, buscou-se relacionar os resultados de outras pesquisas realizadas com temática parecidas, comparando aos resultados obtidos. Com isso, constatou-se que a aula de campo é um método que auxiliou no aprendizado das crianças.TCC Avaliação do potencial do turismo gastronômico do Seridó potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-24) Oliveira, Marcos César Medeiros de; Taveira, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0002-5174-7943; http://lattes.cnpq.br/3603092470145208; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Costa, Êndel Raul Pacheco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548Este trabalho tem por objetivo geral avaliar o potencial do turismo gastronômico do Seridó Potiguar a partir da hospitalidade, dos eventos e dos roteiros. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo; e, como natureza da pesquisa, o método descritivo e exploratório. No método da pesquisa de campo, foram utilizados como objeto de pesquisa diferentes empreendimentos de alimentos e bebidas (A&B), nas cidades de Caicó, Currais Novos e Jucurutu. Como sujeitos de pesquisa, foram entrevistados secretários de Turismo, proprietários e cozinheiros de distintos empreendimentos de alimentos e bebidas e, por fim, seus clientes. Para tanto, o estudo recorreu à base teórica de estudiosos da área, como Ignarra (2003); Dencker e Bueno (2003); Dias (2002), Gimenes (2011); Schlüter (2003); Silvera (2010), dentre outros. Como conclusão deste estudo, observa-se que a partir do levantamento realizado em relação ao potencial do turismo gastronômico, na região do Seridó potiguar, essa atividade, sozinha, não é suficiente para atrair turistas o ano inteiro, e que a pouca oferta de eventos e roteiros na região também não é suficiente para tal. Porém, espera-se que essa mistura de sabores e hospitalidade do povo potiguar, bem como as sugestões de roteiros, sirvam de base para estudos futuros para estudantes dos cursos de Turismo e Gastronomia.postGraduateThesis.type.badge Comunidade quilombola “Negros do Riacho”: cultura e tradição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-18) Silva, Maria José; Taveira, Marcelo da Silva; Nascimento, Marcos Adller de Almeida; Guardia, Mabel Simone de Araújo BezerraO presente trabalho objetiva- se esclarecer alguns aspectos de formação do território quilombola “negros do riacho” e as transformações sociais pelas quais atravessaram no decorrer de sua formação cultural. Atualmente reconhecida como remanescentes de quilombolas os mesmos são descendentes de Trajano Lopes da Silva (ex-escravo) que se apossou das terras do riacho passando a viver ali, com a sua família. Ultimamente são 3,6 hectares onde vivem cerca de 280 pessoas, cuja atividade econômica é bastante diversificada na agricultura de subsistência e na produção da “louça” e no trabalho nas fazendas vizinhas. O grupo apresenta uma divisão interna formada pelos caboclos e pelos negros, embora para o mundo exterior, ou seja, fora dos limites das terras do Riacho, não é reconhecida essa separação. Assim todos são distinguidos como: “Negros do Riacho”. Também teremos noção de algumas politicas do poder público que têm sido desenvolvidas juntas à comunidade e como encontram-se essas famílias.Tese Constructos norteadores para a resiliência na gestão do turismo(2017-11-13) Costa, Sinthya Pinheiro; Sonaglio, Kerlei Eniele; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-1628-3493; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906; http://lattes.cnpq.br/1823313556538300; http://lattes.cnpq.br/1309194711680325; Gabrielli, Cassiana Panissa; http://lattes.cnpq.br/2774926242303827; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Figueiredo, Silvio José de Lima; https://orcid.org/0000-0002-6810-1639; http://lattes.cnpq.br/2578700144404800Com o objetivo de contribuir com o debate acerca das estratégias de planejamento e gestão do turismo, foi realizada uma pesquisa com vistas a compreender a influência do comportamento de gestores no processo de desenvolvimento do turismo com abordagem resiliente. A partir dessa perspectiva, desenvolve-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista, a observação e o Quest_Resiliência, este último responsável por mapear o comportamento resiliente dos 22 gestores dos quatro destinos turísticos do Nordeste brasileiro estudados, a saber: Mata de São João/BA, Recife/PE, Teresina/PI e São Raimundo Nonato/PI. Observou-se que a adoção de medidas que minimizem as adversidades que impactam a atividade turística perpassa por uma mudança de comportamento da gestão, uma vez que a resiliência está intrínseca à capacidade dos indivíduos de superar situações adversas. A análise dos dados mostrou que os gestores pesquisados possuem um estilo comportamental de intolerância, o que os afasta da resiliência. Foi possível identificar também que os destinos estudados se encontram aquém do que se espera de cidades verdadeiramente resilientes e indutoras do turismo no Brasil. O olhar sob o viés da resiliência permite evitar o reducionismo em que se alicerçam as tentativas de explicar a gestão do turismo a partir de métodos pré-fabricados para sua interpretação. A resiliência deve ser estimulada para o desenvolvimento do turismo, principalmente no que concerne à gestão e ao planejamento, constituindo-se como peça-chave nos processos decisórios por relacionar-se a processos de superação, de reconstituição, de adaptação às instabilidades pelas quais a atividade passa. A implementação de ações para a redução de riscos de todas as ordens deve ser prioridade da gestão e, no caso do turismo, essas ações devem ser resultado do entendimento público e privado de como mitigar e/ou superar as adversidades impostas pelos desastres e crises que afetam o turismo (ou provocados por ele) para o seu desenvolvimento sustentável, tendo como foco a comunidade local e, consequentemente, os turistas.TCC Diagnóstico da cidade de Natal sob a perspectiva de destino turístico inteligente (2015-2016)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Jôzy Cleide; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Guardia, Sergio Ramiro Rivero; Guardia, Mabel Simone de Araújo BezerraA crescente adoção das tecnologias nos setores econômicos está acontecendo muito rápido, inclusive no setor da atividade turística. As cidades têm modificado sua dinâmica, pois os cidadãos estão cada vez mais conectados. Por sua vez, os destinos turísticos precisam se adaptar à realidade que demanda o turista conectado. Surge então, o conceito de Cidade Inteligente (Smart City) e do ponto de vista da atividade turística, o Destino Turístico Inteligente (DTI). A tecnologia é a chave para esses conceitos, mas é preciso que ela esteja inter-relacionada com outras tecnologias, pois não é relevante somente ter a tecnologia e não aproveitar todo seu potencial. A Cidade Inteligente é uma estratégia recente com o objetivo de utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida nas zonas urbanas, principalmente referente ao meio ambiente, mobilidade e gestão governamental. Enquanto a Cidade Inteligente foca nos residentes, o Destino Turístico Inteligente enfatiza a experiência turística, buscando aperfeiçoá-la por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Portanto, o objetivo geral deste estudo é analisar a cidade de Natal sob a perspectiva de Destino Turístico Inteligente. Quanto a sua metodologia é de desenho quantitativo e qualitativo e de caráter exploratório-descritivo, quanto ao seu objetivo, e no que se refere aos procedimentos técnicos é denominada de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Foi realizado coleta de dados em livros, artigos científicos e sites da Internet, além de dados por meio de entrevista com agente público ligado ao órgão executivo municipal do turismo, para verificar a percepção do mesmo quanto a temática Destino Turístico Inteligente. São diversas as possibilidades tecnológicas que podem ser inseridas nos destinos turísticos. A cidade de Natal ainda está dando os primeiros passos rumo a inteligência, é preciso ainda dispender muitos esforços, buscar a comunidade, os centros de formação, a integração entre os setores governamentais para constituir um ambiente colaborativo, com auxílio das TICs para a gestão, com base na sustentabilidade.TCC Disparidade salarial de gênero em cargos de liderança: revisão sistemática de literatura e agenda de pesquisas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-24) Machado, Amanda Layane Pereira; Oliveira, Antonio Batista da Silva; https://orcid.org/0000-0001-8620-874X; http://lattes.cnpq.br/6832074739542103; https://orcid.org/0009-0004-2866-1369; http://lattes.cnpq.br/5228257516531101; Lima , Kelsiane de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-1758-9435; http://lattes.cnpq.br/7952530822947090; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548De acordo com o Banco Mundial (2024), um total de 97 países possuíam leis para promover igualdade salarial entre homens e mulheres em trabalhos iguais. Mas as assimetrias, inclusive em posições de liderança, persistem e as mulheres ganham, em média, apenas 77 centavos de cada dólar recebido pelos homens. Diante desse contexto, este artigo promoveu uma revisão pioneira e de caráter sistemático sobre Disparidade Salarial de Gênero (DSG) em posições de liderança. Ao analisar a produção mundial entre o período de 2014 a 2024 sobre o tema, foram mapeados os métodos mais recorrentes, tendências longitudinais de publicação ano a ano, teorias mais adotadas, periódicos com publicações sobre o tema, contextos/países mais analisados, palavras-chave mais frequentes e quais artigos com maior impacto através de métricas de citação. Entre os resultados, identificou-se uma fragmentação teórica e empírica muito forte e certa tendência à valorização de leis e políticas públicas. Porém, se as leis são necessárias, mas são insuficientes para corrigir a DSG, novos caminhos precisam ser pensados.Artigo Educação para o turismo: um estudo multicaso em Caicó-RN(Revista Turismo: Estudos e Práticas, 2016) Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; Cruz, Maria VitóriaO presente trabalho analisa as escolas de ensino médio e o contato dos seus estudantes com o turismo. O estudo ocorreu no município de Caicó-RN, onde realizou-se uma pesquisa com os alunos das Escolas EECCAM – Escola Estadual Profª Calpúrnia Caldas de Amorim e CDS – Colégio Diocesano Seridoense. Assim, são abordados neste estudo questões sobre o turismo e a educação. Dessa forma, para dar o suporte teórico necessário utilizou-se a pesquisa bibliográfica, por meio de consultas em livros, sites de internet, teses, dissertações, revistas e periódicos online que tratam da temática. Foi desenvolvida pesquisa de campo realizada no CDS e na EECCAM, ambas localizadas em Caicó-RN, sendo uma pesquisa quantitativa, com aplicação de questionários e posteriormente os resultados foram esquematizados em gráficos para melhor compreensão. Quanto à análise realizada identificou-se de forma geral que os educandos possuem uma visão limitada da atividade turística, sendo necessário ampliar esse conhecimento, para que assim possam valorizar o patrimônio e a prática do turismo, contribuindo para o seu fomentoTCC Os efeitos da pandemia de COVID-19 no mercado de trabalho do turismo de Santa Cruz – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Silva, Aline Costa da; Todesco, Carolina; http://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505O ano de 2020 presenciou o início da pandemia de covid-19, responsável por uma das maiores crises sanitária, econômica e social que o mundo já enfrentou. O turismo esteve entre os setores econômicos mais impactados pela pandemia, devido às restrições de circulação de pessoas e ao fechamento temporário do comércio e de serviços não essenciais. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo dimensionar os impactos da pandemia de covid-19, de 2020 a 2022, no mercado de trabalho do setor de turismo no município de Santa Cruz, importante destino regional de turismo religioso do Rio Grande do Norte. A pesquisa é de natureza exploratória, com uma abordagem de análise quantitativa. As principais fontes de informação exploradas na pesquisa foram o Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério da Economia, e o banco de dados do Painel de Empresas do DataSebrae. Os resultados permitem afirmar que as empresas do setor de hospedagem, agências de viagens e restaurantes geram um baixo número de empregos formais em Santa Cruz e com a pandemia, as empresas de restaurantes e similares foram as que apresentaram a maior perda de empregos, especialmente no ano de 2021.TCC Estratégias de marketing no Instagram: um estudo comparativo de agências de viagens em Santa Cruz/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Fonseca, Kleiton Felipe Justino da.; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; http://lattes.cnpq.br/9006044963359505; Guardia, Sérgio Ramiro Rivero; https://orcid.org/0000-0003-1317-4619; http://lattes.cnpq.br/1570702681247071; Costa, Êndel Raul Paxeco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548O objetivo geral do trabalho foi comparar o uso do Instagram das empresas objeto de estudo no município de Santa Cruz/RN como estratégia de marketing. Entre os objetivos específicos: analisar as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas em Santa Cruz/RN; identificar os principais tipos de postagens realizadas no Instagram. Foi empregado inicialmente a pesquisa bibliográfica, exploratória e estudo de caso múltiplo, por se tratar de duas unidades investigadas. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa. Elaborou-se um roteiro de entrevista abordando questões direcionadas a sua relação com o Instagram. O estudo identificou o uso do Instagram nas duas agências de viagens (A e B), destacando a relevância no marketing para fidelização e conquista de clientes. A pesquisa identificou ainda a predominância de funcionários informais e reforçou o potencial do Instagram como ferramenta estratégica para o setor turístico. Dessa forma, o estudo apresenta o Instagram como uma ferramenta importante para o marketing digital nas agências de viagens A e B, promovendo divulgação, engajamento e fidelização de clientes. Ambas relataram crescimento nas vendas, com destaque para o uso frequente de stories. A Agência A aposta em sorteios de brindes e posts diários, enquanto a Agência B foca em promoções semanais.Dissertação Estudo dos fatores que afetam a lealdade dos consumidores brasileiros de ferramentas on-line de reserva hoteleira(2018-02-23) Krüger, Gabriel Nogueira; Queiroz, Jamerson Viegas; ; ; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; ; Marques, Eduardo Lopes;O objetivo deste trabalho é avaliar os fatores que afetam a lealdade dos consumidores brasileiros de reserva hoteleira on-line. A metodologia utilizada centrou-se na utilização da structural equation modeling (SEM) based on partial least squares (PLS) para analisar um total de 227 respostas coletadas em todas as 5 macrorregiões do Brasil. Os resultados mostram que o modelo testado apresentou uma boa adequação estatística além de evidenciar a propensão dos brasileiros em priorizar a satisfação na decisão de reutilizar uma plataforma de reservas online, sendo que a funcionalidade de navegação se apresentou como o principal catalizador para este sentimento. Assim, evidencia-se a necessidade da preocupação por parte da indústria hoteleira em desenvolver plataformas virtuais que fomentem a satisfação de seus usuários, para, com isto, desenvolver uma relação leal. A originalidade deste estudo centra-se no emprego da SEM-PLS para compreender como catalisar a lealdade nos usuários brasileiros de ferramentas de reserva on-line.TCC Extensão universitária: contribuições e impactos na formação dos discentes do curso de turismo da FELCS-UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Melo, Anne Mellyna Arethusa Silva de; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; http://lattes.cnpq.br/8830909015161159; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505; Guardia, Sérgio Ramiro Rivero; https://orcid.org/0000-0003-1317-4619; http://lattes.cnpq.br/1570702681247071A extensão universitária representa um dos pilares fundamentais na universidade, ao lado do ensino e da pesquisa. Enquanto o ensino constitui a base de formação acadêmica a pesquisa estimula a produção de novos conhecimentos, a extensão atua como elo entre a universidade e sociedade, promovendo uma troca de saberes e o compromisso social com o ensino superior. Esse estudo tem como objetivo analisar as contribuições e o impacto dos projetos de extensão coordenados por docentes do curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó-FELCS, vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, no período de 2019 a 2024. A análise busca compreender a relevância dessas iniciativas tanto para a comunidade acadêmica quanto para sociedade, destacando seu papel formativo no percurso dos discentes. A pesquisa de campo foi realizada por meio de um questionário estruturado, disponibilizado na plataforma Google Forms. Participaram da amostra, 20 discentes regularmente matriculados no curso de Turismo no ano de 2025 e que estiveram envolvidos em projetos e ações de extensão, atuando como bolsistas ou voluntários. A análise quantitativa dos dados revelou que os projetos de extensão contribuíram significativamente para a formação acadêmica e profissional dos estudantes. Os resultados evidenciaram que a extensão universitária exerce um papel essencial na formação integral dos discentes, promovendo experiências que excedem os limites de sala de aula. Os projetos de extensão fortalecem o vínculo entre universidade e sociedade, contribuindo para a consolidação de uma educação pública de qualidade, socialmente referenciada.Dissertação Fatores condicionantes da utilização da Internet na compra de serviços de viagens e turismo: estudo com turistas brasileiros em visita à Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; Lyra, Aarão; ; http://lattes.cnpq.br/2558569782799336A sociedade vive atualmente uma competitividade constante entre as empresas, uma vez que os clientes dispõem cada vez mais de informações para fazer aquisição de serviços. Desta forma a prestação de serviços turísticos tem adequado sua distribuição por meio eletrônico. Este estudo descreve o perfil de adoção da Internet, assim como fatores que afetam a decisão de compra de serviços turísticos on line. A metodologia utilizada foi um survey aplicado junto aos turistas, no aeroporto Augusto Severo, independente do motivo da visita à cidade do Natal-RN, totalizando 210 entrevistados, sendo as principais variáveis analisadas a percepção do turista quanto a facilidade, utilidade, diversão e benefícios do uso da Internet, com base nas experiências dos turistas e adoção da rede para compras e pesquisas. Os resultados revelaram que os turistas, que visitam Natal, mais jovens com menos experiência, demonstraram maior propensão quanto ao uso da Internet do que o restante, a mulher por sua vez tem uma maior representação como consumidora da rede e as pessoas com maior grau de instrução têm maior tendência a adotar. A contribuição desse estudo é a de propiciar um maior conhecimento para os executivos de turismo sobre como podem utilizar a Internet, bem como apresentar um cenário propício para a difusão de serviços on lineTCC Identificando os impactos da pandemia de Covid-19: o caso da Acauã Viagens e Turismo - Santa Cruz/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Marinho, João Freire; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; Silva, Marcela Martins; https://orcid.org/0000-0003-4963-4576; http://lattes.cnpq.br/6689772467490870; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284?lang=en; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; https://orcid.org/0000-0002-3688-4034; http://lattes.cnpq.br/8996020158815817; Silva, Marcela Martins; https://orcid.org/0000-0003-4963-4576; http://lattes.cnpq.br/6689772467490870; Todesco, Carolina; https://orcid.org/0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737O turismo tem por característica ser uma atividade multifacetada, em que engloba inúmeros setores, como, econômico, social, político e dentre outros. A partir disso, esse fenômeno também perpassa as fraquezas de cada setor, sendo reativo a crises de acordo com cada época, seja em períodos de sazonalidade, revoluções sociais, políticas, surtos de doenças ou adventos climáticos. A exemplo mais recente a pandemia de covid-19 que se disseminou em uma escala global, afetando a todos os campos e, em decorrência a atividade turística. Desse modo, devido suas características esse setor foi um dos mais atingidos, tal como a Atividade Característica do Turismo, agência de viagem, que não foi diferente, com as restrições sanitárias e fechamento de fronteiras impostas por órgãos governamentais, o deslocamento de pessoas foi impossibilitado e, sem esse fator primordial, corroborou para grandes índices de desemprego. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar quais os impactos causados pela pandemia de covid-19 na agência de viagem, Acauã Viagens e Turismo, entre os anos de 2020 a 2022. A partir de uma pesquisa qualitativa de característica exploratória e descritiva, com revisão bibliográfica e eletrônica, no período de 2022 a 2023, em sites, revistas científicas e livros, com abordagem metodológica aliada ao estudo de caso único. Na análise foi estudado à agência de viagem mencionada, que está localizada em Santa Cruz/RN. O roteiro de entrevista foi elaborado a partir do “Modelo explicativo do impacto COVID-19 no setor turístico” dos autores Garcez, Franco e Correia (2021). Os resultados indicam que a partir da assistência da equipe da empresa, souberam administrar os recursos que possuíam para movimentar o funcionamento da agência, participando de capacitações e formatando novos serviços, como roteiro de um turismo alternativo e de proximidade, também dispôs de amparo do governo federal e usou de mecanismos tecnológicos para contornar a crise.TCC Os impactos da crise de COVID-19 no Polo de Turismo Seridó- RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Silva, Francinúbia Borges da; Todesco, Carolina; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Todesco, Carolina; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; Fonseca, Itamara Lúcia da; http://lattes.cnpq.br/5729671932630585A presente pesquisa tem como objetivo central analisar o impacto da pandemia de Covid-19 nos empregos formais e nas atividades características do turismo no Polo Seridó/RN, em 2020. A pesquisa é de caráter exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa, baseada no levantamento de dados oficiais no portal da transparência do governo federal e dos municípios da região estudada e nos sites do Ministério do Turismo, Ministério da Economia (Novo Caged e RAIS) e do Data Sebrae. Os resultados da pesquisa permitem concluir que durante a pandemia, em 2020, dos municípios analisados, Currais Novos e Parelhas tiveram as maiores perdas de empregos no setor. Quanto às empresas, os segmentos de restaurantes e similares e hotéis apresentaram os índices mais altos de demissões. Os equipamentos turísticos tiveram impactos de acordo com o seu porte, o desemprego no setor influenciou negativamente no mercado de trabalho e consequentemente no desenvolvimento e crescimento social e econômico de ambos os municípios do Polo Seridó.TCC Os impactos da pandemia de Covid-19 nos empregos e empresas características do turismo do Polo Costa Branca – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-08) Medeiros, Rayane Dayane de; Todesco, Carolina; 0000-0003-0781-0869; http://lattes.cnpq.br/7868921464769737; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; França, Rosana Silva de; http://lattes.cnpq.br/3526800003949481Considerando a importância das atividades características do turismo (ACTs) e dos empregos formais gerados por essas atividades nos polos turísticos do Rio Grande do Norte, a presente pesquisa teve como objetivo investigar os impactos socioeconômicos da crise de Covid-19 nas empresas e nos empregos formais das ACTs do Polo Costa Branca/RN. O estudo, é de natureza exploratória com abordagem de análise quantitativa, utilizou dados disponíveis nos sites oficiais do Ministério da Economia (Novo Caged e RAIS), do Sebrae e das prefeituras dos municípios integrantes do Polo Costa Branca. Os resultados da pesquisa possibilitam constatar que durante o ano de 2020, dos municípios analisados, Mossoró e Assú foram os mais impactados com a pandemia de Covid-19, registrando a maior quantidade de demissões no setor, em termos absolutos e relativos. Os restaurantes e similares foram o setor mais prejudicado, desfavorecendo o mercado de trabalho do turismo. O perfil dos trabalhadores desempregados nas ACTs foi, em sua maioria, homens, trabalhadores da faixa dos 30 anos e com apenas ensino médio.TCC Mídias sociais e suas influências no comportamento e decisão de compra de veículos: um estudo na percepção de natalenses da geração Z(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04) Silva, Saulo Tavares da; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; Brito, Max Leandro de AraújoCom a ampliação do uso da internet e o surgimento das mídias sociais, como YouTube e WhatsApp, foi possível encurtar distâncias e tornar realidade uma troca instantânea de informações, como opiniões acerca de um produto ou serviço. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo analisar e compreender como as mídias sociais podem influenciar no processo de tomada de decisão para a aquisição de veículos por jovens da geração Z. Diante das mudanças nas gerações, com o público da geração Z sendo mais integrado às novidades tecnológicas, por terem nascido durante a expansão da Internet, como isso pode impactar nas decisões de compra. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória com um grupo focal, onde aplicou-se um roteiro semiestruturado, com uma abordagem qualitativa. Após a realização da entrevista, analisaram-se os resultados, e, constatou-se que, apesar de utilizarem as mídias sociais e a internet em seu cotidiano, a maioria dos jovens, no ato de realizarem compras de alto valor agregado, como veículos, ainda se baseiam em opiniões de pessoas do convívio social, como amigos e parentes. No entanto, são mais abertos a pesquisar na internet as opiniões de outros proprietários, a fim de comparar os resultados. Ademais, os jovens se preocupam com o custo-benefício do produto adquirido, com o intuito de se sentirem satisfeitos na compra.