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Navegando por Autor "Guardia, Sérgio Ramiro Rivero"

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    TCC
    Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Silva, Maria Helena da Paz; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; https://orcid.org/0009-0006-5145-9382; https://lattes.cnpq.br/1627242564142828; Guardia, Sérgio Ramiro Rivero; https://orcid.org/0000-0003-1317-4619; http://lattes.cnpq.br/1570702681247071; Marodin, Tatiana Gehlen; http://lattes.cnpq.br/1670419112826833
    Com a chegada da pandemia e consequentemente o isolamento social, o turismo foi duramente afetado, sendo impossível qualquer atividade do ramo ser realizada. Decifrar a conduta dos equipamentos turísticos é necessário e por isso foram escolhidas as agências de viagens como objeto de estudo para a compreensão do problema. Com o crescimento das redes sociais surgem mais alternativas de promoção que se tornam estratégias e trazem segurança para as empresas na retomada dos serviços presenciais. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das mídias sociais nas estratégias de enfrentamento da crise pandêmica adotadas pelas agências de viagens da região do Seridó Potiguar. A metodologia aplicada foi de caráter exploratório, através da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos científicos e a pesquisa eletrônica para coletar as informações e identificar as agências de viagens por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços (CADASTUR), já a abordagem ocorreu através do roteiro de viagens aplicado nas empresas dos municípios selecionadas pertencentes a região Seridó. O recorte teórico teve como fundamento os estudos feitos por Nápoli et al. (2020) e Serpa e Cardias (2021), que estudaram as mídias sociais e também o comportamento das agências durante a pandemia. Os resultados identificaram que as mídias sociais contribuíram de forma positiva e direta nas agências de turismo e serviram como estratégias para que houvesse o retorno de turistas e a realização das viagens.
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    TCC
    Estratégias de marketing no Instagram: um estudo comparativo de agências de viagens em Santa Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Fonseca, Kleiton Felipe Justino da.; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-3085-9284; http://lattes.cnpq.br/3201337110763548; http://lattes.cnpq.br/9006044963359505; Guardia, Sérgio Ramiro Rivero; https://orcid.org/0000-0003-1317-4619; http://lattes.cnpq.br/1570702681247071; Costa, Êndel Raul Paxeco da; http://lattes.cnpq.br/2780533579057548
    O objetivo geral do trabalho foi comparar o uso do Instagram das empresas objeto de estudo no município de Santa Cruz/RN como estratégia de marketing. Entre os objetivos específicos: analisar as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas em Santa Cruz/RN; identificar os principais tipos de postagens realizadas no Instagram. Foi empregado inicialmente a pesquisa bibliográfica, exploratória e estudo de caso múltiplo, por se tratar de duas unidades investigadas. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa. Elaborou-se um roteiro de entrevista abordando questões direcionadas a sua relação com o Instagram. O estudo identificou o uso do Instagram nas duas agências de viagens (A e B), destacando a relevância no marketing para fidelização e conquista de clientes. A pesquisa identificou ainda a predominância de funcionários informais e reforçou o potencial do Instagram como ferramenta estratégica para o setor turístico. Dessa forma, o estudo apresenta o Instagram como uma ferramenta importante para o marketing digital nas agências de viagens A e B, promovendo divulgação, engajamento e fidelização de clientes. Ambas relataram crescimento nas vendas, com destaque para o uso frequente de stories. A Agência A aposta em sorteios de brindes e posts diários, enquanto a Agência B foca em promoções semanais.
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    Artigo
    Estratégias necessárias para estruturar e desenvolver com competitividade Natal - RN como destino turístico inteligente
    (Cultur: Revista de Cultura e Turismo, 2016) Guardia, Sérgio Ramiro Rivero; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
    O comportamento dos residentes e dos turistas ao logo dos anos mudou, as pessoas em todo lugar estão conectadas todo tempo e se comunicam o tempo todo. E a superpopulação nas cidades direciona para problemas como: Consumo de energia elétrica e de água potável, tratamento inadequado de resíduos, vias cheias de veículos e falta de estacionamentos, aumento da poluição no ar, necessidade de transporte público eficaz, eficiente e econômico, etc. Frente a esses desafios, soluções vêm sendo estudadas nos governos e na academia.
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    Dissertação
    Inovação em farmácia da atenção domiciliar por meio da Abordagem Lean
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-14) Neves, Elaine Regina Vasconcelos do Nascimento; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/5057591784768857; Reis, Ronara Cristina Bozi dos; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Guardia, Sérgio Ramiro Rivero
    Este estudo traz a análise da implementação da “Abordagem Lean” em uma Farmácia da Atenção Domiciliar, iniciativa que favoreceu a caracterização do referido modelo por meio da comparação entre o "antes" e "depois" da sua implementação e da avaliação final pelos participantes da pesquisa. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com a descrição das reuniões e da comunicação estabelecida com os participantes da pesquisa, bem como da aplicação do 5S, do desenvolvimento do dashboard, da participação no inventário, finalizando com a aplicação de um survey com os gestores, que, na modalidade de atenção à saúde, apresentaram dificuldades para mensurar os custos da farmácia da sua unidade de negócio. O estudo revelou que o compromisso de manter a adesão dos colaboradores e de considerar aspectos financeiros, como também de garantir padrões de segurança são elementos-chave para a evolução bem-sucedida do modelo implementado. A implementação da abordagem Lean na farmácia resultou em uma compreensão aprimorada dos custos por parte dos gestores, além de organizar os processos de trabalho e contribuir com uma redução de custos na saída de produtos para os pacientes do Serviço de Atenção Domiciliar.
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    TCC
    Museu como atrativo turístico: a importância da divulgação do Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Andrade, Maria Santana David de; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Cacho, Andréia do Nascimento Barbosa; Guardia, Sérgio Ramiro Rivero
    O Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT) é um museu que atrai muitos visitantes todos os dias, e localiza-se em um local que é propício à visita de grandes números de pessoas, pois fica no caminho para as praias do Litoral Sul.Este trabalho teve como objetivo analisar a importância da divulgação no CCEIT,como fator de atração para o aumento da visibilidade do museu como atrativo turístico na rota turística. A pesquisa foi caracterizada como exploratória-descritiva,utilizando uma abordagem do tipo qualitativa e quantitativa, na qual foram realizadas duas entrevistas com os gestores, tanto do museu quanto a Secretaria de turismo,Esporte e Lazer (SETEL) e um questionário com os visitantes do CCEIT.A partir dos resultados obtidos, pôde-se observar que o museu é considerado um ótimo empreendimento turístico por quem visita, sendo observado como uma boa escolha em vários quesitos, como infraestrutura, organização, segurança, entre outros. O CCEIT é um atrativo diferenciado, sendo o assunto abordado desde a história aéreo espacial, mas especificamente, sobre os foguetes, com isso, causa interesse na população, tanto nacional quanto internacional. Suas atividades são para os turistas que visitam os locais, com explicações e tour, também tem um projeto escolar, tendopalestras e atividades voltadas para o trabalho pedagógico. No entanto, verifica-seque o CCEIT tem deficiência em relação à divulgação do local, causando uma diminuição em seu potencial de atendimento, pois é um local que não investe em marketing, deixando apenas para a divulgação “boca a boca”, não havendo atualização das redes sociais, nem mesmo nas emissoras locais, assim, muitos visitantes se queixam, que só tomam conhecimento acerca do local quando estão passando pelo CCEIT, com destino às praias. Percebe-se que há uma falta de planejamento que deve ser sanado e, faz toda a diferença em um empreendimento turístico.
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    Tese
    Proposta de Framework para classificação de níveis de governança em destinos turísticos inteligentes
    (2020-03-16) Guardia, Sérgio Ramiro Rivero; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Marques Júnior, Sérgio; ; ; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; Taveira, Marcelo da Silva; ; Biz, Alexandre Augusto; ; Chagas, Márcio Marreiro das;
    As sociedades contemporâneas estão se tornando cada vez mais digitais, onde viajantes estão usando tecnologias nos seus dispositivos smart massivamente. As organizações de turismo sejam públicas ou privadas precisam também ir para o mundo smart. Empresas que detém sistemas de informação mais inteligentes, conseguem reagir mais rápido e tomar melhores decisões. Neste contexto, o turismo começa a se adequar a esta nova realidade que o mundo digital promoveu, com o surgimento dos destinos turísticos inteligentes, adaptados a um novo entorno totalmente digital, que começa a ser dominado pelos produtos e serviços fornecidos pelas tecnologias smart. Países como Espanha e China estão comprometidos com essas tendências há alguns anos e focam seus esforços em desenvolver este tipo de lugares. O objetivo deste trabalho é propor um framework para classificação dos níveis de governança em destinos turísticos inteligentes, baseado em uma escala evolutiva de cinco níveis de melhora dos processos de governança. A metodologia usada neste estudo iniciou com uma revisão sistematizada da literatura baseado no protocolo de Kitchenham (2007) para engenharia de software, mas adaptado para o turismo e confirmou a existência de lacuna teórica na área de modelos de governança de destinos turísticos. Os procedimentos metodológicos compreendem pesquisa documental, onde a partir de uma abordagem dialógica, buscou-se nas normas internacionais sobre governança, modelos de gestão de destinos para serem analisados qualitativamente. Foi escolhido o CMM da universidade Carnegie-Mellon como base para adaptação do framework resultante aos conceitos de governança de destinos turísticos, também foi adaptado o Scrum para a metodologia científica da academia a fim de efetuar os procedimentos metodológicos que compreenderam pesquisa documental em um processo reflexivo constante. Então foram elencadas as funcionalidades do framework, desdobradas em tarefas e resultaram em artefatos elaborados que foram sendo integrados gradativamente. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva. Os resultados apresentam uma estrutura em 5 camadas de melhoria contínua da governança baseada nos processos organizacionais. Começando do nível mais básico, evoluindo para um modelo de padronização dos processos e treinamento para todos os participantes. Indo para o terceiro nível com a implantação de um sistema de informações específico para a governança, com os processos padronizados a nível institucional de forma integrada. No quarto nível o controle é realizado com ajuda de técnicas estatísticas, todos os processos são acompanhados qualitativamente a busca pela inovação é sistematizada e o desempenho é constantemente medido. Finalmente no último nível, a busca pela melhoria contínua é uma meta constante, a busca para atingir níveis elevados de desempenho em todos os processos. O trabalho conclui com a visão holística da governança e seus impactos no turismo, onde os atrativos não ficam obsoletos desde que cuidados; as mudanças ocorrem em pequenos estágios planejados; o uso das TICs agregam valor ao turismo no destino; há necessidade de melhorar a performance da governança; fazer uso adequado das lições aprendidas é necessário para melhorar o desempenho, e finalmente, o framework proposto pode ser adaptado às cidades inteligentes também.
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    TCC
    Turismo e tecnologias de informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Maia, Marcelo Augusto Moreira; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Guardia, Sérgio Ramiro Rivero
    Os hotéis encontram na internet e nas Tecnologias de Informação (TI) uma possibilidade de distribuição mais eficaz de produtos e serviços, além de otimizar o relacionamento com o cliente e o gerenciamento do serviço de comunicação. Dentre as inúmeras ferramentas e serviços que a internet dispõe, o presente trabalho busca refletir sobre a importância de um hotel adotá-los como um serviço diferenciado de comunicação, capaz de otimizar suas vendas e melhor conhecer e atender a seus clientes. Especificamente, analisa-se de que forma essa ferramenta pode ser usada, os impactos de sua aplicação e os benefícios que pode vir a produzir para o relacionamento do hotel e o cliente. Levando em consideração a análise do referencial bibliográfico levantado, o trabalho faz uso da metodologia qualitativa de pesquisa e do método descritivo exploratório. Um estudo de caso por meio de entrevistas e questionários com 4 gerentes foi realizado, objetivando a análise do serviço de internet prestado por 4 hotéis localizados no Rio Grande do Norte (Quality Suítes Natal, Rifoles Praia Hotel, Chalés Paraíso Tropical, Atol das Rocas Apart Hotel). Os resultados indicam que as organizações devem se adaptar às novas tendências estratégicas de comunicação, considerando a prática do turismo num mundo informatizado e globalizado. O estudo aponta a crescente relevância que a internet pode exercer em um hotel para o fornecimento de um serviço com qualidade aliado às necessidades dos clientes.
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