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Navegando por Autor "Guedes, Ana Emília Leite"

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    Tese
    As coisas estão no (meu) mundo, só que eu preciso aprender. Autobiografia, reflexividade e formação em Educação Nutricional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-09-11) Pinto, Vera Lúcia Xavier; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713930D3; Freitas, Maria do Carmo Soares de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787566J0; Souza, Elizeu Clementino de; ; http://lattes.cnpq.br/3968241717391173; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Guedes, Ana Emília Leite; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786502D6
    Este trabalho apresenta pistas para a ação educativa em nutrição. Trata do desdobramento de vivências docentes experienciadas em 2003 e 2004, tanto no curso de Graduação em Nutrição, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nas disciplinas de Educação Nutricional e Estágio Supervisionado em Nutrição Social , bem como no II Curso de Atualização nas Práticas de Nutrição na Atenção Básica à Saúde , oferecido às nutricionistas supervisoras de estágio, pelo mesmo departamento, podendo ser caracterizada como uma pesquisa-ação, de cunho intervencionista. O estudo ressalta a importância de um novo olhar sobre a formação do nutricionista para a superação dos limites impostos pelo cientificismo, e a adoção de um referencial complexo e reflexivo sobre o fazer educativo nesta área. O corpus está constituído por 81 autobiografias alimentares de graduandas (fonte de temas geradores para intervenções junto a nutricionistas), 17 questionários e 05 entrevistas, sendo 03 biográficas (ponto de partida para o início de um diálogo junto às nutricionistas). Os dados encontrados e a experiência docente aliada ao referencial teórico, iluminados pelas propostas de educação para o século XXI serviram como elementos fundantes da proposição de cinco eixos norteadores para a construção de uma educação nutricional complexa e reflexiva, que são: 1) Tomar o fazer culinário e a comensalidade como elementos significativos para a formação integral dos seres humanos; 2) Conceber as manifestações de religiosidade associadas à alimentação como elementos relevantes da cultura alimentar humana. 3) Discutir a ruptura natureza/cultura visando a preservação da vida da Terra; 4) Buscar a superação dos conflitos identitários pela consciência de graus de pertencimento mais abrangentes; 5) Enfrentar os limites da formação fragmentadora. A tese apresentada é a de que o método autobiográfico, aliado à pedagogia freireana e a um referencial complexo, pode ser tomado como uma ferramenta importante para o trabalho educativo em saúde, contribuindo para a formação de sujeitos capazes de refletir para transformar a si e ao mundo
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    Artigo
    Em torno da mesa: alimentando sensibilidades e competências relato de uma experiência educativa em Macau, RN, Brasil
    (Segurança Alimentar e Nutricional, 2008) Lyra, Clélia de Oliveira; Guedes, Ana Emília Leite; Cunha, Maria Vilma; Bandeira, Ana Vládia Moreira; Henriques, Virginia Maria Cavalari; Soares, Fernanda Barros; Liberalino, Laura Camila Pereira; Vasconcelos, Marcelina Dantas
    O trabalho apresenta uma experiência educativa, realizada no projeto EM TORNO DA MESA, dentro da temática de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) em comunidades costeiras tradicionais, localizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, no município de Macau, Estado do Rio Grande do Norte (RN), Brasil. Com o objetivo de contribuir para otimização do aproveitamento do pescado e utilização dos subprodutos para possibilitar alternativas de produção para subsistência, o alimento para melhoria da saúde e a educação para autonomia, foram realizados encontros, oficinas pedagógicas, mostras, feiras e eventos do projeto EM TORNO DA MESA, os quais foram espaços importantes de formação técnica e social e de desenvolvimento humano. Durante este processo, ocorreu a participação efetiva de 53 pessoas dessas comunidades. Nessa trajetória, foram revelados os princípios da SAN, mediante as boas práticas de manipulação do pescado, desde o mar até a mesa, e concretizado o ciclo positivo da produção, que incluiu as técnicas do beneficiamento e a comercialização de produtos alimentares à base de peixes de baixo valor comercial. A experiência tornou evidente a necessidade do fortalecimento da formação técnica e social, respeitando a cultura alimentar local, da otimização do arranjo da pesca artesanal e da busca de alternativas de comercialização na Reserva
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