Navegando por Autor "Guedes, Josenilson Viana"
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TCC Direito à educação de qualidade na perspectiva da educação integral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-19) Souza, Beatriz Matias de; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Lopes, Janaína Barbosa; Guedes, Josenilson VianaUma educação básica de qualidade constitui-se em direito do sujeito garantido na legislação em vigor, no Brasil. Considera-se que esse tipo de educação deve possibilitar o desenvolvimento pleno do ser humano. Nesse particular, o Programa Mais Educação, lançado em 2007, pelo governo federal, se propõe a ampliar a jornada dos estudantes das redes estaduais e municipais de ensino do país. Este artigo tem como objetivo analisar como esse programa contribui para efetivar o direito à educação de qualidade, na perspectiva de uma educação integral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como procedimentos a revisão bibliográfica e documental. Considera-se que os princípios orientadores do programa acenam para uma educação integral, no entanto, por não assegurar mudanças significativas na estrutura física e nos recursos escolares, nem exigir dos responsáveis pela execução das atividades propostas formação pedagógica mínima para o exercício da função, entende-se que, dificilmente, seu objetivo será alcançado.Dissertação O projeto político pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos(2018-02-05) Guedes, Josenilson Viana; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; ; Dias, Adelaide Alves; ; Queiroz, Maria Aparecida de; ; Silva, Rosalia de Fátima e; ; Santos, Simone Cabral Marinho dos;Este estudo tem como objeto o projeto político-pedagógico (PPP) de uma escola de ensino fundamental na perspectiva da educação em direitos humanos e formação para a cidadania. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professora Emília Ramos (EMPER), localizada no bairro de Cidade Nova, situada em Natal, Rio Grande do Norte. Teve como objetivo analisar a participação dos sujeitos escolares no PPP (2015-2016) da escola, na perspectiva da promoção de uma educação em direitos humanos e formação para a cidadania, tomando como categorias de análise a participação, a diversidade e o direito à aprendizagem. O materialismo históricodialético orientou a construção do estudo e, como procedimentos de pesquisa, tomou-se a análise da literatura e documental, além da entrevista semiestruturada. Pretendemos com esse estudo contribuir para a produção do conhecimento na área da educação, articulando, especificamente, a discussão sobre o projeto político-pedagógico com a educação em direitos humanos. Constatamos que a discussão sobre educação em direitos humanos ainda é pouco explorada na rede municipal de ensino de Natal, no entanto, apesar das restrições do PPP da escola campo de pesquisa no que se refere à educação em direitos humanos, houve participação coletiva na produção desse projeto que suscita a busca dos sujeitos para compreender e intervir na vida escolar. Ademais, os profissionais da escola se empenham para que os estudantes se posicionem acerca de seus direitos e responsabilidades, o que, entre outros aspectos, sinaliza a promoção de processos educacionais na perpectiva da educação em direitos humanos.